Prezado srs, boa tarde, tufo blz com Vcs ?
Bem, é o seguinte, depois desta minha última divida e resolução, pretendo deixar vcs em paz por um tempo, mas vcs não vão se ver livre de mim, é que esta será a última duvida para eu terminar o meu programa Music Play, pretendo dar um tempo na programação e estudar java a fundo, inclusive já estou estudando POO.
Mas a duvida é esta,
Tenho um texto numa JTextArea, que ocupa linhas verticalmente a mais do que a area do JTextArea, quando este texto era chamado, a barra de rolagem, ficava no pé da JtextArea e por aqui, me indicara,m um comando para que a barra ficasse no topo da JTextArea, quando era chamado, ótimo comando, funcionou perfeitamente vejam abaixo o comando;
txtareamus.setCaretPosition(0);
Quando clico num botão “Executar a musica” , o programa lê linha a linha deste texto (a letra de uma musica com cifras acima) e vai mostrando automaticamente cifras ao lado do JtextArea, conforme a linha vai chegando no final da visualização, gostaria que a barra de rolagem fosse mais para baixo para continuar mostrando as linhas seguinte, até chegar no final da letra e a barra de rolagem no final(pè) do JTextArea, pensei no seguinte , mas não esta funcionando, nem mesmo sei se é assim que funciona este comando. Alguém pode me dar uma ajuda ???
txtposicao.setText(nova);
ImageIcon imageIcon = new ImageIcon(new ImageIcon(caminhoDasNotas +
txtposicao.getText() + “.jpg”).getImage().getScaledInstance(599, 243, Image.SCALE_DEFAULT));
lblnota.setIcon(imageIcon);
current++;
if (current == 24 ) { // se o texto chegar a 24 linhas lidas
System.out.println(“Passei pelas linha 24”);
txtareamus.setCaretPosition(24);
}else if (current == 35 ){ //se o texto chegar a 35 linhas lidas
System.out.println(“Passei pelas linha 35”);
txtareamus.setCaretPosition(35);
}else if (current == 56 ){
System.out.println(“Passei pelas linha 48”);
txtareamus.setCaretPosition(48);
OBS : Seria assim que funciona o comando txtareamus.setCaretPosition(48); para mandar a
barra de rolagem descer até da metade ou mais de sua posição e fazer o texto subir.
Dá maneira que fiz, não esta funcionando, a barra continua em cima.
Muito obrigado por mais uma duvida.
Armando.