Fase de transição: mudando de [Linguagem Atual] para Java

Olá a todos… procurei no fórum sobre este tema, mas não consegui encontrar nenhum topico relevante.

Sou programador Delphi há quase 6 anos e estou decidido a mudar de tecnologia de desenvolvimento e depois de algum tempo de análise decidi optar por Java.
Gostaria de saber do pessoal que trabalhava com outra linguagem como foi o processo de transição, principalmente para conseguir o primeiro emprego e ainda assim manter um nível de salário adequado para conseguir se manter. Digo isso pois, no meu caso, não dá pra chutar o balde assim com tanta força rsrsrs, tem que comprar o leitinho do menino.

Gostira de saber, também, como ganhar experiência prática com Java. Seria interessante desenvolver um tipo de Sistema Portifólio? Pois não tenho experiência prática REAL com Java ferramentas e frameworks, então seria uma forma de demonstrar conhecimento prático. Participação em projetos open-source ajuda no mercado atual, na região de São Paulo?

Prá quem já esteve na mesma situação, como foi sua transição? A experiência anterior como desenvolvedor ajudou ou atrapalhou?

Abraços e muito obrigado!

Existe algum outro jeito?

Você deve começar a estudar a linguagem Java. Eu, geralmente, pego um bom livro sobre o assunto e sigo. Então, dou uma olhada nos principais frameworks que o pessoal tem utilizado, e começo a pesquisar também.

É uma boa você tentar montar uma pequena aplicação web. Uma dica que eu dou (eu também vim do Delphi, mas fiz a transição há uns 10 anos) é você esquecer que os componentes prontos do Delphi existem. Em Java, eles são muito diferentes.

Finalmente, se você não usa, é bom você reforçar seus conhecimentos em orientação à objetos. Isso vai melhorar não só sua qualidade como programador Java, como programador Delphi também.

Participação em projeto open source ajuda. Mas não é um bom local para se aprender uma tecnologia, e sim, para mostrar que você já conhece bem uma.