Faça tudo na internet com 17 aplicativos online

http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.0178012348/IDGNoticia_view

Editores de texto, planilhas e até sistemas operacionais. Tudo na internet. É a Web 2.0. Conheça e tire proveito desta nova tendência.

A M$ está preocupada com isso, pois sabe que quando o Google entrar pesado nesse mercado a coisa vai ficar feia para eles.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20640.shtml

ASOBrasil

Nossa os sistemas operacionais on-line é a coisa que mais me atrai nessa nóticia! Estive pensando em desenvolver algo parecido para meu trabalho de conclusão de curso, porém ainda estou avaliando a viabilidade para o projeto.

Boa notícia!

eu vejo os S.Os on line como a forma mais simples de se atuar com inclusao digital. a pessoa tem seu perfil, seus arquivos sem precisar ter um computador em casa. podendo acessar a mesma configuracao do cybercafe, escola, casa do amigo …

Realmente é um dos pontos mais importantes desses recursos online, uma vez que elimina a necessidade das escolas de possuírem diversas licenças, por exemplo de pacotes Office. Se usarem Linux então, melhor ainda, já que o Ubuntu é uma distro totalmente usuário. Realmente para o ensino, é uma boa opção.

[]´s

Carlos

eu tenho um medo terrivel disso tudo… a privacidade do usuario vai completamente pro saco!

sou adepto de solucoes onde a gente carrega nosso sistema no bolso. algo como pen drives ultra pequenas e de alta capacidade e durabilidade. vc leva o sistema com vc (e nao deixa ele no servidor de outra pessoa). só espetar numa maquina e pronto, roda as suas coisas.

isso ia ser legal…

Mas se vc analisar por este lado, nem e-mail enviaria certo?

[]´s

Carlos

mas email é uma troca de mensagens… pressupõe uma comunicação, e logico pode ser interceptada. agora meus arquivos pessoais na maquina de outra pessoa é complicado. é diferente de email…

Também concordo com o Sérgio, não porque a tecnologia seja ruim, e sim pelo fato de confiar demais nos aplicativos, sendo que dúvido muito se alguma empresa estará disposta a colocar suas planilhas eletrônicas de contas e estratégicas pra rodar num S.O. na web.

Tudo bem, poderia ajudar muito as comunidades carentes, estudantes, etc… que não tem muita preocupação com o sigilo das informações.

Afina o computador vai perder o sentido de existir né… pra jogar, melhor ter um PS.

E pq arquivos pessoais sao “mais importantes” no que tange a privacidade do que e-mails?

Olá

Será que no futuro só nos bastará o celular para armazenar 10 Gb de informações e a gente vai rodar tudo on line com o celular ligado em um monitor, um teclado e um mouse?

O telefone toca e uma gravação do celular diz: “O Luca não se encontra” e enquanto isto eu uso o QuadCore do meu celular para escrever um Web Service com o Google-Eclipse-Calisto enquanto ouço em 5a sinfonia de Beethoven em ritmo de disco no ringtone do celular do lado.

O meu atual note virou um lindo peso para papéis.

[]s
Luca

Você não confia a confidencialidade das informações de ligações telefonicas para a sua operadora fixa/celular, suas informações financeiras para o seu banco e etc?

Com certeza deixar informações que vc não quer que outras pessoas olhem em servidores alheios – principalmente quando vc não consegue acesso ao codigo fonte do que lhe é oferecido – é arriscado.

Ate mesmo usar o google é arriscado – ja ouviram falar na temivel URL que não consegue ser transferida por MSN : http://scroogle.org/ – ?

Mas eu tenho algum discernimento e posso usar alguns desses serviços para coisas não tão confidenciais assim. Ja uso o meebo a algum tempo, muuuito bom. Google spreedsheet é legal pra caramba e o Zeho me parece muuuito legal.

Gostei. :slight_smile:

As aplicações web estão ficando cada vez mais ricas, e já são uma realidade! Acredito que o SO é um caminho natural.

Mas não tão cedo… o q me incomoda é o seguinte problema:

Hypertext Transfer Protocol

Para operações como as que fazemos no dia-a-dia… vai ser base 64 pra todo lado! :slight_smile:

t+

nao são, mas email é algo q por natureza é mais aberto. vc pode escolher nao usar email em uma conversa importante (algumas coisas eu nao falo com as pessoas atraves de emails). e ha sempre a possibilidade de se usar criptografia em emails importantes.

qdo vc usa um so online as coisas sao diferentes. vc tem todos os seus dados la (isso pensando na remota possibilidade q falaram da gente nao ter mais computador, usar tudo online). vc nao tem mais aquela escolha entre o q vc quer manter privado ou nao.

no mundo onde tudo fica nesse SO online, se eu quero escrever algo secreto vou ter q escrever a mão.

Olá,

Pra que eu preciso de um browse num SO on-line?

]['s

Essa perspectiva, na verdade, não é muito nova.
As empresas que tem maior visão de mercado já previam esse cenário a aglum tempo.
A questão central, para mim, é a relação de dependência representada por esse tipo de tecnologia.
Obviamente nenhuma empresa vai entrar nesse tipo de jogo de graça.
E quando falo nisso não estou falando apenas na cobrança direta do serviço.
Na verdade, acho que o principal objetivo é a obtenção de perfil dos usuários dos serviços de maneira detalhada que permitisse outras ações comerciais extremamente direcinadas.
Quais seriam as empresas que realmente manteriam contratos honestos com seus usuários?
Além disso, quem realmente lê em detalhes os seus contratos, principalmente quanto então num textarea com fonte minúscula?
Por isso eu ainda prefiro meus portáteis e todas as informações que eu possa neles armazená-los bem pertinho de mim.

Veja pelo lado bom, quando vc fizer uma listinha de compra no seu novo ultra moderno desktop online (nome chique né), em questão de segundos, todos os supermercados te enviarão dezenas de emails de promoções do dia, da semana, do cartão de fidelidade, etc :slight_smile:

Tudo isso funcionando em cima de HTTP, lindo! :smiley:

HTTP = Horrible Terrible Text Protocol