Eu já li boa parte do livro XP Refactored e posso dizer que eles forçam um pouco a barra tentando dar um tom humorístico ao invés de debater conceitos. Sobre o post específico
XP é um conjunto de boas práticas, então não consigo pensar em como poderia ser adotado sem ser adaptado para o dia-a-dia da equipe. Neste caso ele tenta chamar isso de ‘vanila’ XP e diferenciá-la de uma forma “pura”, que sequer existe.
Aqui me cheira a hipocrisia, uma vez que os autores são advogados do ICONIX, um processo que eles também consideram ágil.
A única coisa que o livro deles tem é isso: situações onde XP não é a melhor solução. Embora eu não acredite que XP seja a solução de todos os problemas, também acho que ela traz muitos benefícios, principalmente para o que ela se propõe (equipes pequenas, requisitos mudando constantemente etc) e sinceramente ainda não vi razões para parar de usar suas práticas. E meus clientes são testemunha de que XP funciona 
Até onde eu li no livro não encontrei nenhuma destas sugestões, mas pode ser que tenha mesmo. Se alguém souber avise-me para eu procurar