Eu vi a apresentação em ppt, mas mesmo assim não concordo e pronto, li todo o tópico e continuei com a minha antiga opinião.
Não vou postar mais nesse tópico.
Eu vi a apresentação em ppt, mas mesmo assim não concordo e pronto, li todo o tópico e continuei com a minha antiga opinião.
Não vou postar mais nesse tópico.
[quote=pcalcado neste mesmo tópico]Antes de mais nada existem apresentações do Jim Webber disponíveis online…
[/quote]
Dei uma olhada nas palestras. Concordo com o que ele falou. Minha dúvida é apenas uma: ESB te dá comunicação assíncrona e por consequencia loose coupling e fault tolerance. Posso não ter captado alguma coisa, mas a solução proposta é aceitar o spagetti (ok) e fazer comunicação síncrona entre as partes (não sei).
Concordo que ESB é um monstro que devemos evitar, mas comunicação assíncrona muitas vezes é a solução mais prudente num grande sistema de missão crítica. Pelo menos no sistema que eu trabalhei não consigo imaginar qualquer outra coisa a não ser mensagens assíncronas.
[quote=saoj]Dei uma olhada nas palestras. Concordo com o que ele falou. Minha dúvida é apenas uma: ESB te dá comunicação assíncrona e por consequencia loose coupling e fault tolerance. Posso não ter captado alguma coisa, mas a solução proposta é aceitar o spagetti (ok) e fazer comunicação síncrona entre as partes (não sei).
Concordo que ESB é um monstro que devemos evitar, mas comunicação assíncrona muitas vezes é a solução mais prudente num grande sistema de missão crítica. Pelo menos no sistema que eu trabalhei não consigo imaginar qualquer outra coisa a não ser mensagens assíncronas.[/quote]
Entendo onde você quer chegar, mas acho que está indo pelo caminho errado. ESBs te dá todo tipo de comunicação, não só assíncrona. E comunicação assíncrona pode ser obtida através da modelagem de workflows assíncronos, mesmo que utilizando um protocolo sincrono como HTTP. Curiosamente achei a apresentação boa por lançar alguma luz justamente nessa questão de como usar a Web para situações assíncronas.
Mais informações sobre workflows em REST, modelando o sistema do starbucks:
Só um adendo, como não vi ninguém postando aqui ainda, o pessoal da Locaweb gravou um vídeo com alguns relatos sobre as palestras: