Fachada versus Controle

Fala pessoal

Surgiu uma dúvida aqui, posso estar viajando na maionese, mas prefiro ouvir a idéia de vocês para sanar tal dúvida

Tenho um sistema com a seguinte estrutura

Usuario
UsuarioDAO
UsuarioMB (managed bean)
FactoryDAO(Factory de daos)
FactoryControle (Factory dos controles)
UsuarioControle

Essa classe usuário controle é responsável por persistir, recuperar e excluir objetos usuário (ela se comunica com o daousuario).

A questão é:

Esse meu UsuarioControle pode ser considerado um Facade, visto que valido regras de validação entre outras nele e que chamo métodos de outra classe, por exemplo, inicio e fim da transação?

Aguardo sugestões e dúvidas

Obrigado

A “porta de entrada” do seu componente é a fachada do mesmo, entretando no seu caso, você diz que ele faz várias operações (serviços), assim eu também classificaria ele como uma camada de serviço.

Lembrando que existe o padrão Façade (do GoF) e o SessionFaçade (J2EE Pattern), ambos são similares, entretando um usa um SessionBean como chamada enquanto o outro pode usar uma classe qualquer. Porém lendo a sua definição, uma fachada verdade é aquela que esconde a chamada a subsistemas (outras funções do sistema) e não tem ou tem pouca regra de negócio, o que me parece que não é o seu exemplo.

Valeu Jair, deu para ter uma base.

Considerando a tua ultima frase “uma fachada verdade é aquela que esconde a chamada a subsistemas (outras funções do sistema) e não tem ou tem pouca regra de negócio, o que me parece que não é o seu exemplo.” essa classe Usuário não tem muita regra de negócio.

Outras classes terão, porém quando preciso, eu crio um BO, para validar regras de negócio.

Então, não querendo ser chato (rsrsrsr) posso considerar como façade?

Valeu