Faculdades, Instituições, o que pesa na escolha?

Bom, pessoal, esse é meu primeiro tópico no fórum.
De fato eu lamento que seja por um motivo != java.

Então… eu faço BIofísica na UFRJ, pelo menos fazia, quando comecei a estudar algumas muitas matérias de Informática:
Algorítmos;
Arquitetura de SO;
Estrutura de Dados;
Bioinformática…

Estudar essas matérias me fez abrir meus horizontes para a programação, e gostei MUITO!! Tanto que comecei a trabalhar com isso num estágio, e então decidi por trancar minha matrícula e entrar num curso/graduação ligado à informática, e mais ainda a Desenvolvimento de Software, ou Engenharia de Software.

Pesquisei, pesquisei e achei quatro nomes de instituições que me chamaram a atenção:
Instituto Infnet -Graduação em Engenharia de Computação ou Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Software;
PUC-Rio - Engenharia de Computação;
UFRJ - Engenharia de Computação e Informática;
Estácio de Sá - ADS ou T.I.;

No fim, o que mais pesa na minha decisão é o dinheiro que vou gastar(custo benefício, na verdade, pq pra todo gasto existe FIES =D) e o enfoque que a Instituição dá ao ensino, e claro a qualidade de ensino, mas, como aprendi em alguns períodos na UFRJ, isso depende 60% do aluno e 40% do professor.

Por isso, queria saber as opiniões de vocês sobre esses cursos. Eu gostei muito da Infnet pelo enfoque que ela dá diretamente no Mercado de Trabalho, mas também olhei com outros olhos para a PUC por causa do apoio que eles dão a GameDev e pela formação mais completa. Já para a UFRJ… cansei dela, mas se for a única opção…

Bom, se puderem me ajudar, fico grato desde já!! =)
Abraços

Sinceramente, Não se prenda aonde você estuda. mas sim se esforce em aprender
e ser curioso sobre tudo sobre os projetos.

Se você tiver curiosidade e vontade de aprender qualquer faculdade servirá para você.

Mas o melhor curso que tem coisas mais avançadas é sem sombras de dúvidas Engenharia da computação.

Se está cansado da UFRJ e tiver condições financeiras, eu optaria pela PUC-Rio.

Muito obrigado aos dois pela resposta.
Bom, eu sempre tive um pensamento bem semelhante ao do jonhy quest. Eu acho que quem faz o profissional no futuro é o aluno. Não adianta ter das melhores faculdades e no final não estudar porcaria nenhuma. Vi muito isso na UFRJ…
Gente colando em TODAS as matérias, e se vc pergunta qualquer coisa depois, a resposta é sempre a mesma: “Esqueci.”

Gostaria eu de entrar pra PUC, mas ainda assim, acho muito cara para o que é.

No entanto. ainda assim acho que devo considerar as três, entro na Infnet no inicio de Julho, se não gostar eu saio. =)

Valeu pela resposta.

Eu faço ADS aqui em BH. O curso é muito bom. Voltado a programação mesmo.

Jovem,

Atualmente sou professor de duas grandes universidades uma delas pública e outra privada. Essa é uma questão muito delicada, afinal decide o começo de uma carreira. Procure uma faculdade séria e com uma boa grade horária e máterias coerentes, procure bastante na internet sobre a faculdade e opinião de alunos e ex-alunos. Se possível agende uma visita na faculdade para conhecer suas instalações bem como alguns professores, converse com os professores sobre a máteria que o mesmo ministra.

Em posse dessas informações verifique possíveis trabalhos dos professores e da faculdade para a comunidade é mercado de trabalho.

Abs,

[quote=Kanin Dragon]Jovem,

Atualmente sou professor de duas grandes universidades uma delas pública e outra privada. Essa é uma questão muito delicada, afinal decide o começo de uma carreira. Procure uma faculdade séria e com uma boa grade horária e máterias coerentes, procure bastante na internet sobre a faculdade e opinião de alunos e ex-alunos. Se possível agende uma visita na faculdade para conhecer suas instalações bem como alguns professores, converse com os professores sobre a máteria que o mesmo ministra.

Em posse dessas informações verifique possíveis trabalhos dos professores e da faculdade para a comunidade é mercado de trabalho.

Abs,[/quote]

Como eu queria ter tido essa mentalidade quando comecei… Infelizmente na época, eu mal sabia no que tava me metendo… fiz SI por causa da falsa idéia de que a “informática” dava dinheiro…

Cara, aproveite a opnião do Kanin e faça tudo o que o mesmo lhe falou… Verifique Projetos, conheça a fama dos Professores e faça a escolha com fundamento… Aí não serás mais um daqueles que pensam que a faculdade vai resolver seus problemas e sim um dos que querem fazer a diferença…

Abs []

Novamente obrigado pela atenção.

Realmente essa é uma tarefa difícil.
Eu estou me matriculando na Infnet pois achei a Grade deles bem prática.
Eu tive a opção de mudança de curso na UFRJ, mas recusei.
Estou realmente muito inclinado à PUC também, talvez eu até peça transferência se não gostar do Curso da Infnet, ou se ver algum podre. Sinceramente, eu não ligo muito pra professor sem atenção ao aluno, instituição ausente e etc, tive minha cota disso na UFRJ, e como costumo dizer, quem faz o aprendizado é o aluno. Mas… o mercado de trabalho, infelizmente não pensa como eu, então, eu não queria um curso que “esculhambasse” meu currículo.

Bom, pelo que tenho visto e ouvido, a Infnet é bem recomendada e vista por seus cursos, ou pela maioria deles. Mas, empregadores sempre dão prioridade pra algumas Instituições.

No mais, people, muito obrigado pela ajuda.
Bom ter um fórum com pessoas legais e dispostas a ajudar!! =]

@n4ndoz

Cara, já tives muitas experiências com a PUC-Rio e as instituições de tecnologia ligadas a ela (Genesis, Tecgraf, empresas incubadas, …) se você tem dinheiro para pagar a PUC e mora em lugar que lhe permite ir sempre a Gávea sem passar horas e horas no trânsito, a melhor coisa que você pode fazer é ir pra lá.

Recomendo que você faça também Engenharia da Comutação ao invéz de Informática (Ciência da Computação). O curso é excelente, apesar do tedioso ciclo básico de engenharia (como você vem da física, provavelmente vai ter equivalência numa penca de coisas), o programa de pós graduação é imbátivel aqui no Rio e, além de tudo, tem uma porrada de projetos muito maneiros rolando, provavelmente coisas que você nem imagina que rolem no Brasil.

Eu vim da UFRJ também - que tem lá seus méritos - mas eu bato palmas pra PUC. Muito melhor que o Fundão.

Acho que a Infnet tem outro perfil… talvez mais mercado, talvez com menos acesso ao tipo de projeto que você tem chance de participar na PUC. Eu mexi por lá com aprendizado de máquina, visualização científica com OpenGL, processamento de imagens e mais uma penca de coisas pesadas que você talvez tenha pouca chance de ter acesso em ambientes mais ligados ao desenvolvimento de software corporativo.

@barba_rio

Brother, o pior é que nem vou matar matérias com a Biofísica!! =(
Até agora só passei Cálculo 1(que na Biofísica se chama “Mátodos MAtemáticos aplicados à Biologia 1”), Física 1, Algorítmos(em Python oO), Estrutura de Dados e Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Mas é isso, brother, como eu falei, se eu não gostar da Infnet, eu peço transferência ou faço o vestibular que não é lá tããão difícil.
Te falar que pesquisa não me atrái mais. Eu já tive minha cota trabalhando com Biologia Molecular e Metagenômica!! hauhuahuahA

De todo modo, valeuzão pela ajuda, bro.
Abraço

Ao avaliarmos uma instituição de ensino, devemos levar em conta não somente o nome da mesma, mas a imagem que tem no mercado, bem como o ambiente proporcinado ao aluno. Um bom ambiente, permite a troca de informações, surgimento de novas idéias, formulaçãos de novas hipóteses / teorias.