[quote=rmendes08][quote=kicolobo]Observo algo muito pior.
Quanto mais qualificado o sujeito menos oportunidades de emprego aparecem.
Imagine que você acabou de tirar o seu mestrado: não é raro ver alguém do RH sequer te chamando para conversar por imaginar que seu salário será “alto demais”.
E ainda pior: tirou doutorado? Ok: sua vida será apenas acadêmica, porque o mito de que seu salário é “alto demais” fica ainda mais evidente.
De onde tirei isto? Da pura e simples conversa de boteco que tenho com o pessoal que trabalha no RH das empresas e também do contato com diversos amigos que passam exatamente por esta situação.
E sabem o que foi que também já observei, e isto graças à minha pesquisa sobre assédio moral em fábricas de software (http://www.itexto.net/devkico/?cat=63) ? Quanto mais qualificado o profissional, maior é a probabilidade deste sofrer assédio nas empresas no seu período inicial dentro destas devido a competição interna.
[/quote]
De fato! É a situação diametralmente oposta do que eu coloquei. Se por um lado sobram vagas para as quais seriam suficientes profissionais com um nível técnico, por outro lado, faltam vagas para quem se especializa em tecnologia (e não em ferramentas). E isso nada mais é do que reflexo do mercado brasileiro, pois aqui só se faz software commoditie, salvo alguns centros de pesquisa, como Campinas, São Carlos, Recife, etc… O que eu observo também, é que não é interessante para o mercado brasileiro de software inovar na engenharia de software, é um mercado medíocre. Aqui, o empresário médio de TI quer mesmo cada vez mais estagiários fazendo CRUD na mão, pois eles não vendem software, vendem “homens-hora”. E quanto mais gente, mais inchado for o processo, melhor. Porque aí, pode-se cobrar mais, pagando sempre salário de fome para esses funcionários (mais-valia?).
[/quote]
Bem observado isto. Na realidade, se você olhar com muita atenção, começa a entender melhor o grande porquê de tanta gente AMAR ponto de função.
Por que com isto seu cliente não entende porra nenhuma (nem programador entende aquele negócio direito) e com isto consegue vender mais homem hora.