Venho contar minha experiencia aterradora com o OpenSuse, bom na verdade nem experiencia houve :shock: :shock:
Primeiro de tudo, o sistema que vem default no HP nao da pra instalar linux nem a pau, tentei opensuse e ubuntu e nada, ele cria as partições de uma maneira que trava tudo, nenhum dos sistemas consegue criar novas partições ou alterar as existentes.
Bom, entao la vou eu e baixo uma copia do windows da net e instalo tudo na mão, apagando todas as partições existentes e deixando tudo nos conformes.
Feito isto, começo a instalação do OpenSuse 11.3, antes de clicar em install ele me da um aviso: Bootloader Is Installed On A Partition That Does Not Lie Entirely Below 128 GB The System Might Not Boot, WTF, dei uma olhada rapida na net e nao achei muita coisa, pensei, bom se nao bootar formato tudo de novo, qual o problema.
Blz, completada a instalação o note da o reboot, pronto começa a dor de cabeça, o note simplesmente não sai mais da tela de post da HP, ali quando tu liga e aparece o logo da hp. E pior ainda, não consigo acessar a BIOS ou qualquer outro menu da HP como F8, F9, F10, etc, nessa hora todo tipo de abobrinha ja passou pela minha cabeça :lol: "sera que minha insistencia em ter o linux aqui me fud$#u o noteboot zerado?? Mas nao faz sentido uma simples instalação de SO lascar com um note.
Passei o dia inteiro googlando, efetuei Hard Reset no notebook, até a bateria da placa mae eu removi pra ele resetar a bios de vez, e nada de funcionar, chegava na tela ele simplesmente congelava, nao dava pra fazer nada no bixo, tava imprestavel.
No fim da tarde até com o suporte HP dos USA via chat on-line eu falei(o note é importado), fizemos alguns testes, removi memoria RAM, e nada, ele achou que podia ser problema de hardware e falou pra levar numa assistencia. Nesse ponto eu ja nao achava mais que era efeito da instalação do opensuse, e sim um azar da peste, ele ter pifado bem na instalação, mas ainda achava estranho.
Enfim acabou com meu dia, e ja estava acabando com minha semana quiça o mes/ano. Até que la pelas 11 da noite resolvo remover o HD do notebook e ligar ele sem HD, BUM, e não é que ele para de congelar e todos os menus funcionam, consigo entrar na bios e tudo mais, menos mal. Peguei o HD espetei em um pc que tenho e formatei tudo quanto é partição que tinha, deixei zerado, coloquei no notebook novamente e voila, 100% funcionando, ja fui logo instalando o windows e só alegria dai pra frente.
Resumo da historia:
1 - O OpenSuse lascou com o HD de alguma maneira, acho que lascou com o MBR(trilha zero)
2 - Mesmo o opensuse de ter feito essa me@#da, não era pro note travar BIOS e tudo mais, falha grave da HP na minha opnião.
3 - Um pouco da culpa é minha, da proxima vez respeite os wanings 
Enfim instalei o windows na mão, e o Ubuntu logo na sequencia, ta redondo que só. Pesquisando o aviso do opensuse parece qeu tem haver com a versão do GRUB, que ele nao usa a 2 ainda, algo deste tipo.
Bom, não vai ser desta vez que vou voltar pro opensuse. :?