ao invés de vir aqui e enrolar o povo… perguntando como fazer, dizendo que eu estou estudando… vou direto ao assunto…
tenho um trabalho de faculdade para entregar hoje (em Assembly), só que não consegui nem fazer o algorítmo em portugues, nem C, nem Java… ou seja… minha lógica foi pouca para o programa, hehehehe
O problema é o seguinte… preciso fazer um programa que faça uma potenciação. “Ah… isso é facil”, foi oque muita gente deve ter pensado e até já começou a escrever o código… mas agora vem oque eu estou me batendo… preciso que seja só utilizando soma e subtração, não posso utilizar nenhuma multiplicação. Se eu quiser fazer 3 * 3, tenho que fazer 3 + 3 + 3.
Faça uma série de loops encadeados. Ou melhor, no primeiro verifique qual é o número do expoente. Caso seja cinco faço um loop cinco vezes. Dentro deste loop você tem outro que verifica qual o valor da base e soma a si mesma o seu valor tantas vezes quanto for o seu valor.
Algo assim…
[code]int base = 10;
int expoente = 3;
int result = 0;
for(int x = 0; x < expoente; int++){
for(int y = 1; y < base; int++){
result = result + base;
}
}[/code]
Não testei isso… deve ter erros, inclusive alguma coisa de lógica no segundo loop…
Poste o problema na integra… só com essas informações não dá para focar no problema… e vai gerar varias opniões diferentes que talvez não sirva para a resolução da mesma…
public class Potencia{
public static void main(String []args){
String b,e;
try{
BufferedReader in = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));
System.out.println(“Digite base”);
b=in.readLine();
int x=Integer.parseInt(b);
System.out.println(“Digite expoente”);
e=in.readLine();
int y=Integer.parseInt(e);
}//fim do main
public static int expo(int base,int expoente){
if(expoente==0)
return 1;
else
if(expoente==1)
return base;
else
return base * expo(base,expoente-1);
}//fim expo
}//fim de potencia[/code]
Só para comparar,o mesmo exemplo em Haskell:
expo :: Int->Int->Int
expo b e
| e == 0 = 1
| e == 1 = b