Fábrica de Software: solução ou desserviço?

Bom dia pessoal.

Um amigo aqui do trabalho repassou uma coluna antiga do Fabio Akita, da INFO, para toda equipe. E o que achei interessante foi que gerou muitas discussões construtivas. Honestamente, não sabia que o assunto era tão polêmico. Por isso, resolvi postar aqui para que possam expressas suas opiniões e experiências sobre o assunto.

A coluna é: Fábrica de Software é uma Besteira
http://info.abril.com.br/noticias/rede/gestao20/software/fabrica-de-software-e-uma-besteira/

Em breve, postarei as conclusões que chegamos depois de muita conversa. :smiley:
Aguardo, ansiosamente, o retorno de vocês. :wink:

Grande abraço :!:

Eu acho fabrica de softaware interresante porque a cadas 5 meses 6 meses, algo assim vc esta em um projeto novo, tecnologia nova, isso me agrada demais, naum construir um sistema e ficar tanto manutenção eternamente nele criando coisinhas novas, eu gosto disso, fazer um projeto atras de outro naum ficar dando manutenção em coisas por vezes tenebrosas.

criar software do zero é mais facil do dar manutenção onde vc tem entender/adivinhar o q o cara tentou fazer… qual era o objetivo daquele codigo… fora q varias pessoas ja modificarão ele… estilos de codifição misturados e por ai vai…

Você diz isso pq nunca trabalhou em uma…

Numca trabalhei mesmo numa, ate apareceu oprtunidade mas o salario oferecido era muito baixo entaum fiquei no emprego atual, mas VitaliBR contenos suas experiencias em fabricas de software.

Você diz isso pq nunca trabalhou em uma…[/quote]
A realidade das fábricas de software no Brasil é um pouco diferente do que o Cristian tentou dizer.
Há projetos a cada período de tempo? Sim. Há novas tecnologias? Nem sempre. Não existe manutenção? Existe.
Salário baixo, alta rotatividade, exploração da mão de obra existem em praticametne todas as fábricas.
É um lugar 100% ruim? Não também.
É bom para aprender, mas, uma vez tendo aprendido, procure sair dali o quanto antes.

Salario baixo naum é exclusividade de fabricas de software na minha regiao, Francisco Beltrão - Parana, o salario é muito baixo a meu ponto de vista, sou programador junior java e naum chego a ganhar 1k, e se vc pegar tabelas de salarios para area de ti programador java junior salrio que esta le é 2.5k

Cara não é bem assim não, para falar a verdade é um pensamento bastante equivocado. Trabalho numa empresa onde os funcionários ficam só na parte funcional, desenvolvo muito pouco.
Quando há algum problema chamasse logo a fábrica para dar manutenção, e nem sempre é a mesma, uma pode dar suporte no código de outra empresa desenvolvido a anos atrás.
Não é porque o projeto é novo que a tecnologia será nova. Uma fábrica tem que fazer o que o cliente deseja limitando assim o potencial que ela pode vir a oferecer.

Com relação ao sálario baixo é padrão (no sentido de ser baixo na maioria delas) para os desenvolvedores que lá trabalham. Um bom salário só será obtido se for alguém com um conhecimento ou potencial difícil de ser encontrado.

Baixos salários são causados por alguns fatores:

  • Muita mão de obra disponível
  • Pouca concorrência
  • Profissionais desqualificados
    Cuidado, salários de R$ 2500 não são realidade e, dependendo de onde estes são praticados, pode equivaler aos menos de R$ 1000 que são pagos na tua cidade, devido ao custo de vida (por exemplo, em Florianópolis, R$ 2500 é pouco para se morar e viver, São Paulo, idem).

Tirando política e esportes (nem todos precisam ser bons, apenas ter bons empresários), quais outros ramos que pagam bem a quem não tem um bom conhecimento ou potencial raro (área de ensino não conta)?

morando no interior do estado n da pra espera mta coisa… qtos mil habitantes tem ai?

O pensamento geral de gerentes de fábricas de software é que eles estão te fazendo um FAVOR em te contratar pagando um salário baixo,
e que se você não aceitar, então morrerá de fome.

Claro que existem casos isolados onde algumas fábricas de software pagam bem, não suprimem a criatividade, mas isso desde que a pessoa
tenha experiência e resolva os problemas.

Trabalhei já em 3 fábricas de software, em todas é sempre o mesmo pensamento.

Tirando política e esportes (nem todos precisam ser bons, apenas ter bons empresários), quais outros ramos que pagam bem a quem não tem um bom conhecimento ou potencial raro (área de ensino não conta)?[/quote]

<troll>gerenciamento</troll>

kkk

falando sério, o que eu ja vi de gerente que não conhece bulufas, ocupa cargo mais como “cabide de emprego”…

Tirando política e esportes (nem todos precisam ser bons, apenas ter bons empresários), quais outros ramos que pagam bem a quem não tem um bom conhecimento ou potencial raro (área de ensino não conta)?[/quote]
Na minha opinião a industria musical passa por um momento onde os que fazem sucesso são desprovidos de talento com seu sucesso baseado em playback sustentado por fãs que ignoram o talento e superestimam a imagem de quem está no palco.
Totalmente off-topic

Em uma fábrica de software, o que acontece é justamente o contrário.

Pra a fábrica de software ser bem sucedida, ela precisa de preço baixo e alta especialização. O preço baixo ela cria contratando júniors e estagiários sempre que possível, colocando vários programadores inexperientes sob a tutela de um mais experiente. A especialização ela consegue com treinamentos ocasionais, dispersão de conhecimento no sentido Sênio -> Junior e te colocando o maior tempo possível no mesmo projeto.

Ou seja, pra fábrica, é muito pouco interessante te mudar de projeto a cada 6 meses. Na verdade, se eles pudessem, te deixavam no mesmo projeto por anos. Você se especializa naquilo, aprende a fazer bem feito e rápido (sim, também é possível fazer merda rápido e bem feito) e, como aparenta estagnação, é mais fácil te enrolar para evitar aumentos de salário. Aí, você tenta crescer e eles não deixam, porque você é necessário naquela posição.

Quanto a tecnologias novas, não se engane com isso também… Já passei por várias fábricas e a maior parte dos projetos que presenciei (participei, acompanhei ou apenas soube o suficiente para avaliar a tecnologia) era escrito usando tecnologias legadas (e largadas)… E, pelo que vejo de reclamações aqui, essa situação não é muito diferente.

Tirando política e esportes (nem todos precisam ser bons, apenas ter bons empresários), quais outros ramos que pagam bem a quem não tem um bom conhecimento ou potencial raro (área de ensino não conta)?[/quote]

Quem disse que na política e nos esportes não tem que ser bom pra se dar bem?

O esforço necessário para um corrupto destes conseguir atingir o sucesso (roubar bastante e ainda ganhar o apoio do povo) é tão grande quanto o de um bom jogador de futebol, cantor, cientista ou qualquer outra área.

Você pode não gostar do jogador. Ele pode não ser bom na SUA opinião, mas é melhor que a maioria e, principalmente, que você e eu.

Um bom cantor também não nasce do nada. Mesmo Justin Bieber, tão discriminado, estudou pra caralho, toca e canta desde pequeno, conhece vários instrumentos… E, por mais que eu não goste dele, e que muita gente o critique, ele se esforçou pra chegar onde chegou.

Claro que existe o fator sorte. o fator empresário, o fator contato… Mas nenhum desses fatores ajuda um incompetente por muito tempo. Até pra ser ladrão, tem que ter competência e esforço. O que você acha que diferencia o um Sarney, um Maluf, um Serra ou um Lula do ladrãozinho de galinhas e um vereador meia boca? Talento e esforço, meu caro…

Penso que fábricas são apenas um fenômeno temporário, que nem cheira, nem fede. Acredito que, com o tempo, na medida que TI se torna cada vez menos relevante para as empresas, o modelo fábrica de software tende a cair em desuso.

Mas sobre o texto, alguém mais achou curioso o fato do autor criticar o termo fábrica de software e ao mesmo tempo se referir a desenvolvedores competentes como “arquitetos”?

[quote=Hermanoz]
Mas sobre o texto, alguém mais achou curioso o fato do autor criticar o termo fábrica de software e ao mesmo tempo se referir a desenvolvedores competentes como “arquitetos”?[/quote]

Bem observado.

Trabalho a algum tempo na area de TI e vejo que nao temos uma gestao tao eficiente .

Alguns pontos ineficientes :

* Motivacao Equipe
* Relacionamento entre equipes 

Os lideres tem de ter em mente que a equipe é o coracao do projeto . Equipe sem motivacao , a consequencia e trabalho ruim .

Na maioria das empresas , os programadores sao tratados como operarios . Enfim tambem nao sou a favor deste modo de trabalho .

Valeu Galera .

Em alguns casos , os desenvolvedores atuam como arquitetos sim …