Extreme Programming Criticism

Por mais interessante que qualquer coisa seja, acho sempre importante apontar suas fraquezas, mesmo que aquele que identifica as limitações não tenha a solução para tal, pois possibilita que comece-se a discutir sobre tal e, aí sim, chegar-se a uma melhoria.

Bom, esse artigo aponta alguns poréns na metodologia XP (ou seria naqueles que a usam?). Estou começando a ler ainda. Discutam, apontem, concordem, discordem. Trocar idéias é comigo mesmo. “Vale tudo(…)”, como diria o Gil do Cruzeiro.

http://www.softwarereality.com/ExtremeProgramming.jsp

Eu já li boa parte do livro XP Refactored e posso dizer que eles forçam um pouco a barra tentando dar um tom humorístico ao invés de debater conceitos. Sobre o post específico

XP é um conjunto de boas práticas, então não consigo pensar em como poderia ser adotado sem ser adaptado para o dia-a-dia da equipe. Neste caso ele tenta chamar isso de ‘vanila’ XP e diferenciá-la de uma forma “pura”, que sequer existe.

Aqui me cheira a hipocrisia, uma vez que os autores são advogados do ICONIX, um processo que eles também consideram ágil.

A única coisa que o livro deles tem é isso: situações onde XP não é a melhor solução. Embora eu não acredite que XP seja a solução de todos os problemas, também acho que ela traz muitos benefícios, principalmente para o que ela se propõe (equipes pequenas, requisitos mudando constantemente etc) e sinceramente ainda não vi razões para parar de usar suas práticas. E meus clientes são testemunha de que XP funciona :smiley:

Até onde eu li no livro não encontrei nenhuma destas sugestões, mas pode ser que tenha mesmo. Se alguém souber avise-me para eu procurar

Concordo com o que você diz sobre as ironias do autor.