Fase de transição: mudando de [Linguagem Atual] para Java

Olá a todos… procurei no fórum sobre este tema, mas não consegui encontrar nenhum topico relevante.

Sou programador Delphi há quase 6 anos e estou decidido a mudar de tecnologia de desenvolvimento e depois de algum tempo de análise decidi optar por Java.
Gostaria de saber do pessoal que trabalhava com outra linguagem como foi o processo de transição, principalmente para conseguir o primeiro emprego e ainda assim manter um nível de salário adequado para conseguir se manter. Digo isso pois, no meu caso, não dá pra chutar o balde assim com tanta força rsrsrs, tem que comprar o leitinho do menino.

Gostira de saber, também, como ganhar experiência prática com Java. Seria interessante desenvolver um tipo de Sistema Portifólio? Pois não tenho experiência prática REAL com Java ferramentas e frameworks, então seria uma forma de demonstrar conhecimento prático. Participação em projetos open-source ajuda no mercado atual, na região de São Paulo?

Prá quem já esteve na mesma situação, como foi sua transição? A experiência anterior como desenvolvedor ajudou ou atrapalhou?

Abraços e muito obrigado!

Existe algum outro jeito?

Você deve começar a estudar a linguagem Java. Eu, geralmente, pego um bom livro sobre o assunto e sigo. Então, dou uma olhada nos principais frameworks que o pessoal tem utilizado, e começo a pesquisar também.

É uma boa você tentar montar uma pequena aplicação web. Uma dica que eu dou (eu também vim do Delphi, mas fiz a transição há uns 10 anos) é você esquecer que os componentes prontos do Delphi existem. Em Java, eles são muito diferentes.

Finalmente, se você não usa, é bom você reforçar seus conhecimentos em orientação à objetos. Isso vai melhorar não só sua qualidade como programador Java, como programador Delphi também.

Participação em projeto open source ajuda. Mas não é um bom local para se aprender uma tecnologia, e sim, para mostrar que você já conhece bem uma.

Olá ViniGodoy, obrigado pela resposta.

É bom saber que estou no caminho certo. Estou lendo o livro de certificação SCJP 6, pois apesar de já conhecer um pouco da linguagem, alguns detalhes sempre passam despercebidos, e pelo vi, neste livro há um grau de detalhe interessante.

Sobre os frameworks, eu conheço um pouco do Hibernate, que usei na minha monografia. Mas nenhum projeto real.

Penso na seguinte rota de estudos:

-> Java em si, com o livro pra SCJP e algum outro como Core Java;
-> Java para Web, dei uma foleada no livro Head Fist Servlets e JSP. Também aprender algum framework Web (JSF, Spring MVC);
-> Persistência: Hibernate e JPA;

Com isso e uma aplicação desenvolvida, será que dá pra encarar uma entrevista de emprego?

Com relação à OO: no meu trabalho atual, o uso de OO não é tão forte. Porém tenho me esforçado para aprimorar meus conhecimentos/conceitos em OO, que inclusive já coloquei em prática no trabalho e com muito sucesso.

Obrigado!

Sim, padrões de projeto e refatoração são dois assuntos que você deve se inteirar bem. Não só para o Java, ou para o caso dessa transição, mas te será útil para o Delphi também e em toda sua vida profissional.

Quando eu trabalhava em Delphi, usavamos OO muito fortemente. Infelizmente na época não existiam bons frameworks de mapeamento objeto relacional como o hibernate, e acabamos tendo que fazer a persistência dentro das próprias classes de negócio.

Minhas dicas:

1. OOP - Nem vou comentar, tem que saber / estudar; independente da linguagem. Considere UML em seus estudos.

2. Estude muito bem: Java, JSP, JavaScript, CSS, Servlet, HTML, Webserver (Tomcat ou Jetty ), SQL, Padrões J2EE, Swing.

3. Metodologias àgeis - Mas não se torne fanático.

Não considerei os frameworks (Struts, JSF, hibernate, Flex) no momento pensando na sua primeira oportunidade.

Certamente aquele projeto considerado “antigo” por muitos, porem feito em java utilizando JSP, JavaScript, HTML e que pouca gente gostaria de trabalhar nele podera lhe conceder uma oportunidade de trabalho inicial com uma remuneração provavelmente equivalente a sua atualmente. Resumindo…a grande maioria quer trabalhar com frameworks considerados de ponta fazendo com que os projetos mais antigos fiquem com “carência” de profissionais.

Quando vc tiver mais experiência e mais segurança tente oportunidades mais ousadas.

Talvez eu esteja errado, mesmo assim fica ai o meu toque.

flws

[quote=fantomas]Minhas dicas:

1. OOP - Nem vou comentar, tem que saber / estudar; independente da linguagem. Considere UML em seus estudos.

2. Estude muito bem: Java, JSP, JavaScript, CSS, Servlet, HTML, Webserver (Tomcat ou Jetty ), SQL, Padrões J2EE, Swing.

3. Metodologias àgeis - Mas não se torne fanático.

Não considerei os frameworks (Struts, JSF, hibernate, Flex) no momento pensando na sua primeira oportunidade.

Certamente aquele projeto considerado “antigo” por muitos, porem feito em java utilizando JSP, JavaScript, HTML e que pouca gente gostaria de trabalhar nele podera lhe conceder uma oportunidade de trabalho inicial com uma remuneração provavelmente equivalente a sua atualmente. Resumindo…a grande maioria quer trabalhar com frameworks considerados de ponta fazendo com que os projetos mais antigos fiquem com “carência” de profissionais.

Quando vc tiver mais experiência e mais segurança tente oportunidades mais ousadas.

Talvez eu esteja errado, mesmo assim fica ai o meu toque.

flws[/quote]

Olá fantomas…

realmente, o que você disse faz muito sentido: os projetos “legados” e que com certeza não serão tão facilmente refeitos / adaptados para novas tecnologias e frameworks tendem a ter uma carência de profissionais.

Muito obrigado pela dica!

Abraços

O jeito mais fácil de você mudar de Delphi pra Java é você trabalhar numa empresa que tem projetos em Delphi e em Java e tentar entrar num projeto em Java dentro da empresa.

Eu nunca ouvi falar em alguém que tinha zero de experiência prática em Java mas tinha experiência em Delphi conseguir do nada um emprego pra trabalhar com Java, mas já vi casos de pessoas que trabalhavam numa empresa que tinha projetos em diferentes linguagens em conseguir migrar de linguagem mudando de projetos dentro de uma mesma empresa e só depois de adquirirem experiência em Java conseguiram uma oportunidade pra trabalhar com Java em outra empresa.

Não digo que é impossível conseguir uma oportunidade de trabalhar com Java só tendo experiência com Delphi, mas eu acho muito mais difícil, o mercado não esta tão escasso assim, não é tão difícil achar um programador Java experiênte e é claro que a empresa vai preferir contratar um programador com mais experiência em Java do que contratar um programador Delphi e ter que treinar/“pagar” a curva de aprendizado.

[quote=Rubem Azenha]O jeito mais fácil de você mudar de Delphi pra Java é você trabalhar numa empresa que tem projetos em Delphi e em Java e tentar entrar num projeto em Java dentro da empresa.

Eu nunca ouvi falar em alguém que tinha zero de experiência prática em Java mas tinha experiência em Delphi conseguir do nada um emprego pra trabalhar com Java, mas já vi casos de pessoas que trabalhavam numa empresa que tinha projetos em diferentes linguagens em conseguir migrar de linguagem mudando de projetos dentro de uma mesma empresa e só depois de adquirirem experiência em Java conseguiram uma oportunidade pra trabalhar com Java em outra empresa.

Não digo que é impossível conseguir uma oportunidade de trabalhar com Java só tendo experiência com Delphi, mas eu acho muito mais difícil, o mercado não esta tão escasso assim, não é tão difícil achar um programador Java experiênte e é claro que a empresa vai preferir contratar um programador com mais experiência em Java do que contratar um programador Delphi e ter que treinar/“pagar” a curva de aprendizado.[/quote]
Então você não me conheceu. Não vim do Delphi, vim de várias coisas, mas trabalhava mesmo é com Linux. Arrumei emprego com Java depois de estudar livros e mais livros, 0 de experiência. O mercado tem 1 problema apenas: pessoas que fazem o básico em empresas e acham que manjam muito. Vejo isso onde estou. Tem muito cara superficial que diz ter trabalhado em projeto internacional com 2 anos de experiência. Na hora do aperto, vemos o quanto sabem de verdade.
Se o cara é esforçado, está disposto a perder dias e noites estudando e acabando com sua mente até entrar cada centímetro de informações e colocá-las em prática através de pet projects, vai conseguir.

[quote=djemacao][quote=Rubem Azenha]O jeito mais fácil de você mudar de Delphi pra Java é você trabalhar numa empresa que tem projetos em Delphi e em Java e tentar entrar num projeto em Java dentro da empresa.

[/quote]
Então você não me conheceu. Não vim do Delphi, vim de várias coisas, mas trabalhava mesmo é com Linux. Arrumei emprego com Java depois de estudar livros e mais livros, 0 de experiência. O mercado tem 1 problema apenas: pessoas que fazem o básico em empresas e acham que manjam muito. Vejo isso onde estou. Tem muito cara superficial que diz ter trabalhado em projeto internacional com 2 anos de experiência. Na hora do aperto, vemos o quanto sabem de verdade.
Se o cara é esforçado, está disposto a perder dias e noites estudando e acabando com sua mente até entrar cada centímetro de informações e colocá-las em prática através de pet projects, vai conseguir.[/quote]

Valeu o apoio djemacao! É legal saber que outras pessoas já estiveram bem na mesma situação. É como você disse: cair de cabeça nos livros, desenvolver “pet projects”.
Novamente, valeu o apoio!