Sim, mas no meu primeiro post eu disse que teria que deixar o estagio + a particular para mudar para a federal.
[quote=giovanni_dalfre]Sim, mas no meu primeiro post eu disse que teria que deixar o estagio + a particular para mudar para a federal.
[/quote]
Se tem condições reais de cursar uma universidade pública, não vejo pq procurar problemas para não cursá-la.
Quando eu iniciei a minha faculdade eu estava na mesma dúvida que você. Eu estava a uma semana na Universidade São Caetano do Sul (antigo IMES) e de repente vi que tinha passado na UFSCar (Federal de São Carlos). Fiquei muito na dúvida por que vi que muitos alunos já tinham estágio logo no início da graduação e estudando na Federal, sendo curso integral, só conseguiria algo assim provavelmente no fim do curso. Bom, no fim das contas acabei indo para a federal. Não me arrependi. Primeiro que morar longe é ótima experiência de vida. A gente acaba aprendendo a se virar, conhece muita gente, etc. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade fazerem isso. Mas não é só isso. O curso é bom e ainda te abre muitas portas no mercado de trabalho. O nome UFSCar no currículo (no seu caso, UNESP) acaba chamando atenção querendo ou não. Não sei qual é a sua idade nem sua situação de vida financeiramente, mas caso você não precise desse trabalho para se sustentar no momento, recomendo que vá para o interior ter essa experiência. Assim que tiver formado, se a situação na área de TI não mudar, o que duvido, pelo menos nos próximos anos, haverá espaço para você no mercado de trabalho. Mas, vale lembrar que na faculdade você precisa se dedicar tanto às matérias como estudar conteúdos que não são ministrados no curso. Esse será o diferencial. Participe de eventos que a faculdade traz. Realize iniciações científicas. Procure estágios dentro da própria faculdade. Garanto que você sairá com uma bagagem muito boa.
Não fique achando que porque você entrou dois anos mais cedo no mercado de trabalho você vai adiantar dois anos na sua vida.
Pode até ser, mas eu, no seu lugar, provavelmente iria dar uma de filhinho de papai e ir é estudar mesmo.
Como o Douglas Vidotto lhe disse, se não tiver de sustentar seus pais e mais três filhos e uma esposa desempregada que você arranjou sei lá como, vale mais pena você cursar a UNESP.
O seu campus é em Bauru ?
Até porque você pode ir cursando, em paralelo, outras graduações que serão bastante importantes depois. Junto com a Sistemas de Informação, você pode também (no ano seguinte) começar a cursar Arquitetura, ou Engenharia – não há limites para quem quer se esforçar.
[quote=ViniGodoy]Em que ano você está na particular?
Você teria dificuldades em continuar pagando?
A faculdade particular é bem reconhecida em sua região? E a Federal?
Qual curso você faz na particular, qual você faz na federal, e o que você pretende para sua carreira?
Você gosta da sua faculdade atual?
O horário da federal é bom? E o da particular?
Se fosse para chutar, pura e simplesmente, eu diria que não vale a pena.[/quote]
Concordo.
Cara não indique isso, viver é melhor.
Pergunta simples: Que área vc quer seguir?
Academica? Se esta for a resposta largue tudo e vá para federal.
Mercado de Trabalho em Geral? Se esta for a resposta o melhor e não ir para federal ficar principalmente por causa do estágio. No mercado a experiencia profissional conta mais que o diploma, a menos que vc vá para a área academica dai de nada adianta sua experiencia no mercado.
[quote=luistiagos]Pergunta simples: Que área vc quer seguir?
Mercado de Trabalho em Geral? Se esta for a resposta o melhor e não ir para federal ficar principalmente por causa do estágio. No mercado a experiencia profissional conta mais que o diploma, a menos que vc vá para a área academica dai de nada adianta sua experiencia no mercado.[/quote]
Depende do mercado, né? Com certeza, pra trabalhar em qualquer empresa, a experiência conta mais. Mas se for pra trabalhar num Google ou numa Amazon, um diploma de faculdade particular vai fazer falta (e PÕE falta nisso).
[]'s
[quote=Alexandre Saudate][quote=luistiagos]Pergunta simples: Que área vc quer seguir?
Mercado de Trabalho em Geral? Se esta for a resposta o melhor e não ir para federal ficar principalmente por causa do estágio. No mercado a experiencia profissional conta mais que o diploma, a menos que vc vá para a área academica dai de nada adianta sua experiencia no mercado.[/quote]
Depende do mercado, né? Com certeza, pra trabalhar em qualquer empresa, a experiência conta mais. Mas se for pra trabalhar num Google ou numa Amazon, um diploma de faculdade particular vai fazer falta (e PÕE falta nisso).
[]'s[/quote]
É verdade… É bem comum pedirem phds com 20 anos de experiencia no Google… Google e Google quem aqui não queria trabalhar no Google?!
[quote=luistiagos][quote=Alexandre Saudate][quote=luistiagos]Pergunta simples: Que área vc quer seguir?
[]'s[/quote]
É verdade… É bem comum pedirem phds com 20 anos de experiencia no Google… Google e Google quem aqui não queria trabalhar no Google?![/quote]
Hahahahaha!! PHD’s não digo, mas a imensa maioria das boas vagas que ví (não precisa nem ser no Google) pede - no mínimo - bacharelado em “universidades de ponta” (não preciso dizer o que o pessoal considera universidade de ponta, né?)
Alguém já fez teste na Google?Como são as avaliações deles?É realmente pré-requisito estudar em faculdade pública?
Acho que o importante realmente é o conhecimento da pessoa, experiência, objetivos, cursos de especialização, mesmo fazendo faculdade não tão reconhecida.
Alguém já fez teste na Google?Como são as avaliações deles?É realmente pré-requisito estudar em faculdade pública?
Acho que o importante realmente é o conhecimento da pessoa, experiência, objetivos, cursos de especialização, mesmo fazendo faculdade não tão reconhecida.[/quote]
Mais ou menos… tenho a impressão de que a diferença entre o Google e outras empresas é justamente a aplicação de métodos científicos pra resolução de certos problemas (ou seja, provar por A + B que uma solução funciona, não simplesmente sair fazendo e falar “taí”). Essa é tipicamente uma coisa que uma faculdade pública pega bastante no pé dos alunos e as particulares “deixam passar”.
Mas é só uma impressão 
Unica vez que me perguntaram sobre qual faculdade foi no meu primeiro emprego/estagio, depois dai pra frente o que valeu foi o networking, claro que a graduacao era obrigatoria, mas nao importava onde. O mais importante sao as pessoas de bom carater e de poder de reconhecimento que te rodeiam.
[quote]
Mais ou menos… tenho a impressão de que a diferença entre o Google e outras empresas é justamente a aplicação de métodos científicos pra resolução de certos problemas (ou seja, provar por A + B que uma solução funciona, não simplesmente sair fazendo e falar “taí”). Essa é tipicamente uma coisa que uma faculdade pública pega bastante no pé dos alunos e as particulares “deixam passar”.
Mas é só uma impressão [/quote]
Alguns professores também dão “aquele jeitinho” nas federais, hein? Aluno bom e aluno ruim tem em todo lugar…
Oque conta mesmo é o esforço, e se ele estiver numa de ponta, claro que ele vai decolar.
É muito complicado julgar a pessoa pelo nome da instituição.
[quote=giovanni_dalfre][quote]
Mas é só uma impressão [/quote]
Alguns professores também dão “aquele jeitinho” nas federais, hein? Aluno bom e aluno ruim tem em todo lugar…
Oque conta mesmo é o esforço, e se ele estiver numa de ponta, claro que ele vai decolar.
É muito complicado julgar a pessoa pelo nome da instituição.
[/quote]
Ah, sim, com certeza. Eu fiz USP e, mesmo assim, conhecí vááááárias pessoas no curso que simplesmente não levavam jeito. Mesmo assim, o que noto é que, via de regra (lógico, existem os casos de exceção), os professores fazem o que podem pra reprovar quem deve ser reprovado (às vezes, até quem não deveria =) ). Não sei dizer como funciona numa particular, mas a impressão que tenho é que esses valores são invertidos - a regra vira exceção e a exceção vira regra.
[]'s
Sim é verdade. Oque eu pude ver nas particulares é que o professor tenta ajudar, mas não faz de tudo não. Parece que a faculdade não reprova de jeito nenhum, mais quer ver os alunos fazendo aquelas “DPs”, porque além do tempo da faculdade, os alunos ainda continuam pagando pelas matérias não concluídas…
Creio que isto varie muito de professor para professor e não se é publica e particular. Se o professor e bom e quer realmente que o aluno aprenda ou se ele só quer dar suas aulas e ganhar sua grana e o aluno que se f****. Estudei em faculdade particular e tive tanto professores bons quanto ruins alguns davam aula também em faculdades publicas.
Acho um estágio pouca coisa pra ficar se preocupando agora. Formado (ou antes, se tiver mercado na cidade) na Unesp, não faltarão oportunidades. A não ser que seja um estágio muito foda em uma excelente empresa e/ou ela já te dá condições de pagar uma boa particular.
Não tentou na Usp? O curso de SI é novo e não é tão difícil de entrar, mas vem crescendo muito nos últimos dois anos e a tendência é melhorar. E como fica em São Paulo, só não trabalha quem não quer.