Extinção das aplicações em desktop?

Eu acredito que as aplicações desktop não irão acabar nunca. Entretanto, tirando o browser, acredito que as aplicações desktop serão coisa de nicho e as aplicações web, tipo, Office, serão commodities.

Atualmente, os browsers estão muito evoluídos e ainda podem evoluir mais ainda. WebGL, WebWorkers, as engines Javascript cada vez mais poderosas, a ponto de permitirem que coisas como o Chrome OS sejam possíveis.

No cenário ideal (estabilidade de conexão de internet, velocidade, padrões web) não vejo porque muito do que é hoje desktop não possa se transformar em apps web.

Eu ressaltei no início para levar em conta as aplicações que não são essenciais, contrário a por exemplo um sistema operacional, ja que nao há como uma aplicação web controlar o hardware, ou seja o C++ e Assembly nunca irão sumir, é ovio…

Mas agora aplicações como o próprio office ja estão em fase de deacadencia na minha visão, uma vez que posso utilizar o hotmail da microsoft para editar documentos power-point e word, e ainda nesse mesmo local utilizo o messenger(que anda sendo substituido pelo facebook, onde muita gente troca mensagens através de suas ferramentas praticas e rápidas).

[quote=desiludido]Boa sorte convencendo alguém a informar o cartão de crédito para comprar aquele joguinho legal que vc penou pra fazer. Graças ao google, browser virou sinônimo de conteúdo gratuito, de baixa qualidade e ainda por cima rodeado por publicidade que mal paga o cafezinho.
[/quote]

Ãh???

[quote=ruivo]Eu acredito que as aplicações desktop não irão acabar nunca. Entretanto, tirando o browser, acredito que as aplicações desktop serão coisa de nicho e as aplicações web, tipo, Office, serão commodities.

Atualmente, os browsers estão muito evoluídos e ainda podem evoluir mais ainda. WebGL, WebWorkers, as engines Javascript cada vez mais poderosas, a ponto de permitirem que coisas como o Chrome OS sejam possíveis.

No cenário ideal (estabilidade de conexão de internet, velocidade, padrões web) não vejo porque muito do que é hoje desktop não possa se transformar em apps web.[/quote]

Concordo. Mas ainda acho os recursos desktops bem mais avançados que os recursos de um browser, embora este último venha melhorando consideravelmente.

[quote=marciosantri]
Ãh???[/quote]

Quem usa browser espera conteúdo gratuito, qual parte vc não entendeu?

[quote=marciosantri]

Concordo. Mas ainda acho os recursos desktops bem mais avançados que os recursos de um browser, embora este último venha melhorando consideravelmente.[/quote]

Poderia dar um exemplo que recursos seriam estes?

[quote=desiludido][quote=marciosantri]
Ãh???[/quote]

Quem usa browser espera conteúdo gratuito, qual parte vc não entendeu?[/quote]

Em ambiente corporativo isto não se aplica. Isto inclui B2B.

[quote=desiludido][quote=marciosantri]

Concordo. Mas ainda acho os recursos desktops bem mais avançados que os recursos de um browser, embora este último venha melhorando consideravelmente.[/quote]

Poderia dar um exemplo que recursos seriam estes?[/quote]

Recursos de controle de periféricos, arquivos, acessos, rede e principalmente recursos de tela.
Para este último, muita coisa pode ser feita com JavaScript/AJAX e correlatos, mas considero muito massante perto do simples desenvolvimento síncrono das aplicações desktops.

Inté!

[quote=marciosantri][quote=desiludido][quote=marciosantri]
Ãh???[/quote]

Quem usa browser espera conteúdo gratuito, qual parte vc não entendeu?[/quote]

Em ambiente corporativo isto não se aplica. Isto inclui B2B.[/quote]

Tem razão. Mas B2B não serve para apontar tendências visto que é um mercado muito reduzido comparado com B2C.

Se alguma coisa vai matar desktop será tablets e outros dispositivos móveis possuído por consumidores.

De fato, B2C é imensamente maior. Mas lembre-se que estamos falando de número de aplicações, não de usuários.

Tablet realmente terá um crescimento considerável, mas tem um fator que ainda me deixa com a pulga atrás da orelha. Já tentou fazer algum processo no tablet que você também poderia fazer no Desktop? Eu tenho um iPad e prefiro 1.000x o notebook. Até mesmo acessar internet é meio chato. Não sei como será o aceitamento de algumas aplicações desktops para o tablet, o teclado e o mouse agilizam demais o processo. Isto só o tempo dirá.

Agora, já parou pra pensar como se classifica uma aplicação nativa de um tablet? Não seria desktop?

Na boa, acho que até mesmo o desktop tende a desaparecer. Em 2003, quando entrei na faculdade, eu achava que seria impossível migrar uma aplicação como Office para a Web, e hoje eu praticamente só uso o Google Docs. Muito mais fácil, e com um clique você envia seu arquivo por e-mail e compartilha o documento com quem precisar. Já estão chegando IDE’s, servidores de build na cloud. Jogos são praticamente todos on-line, inclusive jogos de console, sendo assim, não vejo muito futuro para o desktop em si. Para casos muitos específicos acho que a tendência será aparecer dispositivos específicos também.

Aplicações desktop sempre irão existir no chão de fabrica. E neste caso assembler, c++ e c são imbatíveis.
Swing não evoluiu, pensei que o java fx viria para melhorar esta lacuna.
Mas não vi nenhuma melhora, não estou acompanhado o projeto, mas faz tempo que não vejo nada sobre o assunto.

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.

[quote=quebrado]Aplicações desktop sempre irão existir no chão de fabrica. E neste caso assembler, c++ e c são imbatíveis.
Swing não evoluiu, pensei que o java fx viria para melhorar esta lacuna.
Mas não vi nenhuma melhora, não estou acompanhado o projeto, mas faz tempo que não vejo nada sobre o assunto.
[/quote]

++

Se depender somente da avaliação de mercado, as empresas com produtos SaaS (web) estão cada vez mais fortes quando comparadas com empresas de software “legado” como Microsoft e SAP.

http://gigaom.com/cloud/saas-valuations-off-the-charts-and-staying-that-way

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.[/quote]

Pois é, não acredito que toda e qualquer aplicação rodará em navegadores com HTML5 + JS. Mas acredito que a tendência é justamente o desaparecimento do desktop. Eu acredito por exemplo, que no caso dos jogos, os consoles ganharão mais força, precisa de mouse + teclado ? ótimo, basta ligar um teclado e mouse no console e tá pronto, se esse for o caso. hoje em dia os componentes eletrônicos estão muito baratos, e o computador tradicional, genérico, na minha opinião, vai perder cada vez mais espaço para dispositivos especializados. Ainda no exemplo dos jogos: quem gosta de jogos casuais, em sua maioria, vai preferir jogos mobile: angry birds, cut the rope, etc. e quem gosta de jogos hardcore vai partir para os consoles. Os jogos de PC estão ficando cada vez mais inviáveis, pra fazer um upgrade de placa de vídeo por exemplo, é quase o preço de um console. Posso estar errado, mas na minha opinião, a necessidade de sempre estar on-line + o fato de que o PC genérico faz de tudo um pouco mas não faz nada bem vai contribuir para que o computador como o conheçamos desapareça.

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.[/quote]

Pois é, não acredito que toda e qualquer aplicação rodará em navegadores com HTML5 + JS. Mas acredito que a tendência é justamente o desaparecimento do desktop. Eu acredito por exemplo, que no caso dos jogos, os consoles ganharão mais força, precisa de mouse + teclado ? ótimo, basta ligar um teclado e mouse no console e tá pronto, se esse for o caso. hoje em dia os componentes eletrônicos estão muito baratos, e o computador tradicional, genérico, na minha opinião, vai perder cada vez mais espaço para dispositivos especializados. Ainda no exemplo dos jogos: quem gosta de jogos casuais, em sua maioria, vai preferir jogos mobile: angry birds, cut the rope, etc. e quem gosta de jogos hardcore vai partir para os consoles. Os jogos de PC estão ficando cada vez mais inviáveis, pra fazer um upgrade de placa de vídeo por exemplo, é quase o preço de um console. Posso estar errado, mas na minha opinião, a necessidade de sempre estar on-line + o fato de que o PC genérico faz de tudo um pouco mas não faz nada bem vai contribuir para que o computador como o conheçamos desapareça.[/quote]

Entendi seu ponto de vista, faz sentido para jogos.

Há anos escuto muitas especulações sobre este assunto e o que vejo são as duas plataformas crescerem. Claro, web em um ritmo muito mais acelerado. Porém, seu legado era bem menor. Bom, quem viver verá.

Inté!

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.[/quote]

Pois é, não acredito que toda e qualquer aplicação rodará em navegadores com HTML5 + JS. Mas acredito que a tendência é justamente o desaparecimento do desktop. Eu acredito por exemplo, que no caso dos jogos, os consoles ganharão mais força, precisa de mouse + teclado ? ótimo, basta ligar um teclado e mouse no console e tá pronto, se esse for o caso. hoje em dia os componentes eletrônicos estão muito baratos, e o computador tradicional, genérico, na minha opinião, vai perder cada vez mais espaço para dispositivos especializados. Ainda no exemplo dos jogos: quem gosta de jogos casuais, em sua maioria, vai preferir jogos mobile: angry birds, cut the rope, etc. e quem gosta de jogos hardcore vai partir para os consoles. Os jogos de PC estão ficando cada vez mais inviáveis, pra fazer um upgrade de placa de vídeo por exemplo, é quase o preço de um console. Posso estar errado, mas na minha opinião, a necessidade de sempre estar on-line + o fato de que o PC genérico faz de tudo um pouco mas não faz nada bem vai contribuir para que o computador como o conheçamos desapareça.[/quote]

Entendi seu ponto de vista, faz sentido para jogos.

Há anos escuto muitas especulações sobre este assunto e o que vejo são as duas plataformas crescerem. Claro, web em um ritmo muito mais acelerado. Porém, seu legado era bem menor. Bom, quem viver verá.

Inté![/quote]

Eu acho que esse fenômeno vai acontecer com os mais diversos tipos de aplicações. Mas é claro, em tempos diferentes e em proporções diferentes. Mas para todos eles tem um substituo viável fora do desktop tradicional.

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.[/quote]

Pois é, não acredito que toda e qualquer aplicação rodará em navegadores com HTML5 + JS. Mas acredito que a tendência é justamente o desaparecimento do desktop. Eu acredito por exemplo, que no caso dos jogos, os consoles ganharão mais força, precisa de mouse + teclado ? ótimo, basta ligar um teclado e mouse no console e tá pronto, se esse for o caso. hoje em dia os componentes eletrônicos estão muito baratos, e o computador tradicional, genérico, na minha opinião, vai perder cada vez mais espaço para dispositivos especializados. Ainda no exemplo dos jogos: quem gosta de jogos casuais, em sua maioria, vai preferir jogos mobile: angry birds, cut the rope, etc. e quem gosta de jogos hardcore vai partir para os consoles. Os jogos de PC estão ficando cada vez mais inviáveis, pra fazer um upgrade de placa de vídeo por exemplo, é quase o preço de um console. Posso estar errado, mas na minha opinião, a necessidade de sempre estar on-line + o fato de que o PC genérico faz de tudo um pouco mas não faz nada bem vai contribuir para que o computador como o conheçamos desapareça.[/quote]

Ahh, eu levo a acreditar que os computadores desktop não irão sumir não, pelo simples fato de que, levando em exemplo os jogos citados por você, os desktops possuem muito mais poder do que os consoles, uma vez que é possível a modificação do mesmo, melhorando muito seu desempenho em relação aos consoles que ficam presos a um unico pacote de recursos para processamento gráfico e etc…

O xbox e o PS3, por exemplo, estão completamnete ultrapassados , em termos de hardware, se relacionados as peças disponíveis no mercado hj em dia para os PCs, eu mesmo adquiri uma Radeon HD 6970 recentemente, e consigo rodar jogos no máximo de gráficos tranquilamente, já um xbox não chega nem perto.

Bons jogos são on-line mas são desktop. Não se esqueça disto. Claro que não me refiro aos joguinhos feitos em Flash, rsrsrsr.[/quote]

Pois é, não acredito que toda e qualquer aplicação rodará em navegadores com HTML5 + JS. Mas acredito que a tendência é justamente o desaparecimento do desktop. Eu acredito por exemplo, que no caso dos jogos, os consoles ganharão mais força, precisa de mouse + teclado ? ótimo, basta ligar um teclado e mouse no console e tá pronto, se esse for o caso. hoje em dia os componentes eletrônicos estão muito baratos, e o computador tradicional, genérico, na minha opinião, vai perder cada vez mais espaço para dispositivos especializados. Ainda no exemplo dos jogos: quem gosta de jogos casuais, em sua maioria, vai preferir jogos mobile: angry birds, cut the rope, etc. e quem gosta de jogos hardcore vai partir para os consoles. Os jogos de PC estão ficando cada vez mais inviáveis, pra fazer um upgrade de placa de vídeo por exemplo, é quase o preço de um console. Posso estar errado, mas na minha opinião, a necessidade de sempre estar on-line + o fato de que o PC genérico faz de tudo um pouco mas não faz nada bem vai contribuir para que o computador como o conheçamos desapareça.[/quote]

Ahh, eu levo a acreditar que os computadores desktop não irão sumir não, pelo simples fato de que, levando em exemplo os jogos citados por você, os desktops possuem muito mais poder do que os consoles, uma vez que é possível a modificação do mesmo, melhorando muito seu desempenho em relação aos consoles que ficam presos a um unico pacote de recursos para processamento gráfico e etc…

O xbox e o PS3, por exemplo, estão completamnete ultrapassados , em termos de hardware, se relacionados as peças disponíveis no mercado hj em dia para os PCs, eu mesmo adquiri uma Radeon HD 6970 recentemente, e consigo rodar jogos no máximo de gráficos tranquilamente, já um xbox não chega nem perto.[/quote]

Da metade para o fim de uma geração, o hardware dos consoles fica cada vez mais ultrapassados, e é o óbvio, afinal, não há a menor possibilidade de comparar a GPU de consoles de 2005/2006 com o que temos hoje. Porém, o que manda no final das contas é dinheiro, e o desenvolvimento de um jogo costuma ser baseado nos consoles, não por capacidade/qualidade gráfica, mas sim por vendas.

Só para te dar um exemplo, o último Call of Duty vendeu, até agora, 9 milhões de cópias para Xbox 360, 7 milhões para ps3 e apenas 500 mil para pc. A Eletronic Arts já mencionou que não pretende lançar mais Need for speed para pc, porque alegam que para pc não há lucro. Várias séries de jogos conhecidas não possuem versão para pc, e não estou falando de jogos exclusivos.

Desta forma, acredito que o raciocínio do @rmendes08 não está errado, a tendência será centralizar cada vez mais jogos hardcore em consoles.