Faculdade de Informática

Bom, vou fazer faculdade de informática, e gostaria de saber, se a fazendo, terei chances de trabalhar na área de programação, ou se só ciência de computação ou desenvolvimento de software vale. O que eu quero dizer, é que se não há uma certa desvalorização quando você tem uma faculdade de informática e deseja trabalhar com programação, com Java por exemplo.

Olá!

Seja bem-vindo ao GUJ! Antes de começar a postar, reserve um tempo para ler esse tópico que te ensina a usar alguns recursos do fórum.

Respondendo à sua pergunta. Acho que não.

O que conta mais é o nome da instituição, não tanto o nome do curso.

Agora, o importante da faculdade não é aprender a programar. É aprender a aprender. Ou seja, entre em contato com técnicas, tecnologias e métodos, entenda como funciona a informática em si. Depois, você usa esse conhecimento para qualquer programa, em qualquer linguagem de programação.

Eu fiquei curioso.
Que raio de “faculdade de informática” é essa a que você se refere?
É curso de tecnólogo (como aqueles cursos antigos que tinham o nome de "tecnólogo em Processamento de Dados)?

Quando você entra na faculdade é mais ou menos a mesma coisa que ocorre quando você vai fazer um curso de Letras (digamos Literatura Inglesa) - você não vai para aprender a programar (assim como você, entrando no curso de Literatura Inglesa, já deveria saber inglês) - isso é uma coisa que você já deveria saber; é para conhecer gente (o QI não é “quociente de inteligência” mas “quem indica” - ou seja, você tem de fazer bastante “networking”), aprender a aprender e outras coisas mais.

Entendi.

Eu já estudo Java a dois anos, mas nunca a pratiquei em um trabalho, digo, em uma empresa.

A faculdade que pretendo fazer é pública e período noturno. Não poderei fazer ciência da computação pois não tenho condições, pois essa universidade não fica na minha cidade, e além disso, terei de trabalhar em estágios para adquirir experiência, e de noite, fazer a faculdade.

Bom, já fiz vários programinhas para pequeníssimas empresas, e com isso, ganhei alguma experiência pessoal (pois os problemas eram muitos e fui aprendendo com o tempo e com tais programinhas), nada mais.

[quote=thingol]Eu fiquei curioso.
Que raio de “faculdade de informática” é essa a que você se refere?
É curso de tecnólogo (como aqueles cursos antigos que tinham o nome de "tecnólogo em Processamento de Dados)?

Quando você entra na faculdade é mais ou menos a mesma coisa que ocorre quando você vai fazer um curso de Letras (digamos Literatura Inglesa) - você não vai para aprender a programar (assim como você, entrando no curso de Literatura Inglesa, já deveria saber inglês) - isso é uma coisa que você já deveria saber; é para conhecer gente (o QI não é “quociente de inteligência” mas “quem indica” - ou seja, você tem de fazer bastante “networking”), aprender a aprender e outras coisas mais. [/quote]

O nome do curso é Informática. E sim, eu sei de tudo isso, mas a minha dúvida só persiste em uma coisa: se no currículo estiver formado em Informática pela faculdade X, um futuro empregador não colocará um pé atrás. E é só essa a dúvida, nada mais, nada menos.

Cara, se eu fosse um empregador, e não conhecesse a grade do seu curso eu ia ficar com um pé atrás sim, apesar de isso não significar que vc não saiba programar, muito pelo contrário, temos muitos exemplos (inclusive aqui no GUJ) de que faculdade pode ser dispensável.

Mas uma dúvida, a grade desse curso inclui algo com programação?

Cara, vou colocar o link aqui, beleza: http://www.pen.uem.br/cursos/inf.htm

Mas aqui deixo um pequeno trecho do link:

[quote]O profissional a ser formado por este curso poderá atuar na área de informática aplicada às mais diversas áreas da ciência e tecnologia, estando, principalmente, apto para atuar em ambientes de desenvolvimento de software.

A graduação pelo curso de Informática possibilitará ao profissional a continuidade de seus estudos em cursos de pós-graduação e, conseqüentemente, a atuação como professor universitário/pesquisador, principalmente na área de Engenharia de Software, a qual é enfatizada e priorizada pelo currículo proposto. [/quote]

Aí, como eu disse, minha dúvida é basicamente essa mesmo, se quando o empregador ver Informática, ele não vai olhar e falar: mas ele não está apto então para programar.

Agradeço pelas ajudas.

Duvidante,

Eu acredito, que um empregador experiente da nossa área não se prende basicamente a uma faculdade. Acredito que se prenda sim, em perceber se o candidato demonstra ter o perfil que ele deseja. E apenas por um curriculo fica realmente dificil. Geralmente o que conta é a entrevista, ou uma prova de “nivelamento” onde o canditato pode mostrar um pouco do sei conhecimento.
Eu particularmente, acho que você deve “entrar de cabeça”, na faculdade e continuar estudando Java, e quem sabe começar a pensar também em tirar certificações, que vão enriquecer o seu curriculo.

Espero ter ajudado.

Você está se referindo ao setor de RH das empresas? Acho é que elas vão pela quantidade de coisas que elas procuram e batem com o seu currículo, assim como onde você se formou, não pela descrição do curso. Quanta gente que trabalha na nossa área e é engenheiro civil, ou físico :stuck_out_tongue:

Não estou conseguindo acessar o site - www.uem.br é a Universidade Estadual de Maringá? Se for, provavelmente seu futuro empregador irá ver que você cursou uma universidade pública, e costuma ser mais difícil você entrar numa universidade pública que numa universidade privada.

Entendi fsquadro. Você poderia me dar apenas uma demonstração de como é a entrevista, se entra prática, e tal. Eu sei que depende da empresa, e vai de cada empresa, e seria impossível dar um padrão, mas pode ser apenas uma pequena demonstração mesmo, digo, se há código e etc.

thingol, acabei de ir conferir, e realmente, o portal da UEM (sim, é Universidade Estadual de Maringá mesmo) está fora do ar, mas daqui a pouco volta. :wink:

Nossa, quanto a citação do engenheiro civil ou físico, eu jamais iria imaginar essa situação. Muito legal.

Então, acho que devo me preparar para tirar umas certificações futuramente.

Duvidante,

É que não existe uma padrão, vai depender muito de empresa para empresa. Algumas vão apenas analisar os curriculos, outras vão fazer uma prova envolvendo conhecimentos de programação, outras vão fazer testes de carater psicológico.

Depende muito de empresa para empresa. Algumas vão levar dar mais importancia ao seu curso superior, outras mais importancia para suas certificações Java.

Não existe uma receita de bolo, mas acredito que conhecimento e aprimoramento nunca são demais, por isso acho que você deve sim fazer a faculdade de informática, e acredito que com certeza conseguirás um lugar como programador (ou quem sabe mais pra frente como analista).

Abraço.

Expondo minha contribuição: sou formado em Tecnologia em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Trabalhei em duas empresas de desenvolvimento de ERP e atualmente trabalho em SP uma empresa desenvolvendo software interno (não, infelizmente não é Java, ainda estou pra achar uma empresa que me permita trabalhar com a linguagem…).

Não sou o dono da verdade, então não vou afirmar, mas não acho que meu título ou onde eu cursei minha faculdade influenciou na minha contratação na atual empresa. O que mais contou foi o fato de eu ser formado, ter experiência anterior como referência e a entrevista.

Acredito que qualquer um pode trabalhar com qualquer linguagem, basta querer, aprender e mostrar que sabe. Mas, como tantos, sou um músico frustrado, hehehehehehe… :shock:

Eu também. :stuck_out_tongue:

Mas o que eu ganhar com o que eu vou fazer, investirei na musicalidade, :lol: .