Java felizmente não sofre dos problemas que aplicações C++ sofrem no linux, tenta usar 1 rpm feito com gcc 2.95 em 1 sistema onde maioria das libs foram compiladas com gcc 3.2, por exemplo.
A ideia é boa, principalmente se for criado algo ninja como o CPAN. Que os programadores perl venham jogar isso na cara de todos nós, não-programadores de perl.
Na verdade eu acho que ainda vai demorar um pouco pra ter essa necessidade (ou não?) … instalar, configurar e atualizar sistemas em Java no geral é bem simples, um pouco massante e chato, mas simples!
(embora extremamente propenso a erros)
eu acho que o esquema que o Maven tem pra baixar JARs é bem bonzinho, mas nao eh muito intuitivo.
Podia mesmo ter um repositorio onde vc pode inscrever um pacote (por exemplo, um JAR, ou um WAR, ou um EAR, ou mesmo uma combinacao de outros menores), com um nome padrao, independente de como ele está arquivado. Algum descriptor (um XML, um bean, sei lah) podia ser usado na comunicacao com os clientes, e vc ia poder colocar no descriptor do seu pacote dependencias para outros pacotes (to descrevendo o RPM, neh?).
Podia ter um clientezinho pra manter as dependencias e checar atualizacoes, podia até ser webstart, sei lah. Dai o cara baixava o pacote (JKG, que tal?), e automaticamente poderia baixar os dependentes.
Mas em vez de vc precisar de um mega-maxi servidor ftp pra ter todos os pacotes (como eh com o Debian), vc pode ter apenas o url do pacote no site original. Aí qualquer maquininha podreira poderia servir de “mirror”, pq só ia ter os descriptors, e mais do que isso vc nao ia precisar de banda pq cada pacote seria baixado da sua “casa”.