Fazer um objeto manualmente!

Olá gostaria que alguém me explicasse como faz para fazer um jlabel,por exemplo.
se alguem me explicar,como que faz ele consiguirei fazer outros objetos facilmente.
Desde já agradeço!!!

[code] public JLabel getLabel(String nomeDoJLabel){

JLabel label = new JLabel(nomeDoJLabel);   

return label;   

} [/code]

isso que você me passou seria a classe que eu teria que fazer para criar o jlabel
para chama-la eu digitaria:

JLabel jlabel1 = new JLabel(nome);

jlabel1 é o nome do objeto e o nome é o caption?
seria isso?

desculpe a minha Ignorância

[quote=CleberJoseRossi]isso que você me passou seria a classe que eu teria que fazer para criar o jlabel
para chama-la eu digitaria:

JLabel jlabel1 = new JLabel(nome);

jlabel1 é o nome do objeto e o nome é o caption?
seria isso?

desculpe a minha Ignorância[/quote]

Isso que te passei foi um método pra criar o JLabel, se vc quiser ter uma classe ai é so vc herdar de JLabel

[code]public class MeuLabel extends JLabel{

public MeuLabel(String nome){

super(nome);

}
}[/code]

Ai vc faz: MeuLabel labelNome = new MeuLabel("Nome: ");

Por que esse super(nome)?

È o nome que vc vai dar ao seu JLabel, super(nome), ele chama o construtor do JLabel pra fazer isso.

È o nome que vc vai dar ao seu JLabel, super(nome), ele chama o construtor do JLabel pra fazer isso.[/quote]

Mas todos os gui swings tem issu?

super faz referência a classe pai.

No exemplo citado super está sendo chamado de uma classe que herda JLabel, então implicitamente será executado o construtor de JLabel recebendo o parâmetro nome.

Na verdade isto não é uma característica particular dos compontes swing. Sempre que você herdar qualquer classe que possua um construtor público você pode invocá-lo com super(parâmetro).

Usa assim…simples e prático…

JLabel label = new JLabel("Aqui vai o texto que você quer que apareça na tela");