Fábrica de Software: solução ou desserviço?

Pessoal,
Desculpem minha ignorância…em quais requisitos vocês consideram uma Fábrica de Software diferente de uma Consultoria?
E quais são as outras oportunidades de trabalho disponíveis para um desenvolvedor no mercado?

Vlw!!!

eu vejo um monte de novatos entrando no fórum para falar sobre temas batidos…

isso me deixa um pouco preocupado, pois eu vi que com o passar do tempo, software ainda é pensado como um carro, eletrodoméstico, enfim, itens de linha de produção.

enquanto isso perdurar, vão ficar discutindo o sexo dos anjos.

Tirando política e esportes (nem todos precisam ser bons, apenas ter bons empresários), quais outros ramos que pagam bem a quem não tem um bom conhecimento ou potencial raro (área de ensino não conta)?[/quote]

Quem disse que na política e nos esportes não tem que ser bom pra se dar bem?

O esforço necessário para um corrupto destes conseguir atingir o sucesso (roubar bastante e ainda ganhar o apoio do povo) é tão grande quanto o de um bom jogador de futebol, cantor, cientista ou qualquer outra área.
[/quote]
Família Sarney, te diz alguma coisa?
Família do Antônio Carlos de Moraes, da Bahia, te diz algo? Família Collor, de Alagoas, Famílias Richa, Cury, Requião e Dias do Paraná (onde moro) e outras tantas por aí afora? Talvez os avôs, tataravôs tenham sido bons, os demais, vivem da demagogia e do sobrenome.
Se você defende os jogadores de futebol, com certeza acha que a “selecinha” do Mano Menezes é o supra-sumo do futebol brasileiro e que ele é superior ao Felipão, Luxemburgo e Muricy Ramalho, certo? Que em cada posição estão os melhores e isso é indiscutível? Not…

Eu citei nomes? O que eu disse foi que nem todos que estão em voga e ganhando bem são bons. É notório que há um controle a respeito do que se faz de música no mundo todo e do que chega ou não até você.
Você conhece a “cena” da sua cidade? Sabe quais bandas estão lá, esperando um contratinho, tocando pela cerveja que bebem? Ou você é destes que só vai em show de cantor “famoso” e duplinha sertamerda universiotária?

Essa é boa… Talento de que tipo? Quem rouba mais?
Esse “talento” que você diz, eu chamo de propina, caixa dois, perjúrio, mentira, falcatrua.
Quer um exemplo de como a manipulação é grande.
Sabe quem estava na primeira bancada, representando a comissão de ética da câmara na cassação do mandato do Demóstenes Torres? Um certo Fernando Collor de Melo. Ops, esse não foi o sujeito do saco roxo, que foi o único presidente que deixou o poder através de um impeachment? E os motivos eram, pasme, falta de ética, decoro, caixa dois, propina e outras coisas mais escabrosas.
Lógico que depois que o PC Farias morreu ele ficou sendo o santo da história. Aliás, curioso, o irmão e delator, Pedro e o PC morreram… Coincidência?
Esportes?
Não precisamos ir longe. Até uns anos atrás (eu diria meses) o MMA era repulsivo à grande mídia. Pouco se falava e, quando muito, era sobre “pitboys” espancando alguém.
Hoje é a menina dos olhos. Não há um dia que eu não abra um site qualquer sem que eu tenha na primeira página algo que me remeta à UFC, Bellator, Strikeforce e afins. Mérito, talento? Com certeza. Mas, não fosse o marketing…
Lula? Só foi eleito quando deixou de lado a imagem de quem era para ser um “cristão novo” (se não sabe o significado de cristão novo e seu contexto histórico, precisa estudar mais).
Além disso, temos as novelas das grandes emissoras…
Atrizes de talento, esforçadas?
Teste do sofá, te diz alguma coisa? Lenda? Sei…

Só para concluir, você ganha o justo e necessário para manter-se e ainda usufruir dos direitos garantidos pela constituição? Educação, saúde, segurança, saneamento, moradia, diversão e cultura?
Como diria Bezerra da Silva, “nessa, nem brasileiro acredita”.

Conhece a teoria da mais valia? Segundo esta, um trabalhador jamais conseguirá, com o que recebe, comprar todo o fruto de seu esforço.
Quanto você produz de lucro para a empresa onde trabalha? R$ 10 mil, 100 mil ao mês? E recebe quanto?
Qualquer lugar paga muito mal e isso nem sempre tem a ver com a capacidade dos que recebem menos.
Sempre tem aquela moça com dotes misteriosos que a transformam de gata borralheira em princesa. Aquele diretor que curte rapazes e que promove alguns por “serviços prestados”.

Isso não é suficiente?
Eu trabalhava com suporte técnico numa grande empresa brasileira (uma multinacional com sede aqui).
O gerente do setor, aon invés de contratar um profissional com o mesmo perfil que o dos demais, gentilmente solicitou ao supervisor que contratasse seu sobrinho. Detalhe, até ele mencionar isso, o sujeito tinha sido reprovado na entrevista umas 4 vezes.
Ele mal sabia falar, escrever e fazer cálculos simples. Tivemos que, além de ensinar o cara a fazer tudo, ensinar a lidar com salário, VR, VT e outras coisas.
A culpa era dele? Talvez não, mas ele tinha as costas quentes, tinha quem o protegesse.

Disso, eu concluo que, ou você tem algum padrinho como o sujeito da história acima, ou não vive no Brasil.

[quote=Hermanoz]Penso que fábricas são apenas um fenômeno temporário, que nem cheira, nem fede. Acredito que, com o tempo, na medida que TI se torna cada vez menos relevante para as empresas, o modelo fábrica de software tende a cair em desuso.

Mas sobre o texto, alguém mais achou curioso o fato do autor criticar o termo fábrica de software e ao mesmo tempo se referir a desenvolvedores competentes como “arquitetos”?[/quote]
Temporário?
Onde você vive?
A tendência é que, com menos importância, mais terceirização ocorra.
Isso nos leva a ter mais fábricas de softwares para atender a demandas, como o call center.
Já comparou o atendimento de empresas que terceirizam o atendimento ao cliente com o de empresas que ainda mantém este canal internamente? A diferença é muito grande.
Conhecer o negócio, o ambiente, quem está envolvido é parte fundamental de qualquer negócio. A terceirização acaba dificultando isso.

[quote=fgavioes]Trabalho a algum tempo na area de TI e vejo que nao temos uma gestao tao eficiente .

Alguns pontos ineficientes :

* Motivacao Equipe
* Relacionamento entre equipes 

Os lideres tem de ter em mente que a equipe é o coracao do projeto . Equipe sem motivacao , a consequencia e trabalho ruim .

Na maioria das empresas , os programadores sao tratados como operarios . Enfim tambem nao sou a favor deste modo de trabalho .

Valeu Galera .

[/quote]
A maioria das pesquisas apontam que a maior motivação é o salário. E a maioria das fábricas de software ignoram isso. Se você é bem remunerado, se sente valorizado, vai se dedicar mais, produzir melhor. Se trabalha com medo, tenso, vai fazer código meia boca (até 1/4 de boca).

[quote=felipeguerra]eu vejo um monte de novatos entrando no fórum para falar sobre temas batidos…

isso me deixa um pouco preocupado, pois eu vi que com o passar do tempo, software ainda é pensado como um carro, eletrodoméstico, enfim, itens de linha de produção.

enquanto isso perdurar, vão ficar discutindo o sexo dos anjos.[/quote]
Talvez por que a abordagem que é feita a respeito dos softwares seja esta.
O problema é que não temos como comparar com nenhuma outra ciência. Toda que está envolvido em computação e informática é extremamente recente e, por outro lado, as pessoas tendem a associar algo novo a alguma coisa conhecida.
Isso é errado, pois nos limita a vermos as coisas sob esta ótica.
É como querer ver um quadro de Michelangelo, pela internet, num monitor de 16 cores… Pode até parecer bonito, mas nem se compara a uma visualização ao vivo.

Nada é melhor do que ter um programador realmente alinhado full time com o projeto. O que mais vejo acontecendo é retrabalho. A demanda vai para a fabrica, é mal feita, volta para teste, volta para ajustar o que ta errado, etc, etc, etc…
Sendo que se nao fosse via fabrica, pela proximidade os problemas sao resolvidos muito mais rapido.

[quote=drsmachado]
A maioria das pesquisas apontam que a maior motivação é o salário. E a maioria das fábricas de software ignoram isso. Se você é bem remunerado, se sente valorizado, vai se dedicar mais, produzir melhor. Se trabalha com medo, tenso, vai fazer código meia boca (até 1/4 de boca).[/quote]

Cara, pelo que eu observo o salario nao eh um fator motivador. Existem duas vertentes de motivacao que sao distintas, embora comumente confundidas.

Existem as coisas motivadores e existem as coisas desmotivadoras. Elas não sao as mesmas.

Por exemplo, ninguem vai ficar entusiasmado, ansioso pra chegar segunda-feira porque ganhou uma cadeira nova, sensacional. Mas se ele ficar sentado o dia todo numa porcaria de cadeira que mal tem encosto ele vai se desmotivando. E o salario entra nesse grupo. O mau salario é um fator desmotivador, mas um bom salario nao eh um motivador. Um salario excelente num ambiente pessimo não motiva ninguem, o cara pode ate nao sair porque ganha bem, mas nao rende tanto quanto poderia se estivesse num ambiente motivador.

A capacidade de decisao, perspectiva de bons projetos, liberdade para trabalhar, ambiente descontraido entre outras coisas sutis são motivadores.

[quote=drsmachado]
Temporário?
Onde você vive?
A tendência é que, com menos importância, mais terceirização ocorra.
Isso nos leva a ter mais fábricas de softwares para atender a demandas, como o call center.
Já comparou o atendimento de empresas que terceirizam o atendimento ao cliente com o de empresas que ainda mantém este canal internamente? A diferença é muito grande.
Conhecer o negócio, o ambiente, quem está envolvido é parte fundamental de qualquer negócio. A terceirização acaba dificultando isso.[/quote]

Não entendi. Eletricidade é fundamental para qualquer negócio nem por isso ouço falar de empresas instalando geradores nem contratando diretores de eletricidade…

[quote=YvGa][quote=drsmachado]
A maioria das pesquisas apontam que a maior motivação é o salário. E a maioria das fábricas de software ignoram isso. Se você é bem remunerado, se sente valorizado, vai se dedicar mais, produzir melhor. Se trabalha com medo, tenso, vai fazer código meia boca (até 1/4 de boca).[/quote]

Cara, pelo que eu observo o salario nao eh um fator motivador. Existem duas vertentes de motivacao que sao distintas, embora comumente confundidas.

Existem as coisas motivadores e existem as coisas desmotivadoras. Elas não sao as mesmas.

Por exemplo, ninguem vai ficar entusiasmado, ansioso pra chegar segunda-feira porque ganhou uma cadeira nova, sensacional. Mas se ele ficar sentado o dia todo numa porcaria de cadeira que mal tem encosto ele vai se desmotivando. E o salario entra nesse grupo. O mau salario é um fator desmotivador, mas um bom salario nao eh um motivador. Um salario excelente num ambiente pessimo não motiva ninguem, o cara pode ate nao sair porque ganha bem, mas nao rende tanto quanto poderia se estivesse num ambiente motivador.

A capacidade de decisao, perspectiva de bons projetos, liberdade para trabalhar, ambiente descontraido entre outras coisas sutis são motivadores.[/quote]

Ta louco, aonde que um bom salario não motiva. Se você trabalha numa empresa que te reconhece pelo bom trabalho com DINHEIRO, é LÓGICO que você vai querer produzir muito. Experiência própria.

[quote=Rendrys]
Ta louco, aonde que um bom salario não motiva. Se você trabalha numa empresa que te reconhece pelo bom trabalho com DINHEIRO, é LÓGICO que você vai querer produzir muito. Experiência própria.[/quote]

Bom salario nao motiva, mas o mau salario desmotiva. Se voce quer produzir muito aí onde voce trabalha é porque existem muitos outros fatores que te provocam o entusiasmo. Voce pode ate acreditar que o salário é um deles, mas não é. Mas como eu te disse: um salario ruim desmotiva.

Eu conheci muita gente, mas um monte mesmo, que não saia (sai) da empresa onde estava/está simplesmente porque a empresa pagava/paga acima da media do mercado (eu tambem trabalhei la e sai). O clima era terrível, a hierarquia rigida, analistas/programadores tinham que ouvir e fechar a boca, mesmo em questoes tecnicas. Puxa-saquismo era mais bem visto do que competencia, que alias dificilmente aparecia.

O produto era uma enorme porcaria, que se mantinha pelo medo do cliente de trocar algo daquele porte e os transtornos que poderiam ocorrer. Entao iam levando com a barriga.

Voce acha que tinha motivacao? Tinha entusiasmo? Tinha nada, tinha era a grana que pingava no fim do mes. De resto todo mundo so fazia aquilo que era sua atribuicao e olhe lá.

O bom salario era a razao para a maioria nao sair de lá, mas ele não motivava ninguem a entregar software de qualidade.

E motivacao é vontade de fazer, é ter gosto de ver um sistema entrando em produção, é comprar a briga do produto no qual voce trabalha, não gostar e não deixar que ninguem fale mal dele. Ficar feliz por ver o software evoluindo e melhorando a cada dia. Para que voce tenha esses sentimentos pelo seu trabalho, o salário é um requisito de menor importancia.

Se voce pegar um cara que ganha bem e esta motivado e cortar o salario dele pela metade, voce desmotiva o cara. Se voce pegar um cara que ganha bem mas nao esta motivado, pode dobrar o salario dele que não adianta nada. No maximo ele vai passar um ou dois meses mais animado, depois começa a reclamar de novo.

Só repetindo: um salário ruim desmotiva. Um bom salário não motiva.

Sobre as fabricas em si: Esse modelo não existe, nunca existiu. Tem muitas empresas, um monte, que se ilude que um dia vai atingir esse modelo e continua tentando. Mas quem já trabalhou num ambiente desses sabe que no fim da linha pode sair de tudo: briga, stress, discussão, menos software de qualidade.

Continuou na empresa, não continuou? Então o salario foi um motivador. Só que em meio a tantos desmotivadores, você e seus colegas acabaram mais desmotivados que motivados. Você mesmo se contradisse. :slight_smile:

Grande exemplo disso é servidor público, que muitas vezes (não vou generalizar) tem um trabalho medíocre, chato pra caramba, mas tá la por conta do dinheiro absurdo que ganha. É a motivação dele.

[quote=Rendrys]Continuou na empresa, não continuou? Então o salario foi um motivador. Só que em meio a tantos desmotivadores, você e seus colegas acabaram mais desmotivados que motivados. Você mesmo se contradisse. :slight_smile:

Grande exemplo disso é servidor público, que muitas vezes (não vou generalizar) tem um trabalho medíocre, chato pra caramba, mas tá la por conta do dinheiro absurdo que ganha. É a motivação dele.[/quote]

O que o YvGa está tentando dizer, e eu concordo com ele é que motivação <> acomodação. Ganhar bem em um ambiente ruim te acomodo, não te motiva. Na prática, você é contaminado pelo ambiente: faz o mínimo necessário, comunica-se menos, etc.

Eu também entendi o ponto de vista, mas ainda assim acho o salário um motivador. É verdade que o ambiente de trabalho e o trabalho propriamente dito são muito importantes, e quando eles são ruins, a balança realmente pesa pra desmotivação. Mas nunca vou concordar que um bom salário não é um motivador. Mas enfim, acho que um não vai convencer o outro.
Mas que eu trabalho feliz quando ganho bem, ah eu trabalho. :smiley:

[quote=Rendrys]Eu também entendi o ponto de vista, mas ainda assim acho o salário um motivador. É verdade que o ambiente de trabalho e o trabalho propriamente dito são muito importantes, e quando eles são ruins, a balança realmente pesa pra desmotivação. Mas nunca vou concordar que um bom salário não é um motivador. Mas enfim, acho que um não vai convencer o outro.
Mas que eu trabalho feliz quando ganho bem, ah eu trabalho. :D[/quote]

Também trabalho feliz quando ganho bem, o problema é quando você se convence de que poderia ganhar melhor se houvesse mais espaço para você mostrar o que sabe. Isso é bastante complicado quando o ambiente é hierarquizado demais, pois um bom profissional muitas vezes não pode opinar sobre arquiteturas, processos, práticas, etc. pelo simples fato de ser programador, mesmo conhecendo o assunto mais a fundo do que seus “superiores”.

[quote=Rendrys]Eu também entendi o ponto de vista, mas ainda assim acho o salário um motivador. É verdade que o ambiente de trabalho e o trabalho propriamente dito são muito importantes, e quando eles são ruins, a balança realmente pesa pra desmotivação. Mas nunca vou concordar que um bom salário não é um motivador. Mas enfim, acho que um não vai convencer o outro.
Mas que eu trabalho feliz quando ganho bem, ah eu trabalho. :D[/quote]

Cara, eh como eu te disse, um mau salario é extremamente desmotivador, mas o salário em si não motiva.

Um outro exemplo, e eu já vi isso na prática mais de uma vez. Aquele cara que só reclama, que nunca nada tá bom, que tá sempre resmungando de alguma coisa. Se voce aumentar o salário dele, ele vai ficar quieto por, no maximo, uns dois meses. Depois disso nada de novo vai estar bom, sempre vai ter algo do que reclamar, do que resmungar. Mas em ambientes produtivos esses caras são raridades, em ambientes com hierarquia bem demarcada (e frequentemente lembrada) eles são bem mais comuns.

[quote=YvGa][quote=Rendrys]Eu também entendi o ponto de vista, mas ainda assim acho o salário um motivador. É verdade que o ambiente de trabalho e o trabalho propriamente dito são muito importantes, e quando eles são ruins, a balança realmente pesa pra desmotivação. Mas nunca vou concordar que um bom salário não é um motivador. Mas enfim, acho que um não vai convencer o outro.
Mas que eu trabalho feliz quando ganho bem, ah eu trabalho. :D[/quote]

Cara, eh como eu te disse, um mau salario é extremamente desmotivador, mas o salário em si não motiva.

Um outro exemplo, e eu já vi isso na prática mais de uma vez. Aquele cara que só reclama, que nunca nada tá bom, que tá sempre resmungando de alguma coisa. Se voce aumentar o salário dele, ele vai ficar quieto por, no maximo, uns dois meses. Depois disso nada de novo vai estar bom, sempre vai ter algo do que reclamar, do que resmungar. Mas em ambientes produtivos esses caras são raridades, em ambientes com hierarquia bem demarcada (e frequentemente lembrada) eles são bem mais comuns.[/quote]

Vc tem razão. Já rolou comigo de ter salário bom pra caramba, mas num dia me pedirem um programa X e no dia seguinte me falarem que não querem mais o X e sim um Y. Tem gente que além de querer ganhar bem quer ser útil e ver o trabalho fluir. Eu sou assim. Logo não adiante me pagar 10k se eu não me sentir útil. Não gosto de nada de graça nem de perder tempo. Ai entra o lance comunicação pra resolver esse tipo de problema. Um lider não pode ter medo de errar e nem um seguidor pode ter medo de pisar em ovos. Se alguma das partes percebe pirraça, ai é o fim da paz.

[quote=rmendes08][quote=Rendrys]Continuou na empresa, não continuou? Então o salario foi um motivador. Só que em meio a tantos desmotivadores, você e seus colegas acabaram mais desmotivados que motivados. Você mesmo se contradisse. :slight_smile:

Grande exemplo disso é servidor público, que muitas vezes (não vou generalizar) tem um trabalho medíocre, chato pra caramba, mas tá la por conta do dinheiro absurdo que ganha. É a motivação dele.[/quote]

O que o YvGa está tentando dizer, e eu concordo com ele é que motivação <> acomodação. Ganhar bem em um ambiente ruim te acomodo, não te motiva. Na prática, você é contaminado pelo ambiente: faz o mínimo necessário, comunica-se menos, etc.[/quote]

Nem um nem outro. Dinheiro é uma forma de reter os funcionários. A pessoa que escolhe ficar em um emprego ruim mas que paga bem não é “acomodada”, afinal de contas, todos trabalhamos pra ganhar dinheiro certo? Por mais legal e excitante que possa ser trabalhar na Google ou Facebook, tenho certeza que se eles decidirem cortar os salários e manter só os “benefícios” ninguém continuará trabalhando lá.
Enfim, o dinheiro retém a pessoa (geralmente), mas não o motiva a fazer seu melhor.