Faculdade de Engenharia da Computação

Um engenheiro da computação está apto para atuar como programador da mesma forma que alguém que fez cursos voltados, exclusivamente, para a área de programação, de acordo com o mercado de trabalho?
E em relação aos salários? Um engenheiro da computação tende a ganhar mais, menos, ou da mesma forma que alguém que fez cursos voltados exclusivamente para programação?

Entenda que, no mercado de trabalho, tudo depende muito de muitos fatores diferentes. Não é a “formação”, o “título” e tal que define se a pessoa pode programar, e sim o cargo que está sendo ocupado. A formação pode colocar alguns pisos salariais mais elevados, mas basta você ter o conhecimento que a vaga pede e conseguir provar isso que você estará apto àquela vaga.

1 curtida

Primeiro, teu intuito de carreira profissional é ser programadora?
Se sim, sugiro esquecer a graduação e fazer um curso profissionalizante e um tecnólogo.
Se o intuito é fazer algo além da programação, então, vai com fé na graduação. Converse com pessoas que já se formaram na área e veja qual o escopo no qual um engenheiro pode atuar.

Sem contar que, se não me engano, Engenharia da Computação é mais voltado para o desenvolvimento de hardwares, não?

Definição do Guia Do Estudante (Editora Abril):

Este engenheiro projeta e constrói computadores, periféricos (equipamentos ou acessórios ligados à unidade central de processamento, a CPU, tais como mouse, teclado, câmera, cartão de memória) e sistemas computacionais. Ou seja, seu foco principal é o hardware. O bacharel desta área entende de placas e circuitos e pode criar sistemas digitais, computadorizados e robôs.

Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Em grandes empresas, gerencia e dá assistência a redes de computadores. É possível ingressar na carreira com uma formação de tecnólogo.

Acho que você desenvolveria mais voltado ao baixo nível, se for essa sua intenção vai fundo. Se for alto nível, pense melhor na graduação.

Mas por que tu sugere não fazer graduação se meu intuito for ser programadora?

Tem colegas/amigos meus onde trabalho que fizeram engenharia de controle e automação e são profissionais excelentes. O diploma só vai te facilitar nas primeiras vagas de emprego. O que conta depois, muito mais, é experiência e conhecimento.

A qualidade do ensino superior no Brasil, num geral, é muito fraca. Existem exceções, mas a regra é a qualidade inferior. Não encana muito com isso. Se for fazer curso, faça pelo título, mas estude sozinha.

Minha intuição é alto nível. Na verdade, eu gostaria de fazer mesmo ciência da computação, só que o problema é que na minha cidade não tem nenhuma faculdade, nem pública, nem privada e na cidade mais próxima que tem faculdade, que fica 30min da minha cidade, não tem ciência da computação, só sistemas e engenharia. Aí fui ver o de engenharia e gostei bastante. É uma junção de eletrônica digital com cc, realmente mais voltado pro hardware. Só que eu acho interessante trabalhar com hardware também, AI, robótica, por isso achei bem interessante engenharia

Por que não precisa.
A ideia de um curso superior é para fazer algo mais específico.
Você conhece quantas pessoas que trabalham com instrumentação cirúrgica que fizeram medicina?
E quantos pedreiros que fizeram engenharia civil?