Vamos lá:
1 - Fale que Java é a escolha número 1 do mercado para grandes empresas e instituições. Vide o programa de imposto de renda feito em Java.
2 - Fale que a estrutura que o Java provê não impacta nas configurações das estações, que o problema de dll, que afetam inclusive servidores não existiria nesta plataforma.
3 - Fale na estabilidade, servidores JEE são robustos e bem configurados tem um uptime superior. ( Você pode achar referências disto no google)
4 - Fale da performance do Java, programas feitos em Java tem performance no minimo parecidas com sistemas em C, sem a complicação do C. ( Você pode achar referências disto no google)
5 - Mostre aos desenvolvedores que eles terão uma chance de se atualizar com uma tecnologia de ponta, deixe claro que irá ocorrer treinamentos, palestras, mentorização. (Recomendo consultar seu gerente para isso
6 - Mostre que sistemas irão seguir um padrão definidos pela área de arquitetura da empresa ou algo do gênero, assim todos os sistemas serão parecidos, ou seja, qualquer um meche no código (os gerentes adoram isso)
7 - Fale sobre o suporte do Java a transações, acesso simplificado a todos os bancos de dados conhecidos pelo mercado, atualizações, escalonamento de servidores que seguem uma especificação, sendo assim, qualquer servidor que esteja “compliance” com a especificação irá atender a empresa( existem servidores pagos e free). Fale de cluster, acesso remoto nativo a outros sistemas da empresa utilizando EJB, fale sobre a separação real de camadas, deixe claro o conceito de que você pode mandar apenas o módulo de negócio para uma fábrica de software ou apenaso módulo Web.
8 - Fale do suporte Java para aplicações desktop, móveis, aplicações do legado da empresa que foram feitas em fox pro, visual basic, delphi, centura, access. Diga que estas aplicações não precisam ser reescritas, que podem se beneficiar dos novos sistemas.
9 - Fale que o Gastner apresenta a plataforma Java em um nível de maturidade ( referências google).
10 - Fale das milhares de referências sobre Java na internet, que muita coisa já foi escrita e pode ser aproveitada e grátis (frameworks como o quartz para agendamento de aplicações assincronas, Jasper para geração de relatórios no mesmo estilo do Crystal Reports, jexcelapi para ler/escrever planilhas e muitas outras).
E se possível contrate um arquiteto para organizar o kick-off do Java na empresa, se você não tem experiência contrate um mentor, este em pouco tempo pode deixar a casa arrumada e diminuir o custo total da migração de tecnologias.
Bem. foi o que lembrei agora, tem muito mais coisa, mas eu estou cansado, quem sabe o pessoal pode completar a lista ?
[]'s