Experiências de entrevistas com péssimas empresas

De tempos em tempos, mesmo contratado, aceitava participar de várias entrevistas, mesmo não necessitando querer trocar de empresa. E isso é uma boa prática que gera vários benefícios de experiência para quem quer escolher corretamente a empresa que quer trabalhar.
Quando fazemos entrevistas ficamos com medo de como devemos nos comportar. Sabe aquela aquela velha sugestão que dão pra você - “seja você mesmo e não esconda nada”? O que acontece é que, mesmo sabendo o que precisamos fazer, terminamos ficando nervosos e passando insegurança para a empresa que está contratando. Então, ao fazer várias entrevistas, mesmo não necessitando, faz você adquirir segurança em si mesmo. É a mesma coisa que andar de bicicleta, as primeiras vezes você pode se desequilibrar e cair, mas depois que você pega o jeito vai sentir que é você quem está no controle. O mesmo acontecerá nas entrevistas. De tanto fazer várias entrevistas, mesmo que o recrutador tente guiar o roteiro de entrevistas, saberá que é você quem está no controle, orquestrando tudo naquele momento.

Alerta!!! Não forneça dados pessoais antes de ser contratado. Certa vez o recrutador solicitou os principais dados pessoais da minha carteira de trabalho mesmo não tendo sido contratado. Antes de seguir uma maratona de 20 entrevistas em um mês, você termina adquirindo experiência do que as empresas têm direito de solicitar para o candidato. E na minha experiência quase sempre as empresas que têm péssima cultura de organização solicitam dados pessoais da carteira de trabalho no meio do processo seletivo. Mas a pior de todas as experiências deixei para o final, acompanhem…
Em um processo seletivo tinham, em uma sala de videoconferência, 5 analistas técnicos que me apresentaram a empresa através de slides de PowerPoint. Tive que me sujeitar a assistir 15 (f****) minutos de apresentação, e logo em seguida (finalmente), pediu para me apresentar. E contei toda minha carreira profissional, claro, de uma forma muito mais objetiva. E depois que terminei um dos entrevistadores falou para mim: “Eu sou igual a Tomé, da Bíblia, só acredito vendo”, ou seja, ele estava dizendo para mim, na frente de 4 colegas de trabalho, que não acreditava nas minhas capacidades técnicas e eu teria que provar. Pergunta: Eu teria chances de prová-las? Charaam!! Não me chamaram para fazer nenhuma prova!

Eu já fiz dezenas de entrevistas técnicas, nunca um recrutador chegou para mim dizendo que tinha dúvidas das minhas capacidades técnicas. Quase todas as semanas recebo convites para participar de processo seletivo, sou convidado até por empresas de fora do Brasil, só não fui contratado por elas ainda porque não tenho domínio do inglês. Chega uma empresa como essa e diz que duvida das minhas capacidades técnicas? Além de ser deselegante, é totalmente antiético. E observem bem, era uma empresa multinacional! Então fiquem de olho, eu sei como é difícil entrar no mercado de trabalho, porém é melhor ficar desempregado do que ter a pior experiência de trabalho. Acreditem em mim!