Faculdade e estudos independentes

Olá galera, eu curso ciência da computação com o objetivo de entrar no ramo de desenvolvimento.
Me deparei com várias materias que não tenho interesse e isso realmente me frusta demais, e reallmente
me pergunto que esse curso é pra mim. Gosto muito de programar mas estou aprendendo ainda.
E as matérias de programação que vi na faculdade ( algoritmo I e POO) cobrem somente o básico de programação mesmo

Alguem tem alguma dica de como eu posso estudar mais a fundo programação para conseguir um estágio bacana?

obs: Eu estou fazendo aula de POO com java, e gostei muito da linguagem mas ja ví c# e python um pouco tambem.
alguma dica pro ramo na programação para jogos? unity tem sido um interesse meu tbm nesses ultimos dias

Que matérias você está cursando que não te interessam? Cálculo? Tem interesse em mudar de curso ou irá concluir esse?

Ciência da Computação é um curso muito bom, mas realmente não é um curso muito focado em programação, mas mais em aspectos teóricos por trás a computação como um todo.

Se seu objetivo é aprender a programar, cursos livres são suficientes para o básico, mas um diploma ajuda muito no seu segundo objetivo, de ter um estágio. Se for mudar de curso, considere análise e desenvolvimento de sistemas.

Para jogos a Unity com C# é uma boa, embora tenha um longo caminho pra pegar as manhas dela. Fora Unity, tem dezenas de frameworks e bibliotecas para várias linguagens, então depende de quanto você quer investir nisso agora, pois é um universo bem vasto.

Abraço.

1 curtida

Então Nilson, matérias que eu nao gostei até agora: Redes de computadores e computação grafica (pode ser pelo professor)
Achei muito massante estas matérias, sou bem tranquilo em relação aos calculos.

Eu tenho essa vontade de trabalhar no exterior e ja me aconselharam a não investir em analise e desenvolvimento porque lá fora é considerado curso tecnico
e que ciencia da computação ia me dar uma base melhor.

Esses tempos eu participei de uma entrevista de estágio onde os entrevistadores viram claramente que eu nao tinha foco por não saber em que investir
Eu ja li e gostei de muitos assuntos e isso me deixou com uma imagem de alguem sem foco. (digo isso pois ja li sobre security, big data, data science e outros assuntos)

Então eu decidi trilhar meus estudos em programação voltado para o ramo do entretenimento ( video games ) por isso falei do unity java e c#
mas fico perdido por ter muitas tecnologias e serem estudadas e praticamente não há nenhum “guia passo passo” de assuntos a serem estudados.

Cara, coisas como estas me fazem pensar seriamente se eu sou o errado ou se há algum problema com a sociedade.
Cursar ciência da computação, engenharia da computação, análise de sistemas para programar?
Faça o curso e tente atuar como cientista da computação, engenheiro ou analista e não como programador. Se quer ser programador, faça um curso técnico, como os da alura, k19 e afins.
Graduação e cursos técnicos vão, invariavelmente, incluir uma porrada de coisas que não irão nos agradar, justamente para preenchimento de currículo. Mas, em determinados momentos, você pode se interessar por um ramo diferente do que imaginou inicialmente. Vai que você decide se dedicar a redes? Ou computação gráfica?
São riscos. Professores bons e ruins você vai ter em todo lugar. Depende mais de ti que deles, na verdade.

2 curtidas

O Luiz comentou acima várias coisas que eu iria acrescentar. Para ser simplesmente programador, a graduação é um caminho, mas não é que indicaria. Cursos técnicos e cursos livres servem bem melhor a esse propósito. Muita gente se perde no curso superior quando vê que é bem mais do que aprender a programar.

Dito isso, Ciência da Computação é um curso bem interessante, ainda mais com seu objetivo de trabalhar no exterior (como está o seu inglês?) e trabalhar com jogos (que usam muitos algoritmos mais complexos). Você ganhará muito fazendo esse curso, mesmo com disciplinas que pareçam desinteressantes a seus objetivos (fundamentos de redes de computadores são essenciais para jogos multiplayer e web, e computação gráfica é praticamente a base dos jogos digitais).

A questão aqui não é simplesmente ter um foco e abraçá-lo pelo resto da vida. Nuam entrevista, o problema não é a ausência de foco, mas convencer o recrutador de que você quer trabalhar ali naquele momento (mesmo que pretenda sair dali em algum tempo). Se você vai numa entrevista para estágio num banco, comentar que seus objetivos incluem “trabalhar com jogos” acaba não pesando a seu favor, pois, basicamente, não é o que o recrutador espera ouvir.

PS: graças a você, descobri que dá pra ver meu nome no meu perfil :smile: . Pode usar meu nickname mesmo.

Abraço.

Sobre isso, temos dois pontos:

• É difícil conseguir conciliar uma carreira profissional com ambições pessoais. Se fosse assim, eu escolheria ser astronauta (mas, nasci no Brasil e tive que começar a trabalhar para sustento). Raras são as pessoas que conseguem fazer o que gostam (a maioria não se dá conta de quanta sorte tem em ganhar para fazer o que gosta).
  • É plenamente possível viver, sem entrar em depressão, trabalhando honestamente para, dentro de um período curto, médio ou longo, rumar para o que se deseja. Quem sabe eu não faço uma faculdade de medicina ainda (segundo sonho)?

Há alguns anos já não existe mais essa de que o vestibular decide tua vida. Uma que você nem tem certeza de terminar o curso quanto mais de atuar na área de estudo. Já conheci muito advogado formado, com OAB que abriu uma hamburgueria e tá feliz.

Se prepare, estude, amplie seus conhecimentos. Saber se portar numa entrevista garante 70% ou mais de possibilidade de ser contratado (o resto é a parte técnica, vestimentas e habilidades testadas nas dinâmicas/provas).
Eu nunca estagiei. Um dos entrevistadores achou que eu fui para a entrevista chapado…
Hoje eu sou safo, sei o que querem ouvir e falo o que eles esperam (menos quando o assunto é o meu salário).

Então, eu ja terminei o cursinho, entendo tudo, só na fala que peco um pouco, nao utilizo com ngm. Na questao da materia de comp. grafica, o professor nao ajudou em nada, mas a materia é interessante.
mas pra isso existe os artistas digitais, eu nao iria nada na parte artistica.

Mas a questão do topico foi qual a dica de vocês? eu continuo na faculdade e compro esses cursinhos de programação? tenho medo de comprar um cursos desses caros e nao me ajudar a conseguir pelomenos um estágio.
e Se conhecem algum bacana podem indicar?

E para programar existem programadores. Por esta lógica, você não pode programar.

Lamento que você não tenha conseguido aproveitar essa disciplina, e lamento mais ainda que tenha gerado a percepção de que computação gráfica é sobre arte. Computação gráfica na computação não é sobre fazer desenhos, é sobre usar algoritmos para obter efeitos visuais diversos, preferencialmente com o melhor desempenho possível.

Pegando um exemplo simples, o Instagram é cheio de filtros diversos, e todos eles nada mais são que algoritmos que alteram a cor dos pixels da imagem. Isso é um dos assuntos que se estuda em computação gráfica, e não se limita à 2D. Muito do que se pensa ser feito diretamente pelos artistas nos jogos não passa de efeitos aplicados em tempo real:

Fonte: https://forums.unrealengine.com/attachment.php?attachmentid=39881&d=1431897337

Fonte: https://txcom2003.files.wordpress.com/2015/12/unity_result.png

A não ser que você esteja bem no começo e o curso seja realmente ruim, eu continuaria fazendo Ciência da Computação. Um diploma de curso superior é praticamente um requisito mínimo hoje em dia, então alguma formação você precisará. E, dados os seus objetivos, é uma formação superior mais completa que outras. Não ignore disciplinas porque você não gosta delas. E não, não dependa só dessa graduação para ser um programador.

Estudar é uma constante, ainda mais na área de computação, então de qualquer forma você estará investindo nisso por uma boa parte da sua vida. Note que há material gratuito aos montes na internet, bons livros (ainda mais que você sabe inglês) e iniciativas como Udemy e Alura, que permitem acesso à cursos antes bem caros e restritos a um preço mais amigável.

Sobre estágios, nada da vida tem garantia. Você precisa continuar tentando, e levar em conta que a economia não está lá essas coisas, e vai se recuperando bem devagar, o que influencia contratações. Não deve estar fácil pra ti, mas também não está pra muita gente (eu incluso :smile: ).

Abraço.

Faculdade e estudos independentes?
R: Sim, em qualquer área e ainda mais se tratando de tecnologia.

Cursos?
R: Alura, são bons e baratos

Estou terminando minha faculdade em Análise e Desenvolvimento de sistemas, e
a partir de conversas com outras pessoas de outros cursos (também de tecnologia) vejo Faculdade como:
• Um Diploma/Título necessário devido a burocracia de contratação
• Um Caminho inicial que te leva a outros caminhos

Muito mais do que um diploma é sua vontade de aprender e evoluir,
hoje estou em um estágio que está me agregando muito valor, mas não teria conseguido se ficasse
só com as aulas da faculdade.

Boa sorte, e conhecimento nunca é demais !

1 curtida

Se você não gosta do curso de forma alguma, talvez realmente não compense continuar nele.

Alura + Coursera + Udacity + Exercism.io dispensam curso qualquer curso superior de computação desde que o foco seja programar.

Sim, CC é um curso aceito no mundo todo. Mas depende do perfil do programador e também da empresa. Nem todas as empresas pedem diploma, basta ter boa experiência, provar com projetos no Github e também provar nos assignments técnicos nas entrevistas. Por isso aquele combo que passei é determinante, pois com boa base de lógica, algoritmos, estruturas de dados e muito treino, as chances de conseguir entrar numa boa empresa no exterior são maiores.

Mas primeiro, o foco é aprender. Se preocupe com experiências internacionais depois, isto vem com o tempo. Muitos querem entrar na área pra trabalhar no exterior mas depois percebem que pra trabalhar no exterior precisa primeiro trabalhar e adquirir boa experiência no Brasil, a não ser que tenha um golpe de sorte. Às vezes com muita sede ao pote e aquele vontade louca de sair do País por conta do clima atual, acaba não conseguindo nem um, nem outro.

Nós te entendemos, realmente é muito fácil perder o foco, ficando perdido nessa sopa de letrinhas. Mas minha dica de 2 centavos é: dane-se toda essa sopa de letrinhas, não se preocupe com ela. Se você ficar preocupado em aprender o trending vai ficar totalmente perdido e ao fim de alguns meses não terá tido uma boa evolução.

Foque em aprender algoritmos, estrutura de dados e aplicar isto em uma ou mais linguagens de programação, se possível ao mesmo tempo. Nada te impede de aprender 2 ao mesmo tempo, basta ter dedicação. No final das contas até ajuda, exercitar aquele grande músculo que fica dentro da caixa craniana é primordial.

E de novo, sites como exercism.io ajudam muito nisto, a praticar algoritmos e linguagens de programação diversas desde o primeiro dia, de graça, no conforto do sofá. O bom dele é que dá pra aplicar o mesmo exercício em linguagens de programação diferentes, por exemplo você resolve uma busca binária em Java, já sabe a lógica e tal, pode ver código de outras pessoas pra comparar com o teu e aprender, daí também pode pegar esse exercício e resolver em outra linguagem como Python por exemplo, ou C#, Haskell, o que quiser…

EDIT:

A propósito, acabei de ver isto numa descrição de vaga na Europa:

• Expert knowledge in programming high-performance, server-side code in Scala and/or Java.
  • Strong coding skills and Computer Science fundamentals.
  • Experience with modern distributed systems platforms such as Akka, ZeroMQ, Kafka, Storm is valued.
  • Experience with SQL and NoSQL databases and distributed computing platforms (such as Hadoop) is valued.
  • Contributions to OSS projects are highly valued.
  • MSc degree in Computer Science, or a similar technical degree, is required.

Ou seja, no caso pedem até mestrado ou equivalente, embora não é regra como disse. Vai de cada empresa e em alguns casos o diploma em CC conta muito sim.