Extinção das aplicações em desktop?

Ultimamente a internet vem crescendo muito, e a tecnologia esta avançando muito rapidamente(FIBRA OPTICA), proporcionando o acesso cada vez mais rápido a internet, tão rapido que em chega a parecer que tudo esta local e não em um servidor no Japão, por exemplo. Muita gente acaba por utilizar muito mais o browser para acessar sites do que para utilizar aplicativos locais. O próprio MSN Messenger ja possui sua própria versão web, e muitas pessoas o utlizam substituindo o aplicativo desktop.

Criei este tópico somente por curiosidade sobre a opinião de outras pessoas sobre uma possível “extinção” dos aplicativos desktops, tirando da discussão os casos essenciais é claro, como os sistemas operacionais.

Concordo com o crescimento da web, mas também acredito que a extinção de aplicativos desktop vai demorar muito tempo ainda.

Lembre-se que Desktop nao é usado apenas onde a conectividade é baixa. Pense nas integrações com periféricos (scanner, ECF, cameras)e na praticidade que o teclado dá frente um mouse (e programar web-keyboard é um saco).

Lembre-se sempre do frente de loja do supermercado.

Terceirizada da Petrobrás estava contratando para trabalhar com Java desktop.

Média de 6k o salário no CLT para pleno. [=

Também não acredito na extinção do app desktop, principalmente nas aplições de Ponto de Venda.

Estou contratando também (Programador JAVA), o salário não é 6k, mas é CLT (normal sem baboseiras e siglas estranhas)… :wink:

abs,

Redriver

Java para desktop esta dificl de se encontrar emprego hoje em dia, eu mesmo tento encontrar algo, mas nunca vi nenhum anuncio de emprego, todos que vejo sçao para mexer com Java WEB

Nunca vai acabar.
Sempre existirão pessoas que preferirão ter suas proprias bases de dados, aplicativos, e etc em suas proprias maquinas.

Guilherme,

Join us! :wink:

Abs,

Red

Pessoas com seu proprio Tomcat :smiley:

o browser nao foi feito pra substituir o sistema operacional. tem muitas limitações, como integração ao próprio sistema. eu gosto do desktop. só acho que ele vai ficar cada vez mais simplificado, aproximando-se doas mobile OS que temos hoje.

algumas aplicações sim, outras não

office por exemplo…NÃO DA…imagina você tem um arquivo, quer abrir, tem que fazer upload/enviar e-mail e abrir…é anti-prático, talvez uma integração com o dropbox por exemplo, mais não compensa…

photoshop / autocad / e vários outros programas de edição de foto / audio / video…continuarão desktop

aplicações de Automação, que precisam ter acesso de baixo nivel…continuarão desktop

sistemas corporativos…chamados ERP…morte lenta, acredito na extinção desktop…

do mesmo jeito que existem geradores de energia, formulários em papel, do mesmo jeito que o sefaz sempre cai!..sempre existirá a contingencia quando não há internet…ou seja, apps desktop.

se esta com medo de investir em algo…invista em Bala de Prata “C / C++ / Assembly” que eu imagino que daqui 80 anos ainda será usado

Vocês estão olhando apenas um dos lados das várias moedas. Como o maior número de empregos está nesse nicho(e só o corporativo) isso passa uma falsa impressão, mas vale lembrar que o mercado é vasto. Em cftv por exemplo, se você comprar uma placa de captura de imagens vai ver que 90% das aplicações são desktop servidores. Isso porque é muito mais prático para se trabalhar. O próprio live messenger por exemplo, acredito eu que ninguém teria paciencia para abrir um browser clicar um botão ou digitar o endereço de um site para usar esse serviço. É só vocês olharem para os próprios pcs de vocês mesmo.

haha não cara amigo,

isto vai ser dificil acabar hein até mesmo pq existem bancos lojas empresa enfim que usam aplicação Desktop…para fins…

abrxx

Realmente o desenvolvimento web está massificado. BUT

Na Automação Industrial por exemplo, a grande maioria(99,9%) das aplicações é desktop, e na minha opinião será assim pra sempre.

Não arrisco dizer que vai “acabar”.

Mas a tendencia é realmente “evoluir”

Minha esposa trabalha em uma consultoria que trabalha com um software “fixo” para desktop desenvolvido em FoxPro ( :shock: ). Eles já estão alguns anos no mercado. É aquele caso classico onde a empresa faz um software e sobrevive dele o resto da vida.

Foi agendado uma reunião com um grande cliente para mostra deste software.

Voltando da reunião, o dono da empresa reclama: “Se eles já sabem sobre nossa plataforma, então por que fazer esta reunião ??”

Conclusão: A primeira coisa que o cliente perguntou foi: “Existe uma versão Web ?”

O sistema aqui da empresa é Web.

Mas estamos para criar um módulo Desktop, para deixar algo parecido com sistema Touch.

Claro que com Web também tem como fazer e fica legal, mas desktop se faz coisa boa sem precisar de muito framework para o layout. =)

Não vão ser extintas nunca. Aliás, se você observar bem, vai perceber que as aplicações mobile nativas, na realidade nada mais são que a aplicação do paradigma desktop nos telefones celulares. A diferença é que usam como base de dados serviços web ao invés do modelo “tradicional” interface desktop > banco de dados relacional.

o browser é apenas mais um aplicativo no meu desktop, ele será extinto tb? :shock:

Essa discussão é antiga e tem alguns pontos a serem pensados:

  • Atualmente um browser não consegue fazer o que uma aplicação consegue.
  • Aplicações desktops podem acessar serviços da Web sem problema. Não é porque é desktop que é isolada.

Tem que tomar cuidado com modismo. Fazer um aplicação web sem necessidade é queimar recurso desnecessário. Em muitos casos são obrigatórias em outras é um tiro no pé.

Inté!

Boa sorte convencendo alguém a informar o cartão de crédito para comprar aquele joguinho legal que vc penou pra fazer. Graças ao google, browser virou sinônimo de conteúdo gratuito, de baixa qualidade e ainda por cima rodeado por publicidade que mal paga o cafezinho.