Galera, gostaria da opinião de vocês na seguinte questão: atualmente curso engenharia de software numa universidade privada (https://www.univates.br/graduacao/engenharia-de-software). Infelizmente não consigo fazer mais que quatro matérias por semestre. Desta forma, demorarei entre 7 e 8 anos pra me formar. A minha dúvida é: sigo neste curso mesmo demorando todo este tempo para me formar, mas estudando mais aspectos da computação ou troco para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas (http://www.upf.br/Iceg/curso/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas), o qual eu me formaria em 3 anos, porém com uma bagagem menor?
OBS: eu já sei que eu quero seguir a minha carreira como programador. Inclusive, já trabalho com isto há cerca de 1 ano.
OBS 2: o meu maior medo em relação ao curso de análise e dev. de sistemas é ser um profissional limitado e com pouca bagagem.
Se você for formador em tecnólogo de analise desenvolvimento de sistema as universidades federais não conhecerão seu diploma para fazer o mestrado, somente aceitam cursos de 4 anos.
Também vale pensar no seguinte: você tem pretensão de sair do Brasil ou conseguir um trabalho remoto (Alemanha - Brasil por exemplo)?
Muitos países não reconhecem formação de tecnólogo. Claro que esse assunto já é bem mais complexo, existem meios e “meios”, mas de uma forma bem resumida é isso.
eu me formei tecnologo pela Gama Filho. hoje eu lamento esta decisão.
trabalhar e estudar é punk, é pesado, é dificil, exige dedicação, etc.
se vc pode se formar em uma universidade boa, fazendo um curso normal de 4 anos, vai fundo.
se vc não pode, beleza, vc vai ter que aprender umas coisas por fora, normal. porém em alguns aspectos da sua vida isso vai pesar. vai ter consequencias. uma ou duas portas vão se fechar pra vc.
se vc esta ciente disso, beleza. nada impede de vc mudar de ideia. Agora vc quer estudar 7 anos, ano que vem vc so quer um canudo, depois muda de novo, etc.
o que eu indico:
estude ingles. bem. consiga conversar no skype com gringos.
compre livros atuais e saiba o que rola na tecnologia hoje ( eu ando tao desatualizado que nao sei patavinas de react/ ember/ Angular / javascript 7/ etc - eu parei no jQuery ). livros classicos tb valem a pena.
seja curioso e instale tudo, programe tudo, fuçe bastante.
eu daria preferencia para usar linux. se vc tem medo, compra um PC velho e instala. faça a sua rede em casa. crie o seu dominio. tenha um email com seu nome, etc. nessa brincadeira vc vai aprender 20 coisas diferentes.
tenha amigos programadores
existem cursos online como Alura e Coursera que valem a pena.
vc pode ficar 20 anos fazendo “PHPzão” e pagando as contas honestamente. mas um pouco mais de estudo te prepara pra coisas como Data Science, Machine Learning, DevOps, Agile, Mobile, etc. uma coisa não anula a outra.
Gostei da tua resposta, @peczenyj ! O meu maior medo em relação ao bacharelado é a demora para completar o curso, entende? Mas claro, tenho ciência de que um curso de bacharelado tem uma carga bem maior, pois abrange mais áreas e se aprofunda mais em alguma(s) delas. O curso tem duração mínima de 5 anos, acredito que se eu me esforçar muito, consigo me formar em 6 anos. Acho que vale a pena, né?
OBS: eu já utilizo linux há cerca de 1 ano e meio.
se vc se esforçar mais x tempos e y dinheiros e conseguir um diploma maior, isso vai te prejudicar muito? tipo essa grana vai fazer total falta pra vc? esse tempo vai te deixar longe dos filhos? vc vai correr o risco de ser assaltado e morrer?
agora, se vc se poupar e fazer uma faculdade mais curta, que vantagem vc tem? pq se um dia vc precisar daquele diploma q vc abriu mão vai ser dificil correr atras, agora se vc estiver fazendo a faculdade mais longa, ta chato mas a gente toma um café quente, baixa a cabeça e estuda. é uma questão de momento
por fim: tua empresa não pode dar uma ajudinha tipo pagar uma % ? as vezes rola pois ao final vc vai ser um profissional melhor. não custa perguntar pro teu chefe.