Federal x Trabalho+Particular

Saudações!

Bom , vou tentar resumir da melhor maneira possível minha história e duvida:

Tenho a oportunidade de cursar uma universidade federal. Porém no momento estou trabalhando, como estagiário, e estou cursando uma faculdade particular.

A dúvida é a seguinte:

Vale mais apena deixar a particular e o estágio(com boas chances de efetivação) para cursar uma federal ? Ou seja, é mais vantajoso a experiência profissional juntamente com o diploma na particular ou vale mais um diploma em uma federal?

Depende da Federal, é claro. Você não disse em que estado está, nem em que curso você foi aprovado.

Na verdade eu não queria colocar os nomes aqui, mas tudo bem:

Curso: Sistemas de Informação

Federal: Unesp

Em que ano você está na particular?
Você teria dificuldades em continuar pagando?
A faculdade particular é bem reconhecida em sua região? E a Federal?
Qual curso você faz na particular, qual você faz na federal, e o que você pretende para sua carreira?
Você gosta da sua faculdade atual?
O horário da federal é bom? E o da particular?

Se fosse para chutar, pura e simplesmente, eu diria que não vale a pena.

Eu acho que como foi dito acima, depende muito do que você quer pra sua carreira, vale lembrar que o mercado hoje esta cobrando muito mais experiencia profissional do que o local onde você terminou sua graduação, vivenciei isso muito quando estava ingressando no mesmo.

Se for pra dizer eu também diria que não vale a pena.

Depende de muitos fatores como o próprio ViniGodoy questionou, mas acredito que o que vale realmente na hora da contratação, é a experiência profissional, por exemplo, ao tentar uma vaga de emprego de TI em uma grande instituição financeira, mesmo formado em uma faculdade estadual bem reconhecida, não fui contratado devido a experiência profissional.
Por isso o estágio é muito importante, ainda mais se for em uma empresa onde lhe fornecerá uma boa experiência profissional, além de oportunidades de crescimento.

[quote=giovanni_dalfre]Na verdade eu não queria colocar os nomes aqui, mas tudo bem:

Curso: Sistemas de Informação

Federal: Unesp[/quote]

Unesp é estadual!

http://www.unesp.br/

Bom, uma vantagem de você estudar em uma universidade estadual ou federal é que elas costumam também ter bastante gente que é filho de gente de classe média ou alta, o que ajuda no “Q.I.” (Quem Indica).
Você deve saber que para várias universidades (como a USP ou o ITA) existem as tais “máfias” (ou seja, gente do ITA prefere contratar ex-alunos do ITA, e assim por diante; advogados da São Francisco preferem contratar ex-alunos da São Francisco em seus escritórios, e assim por diante).
Não sei se é assim para a unidade da UNESP que você vai frequentar (não sei em que cidade fica a faculdade que dá Sistemas de Informação, e se esse curso é dado em várias cidades).

Eu acho o seguinte: faculdade é como uma taguagem… é uma marca que você leva para o resto da vida. A minha sugestão é de entrar na Unesp, a menos que você já esteja estudando numa outra faculdade de ponta como a PUC ou a Mackenzie.

Quando eu falo de “Q.I.” (a.k.a. “networking”) posso mais ou menos falar da FAAP - no meu tempo, só os realmente ricos frequentavam a FAAP, mas nesse caso é difícil se enturmar se você também não for realmente rico :slight_smile: - não sei se hoje em dia ainda é assim.

Se deverá largar seu estágio, então não faça isso.

Pessoal, vcs estão respondendo o tópico sobre a dúvida de uma faculdade federal que o criado do tópico está se referindo a uma faculdade estadual que é a Unesp.

De qualquer forma, tanto faz se é federal (como uma UFRJ) ou estadual (USP, UNESP) ou militar (ITA, IME), sempre essas instituições “de ponta” são um “plus” no seu currículo, até porque o networking sempre é forte.

[quote]norbAns
Pessoal, vcs estão respondendo o tópico sobre a dúvida de uma faculdade federal que o criado do tópico está se referindo a uma faculdade estadual que é a Unesp.[/quote]

TROLL detected!..

Independente de ser Federal ou Estadual, e sei que confundi, a Unesp é uma faculdade muito bem conceituada.

Para cursar nela, teria que deixar o estágio. Acho que realmente vale a pena continuar como estou…

[quote=giovanni_dalfre][quote]norbAns
Pessoal, vcs estão respondendo o tópico sobre a dúvida de uma faculdade federal que o criado do tópico está se referindo a uma faculdade estadual que é a Unesp.[/quote]

TROLL detected!..

Independente de ser Federal ou Estadual, e sei que confundi, a Unesp é uma faculdade muito bem conceituada.

Para cursar nela, teria que deixar o estágio. Acho que realmente vale a pena continuar como estou…
[/quote]

Troll?
Veja o histórico das minhas postagens antes de fazer essa afirmação.

[quote]norbAns wrote:

Troll?
Veja o histórico das minhas postagens antes de fazer essa afirmação.[/quote]

Você quis desmerecer meu post, apenas porque eu confundi de estadual para federal. Realmente, eu errei, mas independente disso, ela não deixa de ser uma universidade muito bem conceituada.

Cara, sinto lhe dizer mas você não passou na UNESP, não por enquanto, porque o resultado não saiu ainda… A não ser que você tenha informações que os outros não tenham.

[quote]LucasAdri07
Cara, sinto lhe dizer mas você não passou na UNESP, não por enquanto, porque o resultado não saiu ainda… A não ser que você tenha informações que os outros não tenham.[/quote]

Sim concordo. Mas eu não disse que passei. O meu tópico foi um suposição, ou seja, SE eu passar, devo trocar?

Bom, eu estou no mesmo barco mas ainda não estou em nenhuma faculdade e meu emprego é CLT, mas estou esperando o resultado UNESP e da FATEC. Se eu passar na duas provavelmente ficarei na FATEC por ser perto e periodo noturno.

[quote=giovanni_dalfre][quote]LucasAdri07
Cara, sinto lhe dizer mas você não passou na UNESP, não por enquanto, porque o resultado não saiu ainda… A não ser que você tenha informações que os outros não tenham.[/quote]

Sim concordo. Mas eu não disse que passei. O meu tópico foi um suposição, ou seja, SE eu passar, devo trocar?
[/quote]

Se eu não me engano o curso de SI fica no campus da Unesp de Botucatu. Vc mora em SP? Já levou em consideração que vc terá que mudar de cidade?