- Suporte a RegEx direto na linguagem como perl.
if (s =~ /^aqui$/) {
System.out.println("MATCH");
}
- Suporte a retorno composto, tb como perl.
(int x, int y) = getPoint();
if (s =~ /^aqui$/) {
System.out.println("MATCH");
}
o primeiro acho melhor como ja é hoje em java
if("aqui$".matches(s)){
}
retorno composto eu não acho muito legal não, mas acho que isto é meio que questão de gosto só
Regex direto na linguagem não. PELO AMOR DE DEUS, não! Só vai aumentar a quantidade de código write-only, assim como Perl. É uma complicação que a linguagem não precisa.
Retorno composto eu não vejo muita utilidade. Adicionar uma feature na linguagem pra economizar 2 linhas de código? (Ou tem alguma vantagem nisso além disso que eu não tou vendo?)
Suporte a tuplas e tipos primitivos compostos seria bem legal.
tipos primitivos compostos seria legal, mas não acho assim necessário
mas o que são tuplas?
[quote=urubatan]tipos primitivos compostos seria legal, mas não acho assim necessário
mas o que são tuplas?[/quote]
[quote=Wikipedia]Using this definition, (1,2,2) would be
(1,(2,(2,()))) = (1,(2, {{2}, {2, ∅}} )) = (1, {{2}, {2, {{2}, {2, ∅}}}} ) = {{1}, {1, {{2}, {2, {{2}, {2, ∅}}}}}} [/quote]
Medo :shock:
É quase a mesma coisa que o “retorno composto”
Mas não é nada que uma classe Tuple (de preferência definida em java.util ou java.lang, para não ter uma multidão de implementações independentes) não resolva.
No C++ (Standard Template Library) existe o template pair<> que é usado a torto e a direito. Esse pair<> é aproximadamente equivalente a:
class Pair<T, U> {
public T first;
public U second;
public Pair(T _t, U _u) { first = _t; second = _u; }
public Pair(Pair p) { first = p.first; second = p.second; }
public static Pair<T,U> make_pair (T t, U u) { return new Pair(t, u); }
}
Para ser útil um Tuple deve implementar Comparable, Serializable ou algo parecido.
Exemplo:
class Pair< T extends Comparable< T >, U extends Comparable< U > > implements Comparable< Pair< T,U > > {
public T x;
public U y;
public Pair (T x, U y) { this.x = x; this.y = y; }
public int compareTo (Pair< T,U > p) {
int comp = x.compareTo (p.x);
if (comp == 0)
return y.compareTo (p.y);
else
return comp;
}
public String toString() { return "{" + x + "," + y + "}"; }
public int hashCode() {
return x.hashCode() * 37 + y.hashCode();
}
public boolean equals(Pair2 p) {
return x.equals(p.x) && y.equals(p.y);
}
}
acho q so meio burro, mas pq nao usar um Object[] como retorno?? com autoboxing e unboxing, dah ateh p/ usar tipos primitivos… as tuplas tem alguma vantagem q nao estou conseguindo enxergar?
Tem que criar um array só para retornar. Isso é ineficiente.
Agora entendi direito o que está sendo pedido (suporte a tuplas).
É que o valor de retorno de um método Java é sempre um valor de 32 ou 64 bits (1 ou 2 palavras na pilha de execução), sem criação de objetos.
Se houvesse retornos múltiplos, seria possível retornar mais dados na pilha em vez de apenas 1 ou 2 palavras. Isso não envolveria criação de objetos, como é o caso de criar um array, ou pior, um objeto da classe Pair (tal como mostrado).
Modificações necessárias:
Acho que é coisa demais para eles quererem implementar para um benefício pequeno - se bem que muitos acham que generics também são um benefício pequeno .
Se não me engano isso era um RFE que foi avaliado, muito votado e depois rejeitado.
Seria legal, nem que fosse pra fazer Java parecer mais com Python, mas tb eh facil de ver o estrago que isso faz quando eh abusado. Pense num metodo do do tipo “public (int, int, int, String) doStuff() throws Exception” da vida… torna a vida mais dificil se o codigo nao estiver documentado pra te fazer entender que diacho ta dentro da tupla.
De qualquer forma, thingol, nao era so usar um retorno Object[] escondidinho, mais ou menos o que se faz com varargs hoje em dia, so que pro retorno ao inves dos parametros?
Pois é, poderia ser um array de objetos escondido. Por exemplo:
public |Integer, String| retornaPar () {
return {4, "Qualquer coisa"};
}
public void usaPar() {
int x;
String y;
|x, y| = retornaPar();
}
seria compilado para:
public Object[] retornaPar () {
return new Object[] {4, "Qualquer coisa"};
}
public void usaPar() {
int x;
String y;
Object[] ret = retornaPar();
x = (Integer)ret[0]; // note que o typecast já é inferido pelo retorno |Integer, String| do programa original
y = (String)ret[1];
}
Aí não seria necessário alterar o verificador de classes ou o compilador JIT.
Mas, como ocorre com generics e varargs, não há melhoria no desempenho.
Qual a diferença da implementação como Perl:
com o q foi apresentado pelo thingol?
[quote=thingol]
public |Integer, String| retornaPar () {
return {4, "Qualquer coisa"};
}
public void usaPar() {
int x;
String y;
|x, y| = retornaPar();
}
[/quote]
Ué, se retornos multiplos já existem com objetos escondidos então pra q refazer de outra forma? O fato de compilar para Objects[] é ruim?
Legal, vamos ver se dá para implementar isso com JSE.