Fazer faculdades "repetidas" é burrice?

Oi pessoal, me descobri na programação já faz um tempo e decidi que quero fazer uma faculdade da área, porém fico em dúvida entre ADS e ciência da computação. Adoro brincar com os códigos e criar programas que atendam necessidades, mas também adoro a parte teórica da computação.
Pessoalmente, faria unicamente ADS, só que perderia a oportunidade de fazer ciência da computação (que só faria pelo conhecimento e diversão).

Seria legal ter essas duas faculdades no meu currículo ou não passa de burrice?

Do ponto de vista de mercado, tanto faz, pq os crudezinhos, os frameworks e as linguagens hipsters do momento vão te perseguir pelo resto da vida… ADS vê a computação como meio (usar a computação). Um Bacharelado em Ciência da Computação vê a computação como fim, pois apesar de ter uma formação para o mercado, vc vai aprender os meandros da “coisa”. Se vc acha que será mais feliz na computação, faça computação. Vc vai ter o que teria em ADS, com menos torração de saco em disciplinas de humanas e mais teoria e coisas divertidas que, de vez em quando, vão te dar um diferencial em relação à alguém que fez ADS. Por exemplo, vc precisa implementar algum tipo de interpretador. O cara de ADS, a não ser que seja ultra mega dedicado, vai sofrer demais. Vc da comp vai pelo saber por onde começar.

Eu queria fazer computação, entrei na federal de Itajubá, mas não queria estudar lá. Fiquei uma semana só. Voltei pra minha cidade, trabalhei um ano (2003) e em 2004 entrei na particular que fiz SI. Curso noturno, trabalhando durante o dia. Muita coisa de computação fui aprender no mestrado que fiz na UFSCar (que era onde eu queria ter feito o bacharelado em ciência da computação, mas eu fiz o terceiro colégio com a bunda, então não passei no vestibular e meu pai tava quebrado, não ia pagar cursinho pra mim) e mesmo assim, saí de lá sem ter visto muita coisa que eu tinha interesse, mas sempre corri por fora. Em 2010 passei num concurso (IFSP) e me tornei oficialmente professor (algo que eu já era, informalmente). Em 2012 voltei pra UFSCar para o doutorado em computação, mas eu não tinha mais paciência pra ficar sendo subserviente às vontades dos professores… Fiz algumas disciplinas como especial e no final de 2013 eu larguei mão da UFSCar e fui fazer doutorado em biotecnologia na UNAERP… Eu queria fazer algo na área de teoria da computação ou compiladores, mas os professores da UFSCar que tinham interesse na área não queriam me orientar pq essas áreas não rendem zilhões de artigos… Enfim, ir para a UNAERP foi uma ótima escolha… Trabalhei com biologia computacional (bioinformática) e aprendi muita coisa nova e vi o quanto a computação é importante para as outras ciências… Uma provocação que eu li uma vez de um professor da UFRN (se não me engano kkk) é que “Toda ciência é da computação”…

Enfim, vai de comp. Nem sei pq contei a minha vida acadêmica pra vc. Talvez lhe sirva de inspiração kkk.

Boa sorte!

5 curtidas

Obrigado cara. Tenha certeza de que sua vida acadêmica vai servir de inspiração para mim!

1 curtida

Duas é como não sair do lugar.

Se for mercado de trabalho comum pra analista/desenvolvedor, sem dúvidas faz ADS. Como o colega falou, vai fazer uso de tecnologia como meio, apenas ferramenta, o fim vai ser o negócio da empresa que for trabalhar. Essa é minha área.

Ciência da Computação é mais pra quem vai pra área de pesquisa, robótica, kernel, engines ou também ficar no meio acadêmico.

2 curtidas

Obrigado.

Eu comecei fazendo SI e depois de repetir e pegar umas DPs… tranquei o curso, ai depois de 3 anos eu decidi transferir de curso, fui pra ADS e acabei me dando bem, achei o curso mais pratico e não me arrependo, recomendo vc fazer ADS… vai te ajudar no tempo de estudo…

1 curtida