Fedora ou openSUSE?

[quote=jeff_uesc][quote=fredferrao]Perdiu demais.

Faz igual eu, como uso Windows e Linux, tenho uma partição onde Windows e Linux usam, um “d” la do windows. Musicas e Projetos ficam la, e uso tando no linux quanto no windows.[/quote]

E qual sistema de arquivos seria melhor pra essa partição, NTFS?[/quote]

NTFS com certeza, o Windows não reconhece as partições do linux como ext3, ext4…

Venho contar minha experiencia aterradora com o OpenSuse, bom na verdade nem experiencia houve :shock: :shock:

Primeiro de tudo, o sistema que vem default no HP nao da pra instalar linux nem a pau, tentei opensuse e ubuntu e nada, ele cria as partições de uma maneira que trava tudo, nenhum dos sistemas consegue criar novas partições ou alterar as existentes.

Bom, entao la vou eu e baixo uma copia do windows da net e instalo tudo na mão, apagando todas as partições existentes e deixando tudo nos conformes.

Feito isto, começo a instalação do OpenSuse 11.3, antes de clicar em install ele me da um aviso: Bootloader Is Installed On A Partition That Does Not Lie Entirely Below 128 GB The System Might Not Boot, WTF, dei uma olhada rapida na net e nao achei muita coisa, pensei, bom se nao bootar formato tudo de novo, qual o problema.
Blz, completada a instalação o note da o reboot, pronto começa a dor de cabeça, o note simplesmente não sai mais da tela de post da HP, ali quando tu liga e aparece o logo da hp. E pior ainda, não consigo acessar a BIOS ou qualquer outro menu da HP como F8, F9, F10, etc, nessa hora todo tipo de abobrinha ja passou pela minha cabeça :lol: "sera que minha insistencia em ter o linux aqui me fud$#u o noteboot zerado?? Mas nao faz sentido uma simples instalação de SO lascar com um note.

Passei o dia inteiro googlando, efetuei Hard Reset no notebook, até a bateria da placa mae eu removi pra ele resetar a bios de vez, e nada de funcionar, chegava na tela ele simplesmente congelava, nao dava pra fazer nada no bixo, tava imprestavel.
No fim da tarde até com o suporte HP dos USA via chat on-line eu falei(o note é importado), fizemos alguns testes, removi memoria RAM, e nada, ele achou que podia ser problema de hardware e falou pra levar numa assistencia. Nesse ponto eu ja nao achava mais que era efeito da instalação do opensuse, e sim um azar da peste, ele ter pifado bem na instalação, mas ainda achava estranho.

Enfim acabou com meu dia, e ja estava acabando com minha semana quiça o mes/ano. Até que la pelas 11 da noite resolvo remover o HD do notebook e ligar ele sem HD, BUM, e não é que ele para de congelar e todos os menus funcionam, consigo entrar na bios e tudo mais, menos mal. Peguei o HD espetei em um pc que tenho e formatei tudo quanto é partição que tinha, deixei zerado, coloquei no notebook novamente e voila, 100% funcionando, ja fui logo instalando o windows e só alegria dai pra frente.

Resumo da historia:
1 - O OpenSuse lascou com o HD de alguma maneira, acho que lascou com o MBR(trilha zero)
2 - Mesmo o opensuse de ter feito essa me@#da, não era pro note travar BIOS e tudo mais, falha grave da HP na minha opnião.
3 - Um pouco da culpa é minha, da proxima vez respeite os wanings :smiley:

Enfim instalei o windows na mão, e o Ubuntu logo na sequencia, ta redondo que só. Pesquisando o aviso do opensuse parece qeu tem haver com a versão do GRUB, que ele nao usa a 2 ainda, algo deste tipo.

Bom, não vai ser desta vez que vou voltar pro opensuse. :?

Fico com o openSuse! apesar do Fedora ser bom!

vlw

instalei opensuse 11.3 essa semana em 3 pc’s de diferentes marcas e configurações e nada de dar problema. instala mais rápido que windows 7 e ubuntu 10.4.

tente conferir se há erros no dvd e seta a bios com as configurações default.

Oi,

Se o GNOME está “fora” como você mesmo disse, mudaria para o KDE e utilizaria o Kubuntu.

Por mais que parecidos, não seria uma substituição 6 por meia duzia…

Tchauzin!

[quote=ileaoorg]instalei opensuse 11.3 essa semana em 3 pc’s de diferentes marcas e configurações e nada de dar problema. instala mais rápido que windows 7 e ubuntu 10.4.

tente conferir se há erros no dvd e seta a bios com as configurações default.[/quote]

O dvd tava filé, testei pelo checker da instalação mesmo, nao foi este o problema, ele leu e instalou tudo, foi a questão do note mesmo, acho que BIOS do note + mensagem de aviso do OpenSuse: “Bootloader Is Installed On A Partition That Does Not Lie Entirely Below 128 GB The System Might Not Boot” que deve ser por causa do GRUB 1, pelo que andei vendo + uma pitada de azar :shock:

Bom resumindo como ja disse acima, estou com dual boot agora Ubuntu 10.4 + Win7 rodando, ta tudo certo por enquanto, tava mesmo afim de testar o OpenSuse, mais depois do que passei, quase infartei, tinha acabado de pagar 3.5k no note de ponta, zerado, acho que vou esperar outras versões do OpenSuse.

respondendo o tópico: entre os dois eu prefiro o opensuse!

o opensuse é incrivelmente rápido. instalei ele pelo dvd em meu pc em 10 minutos. acredite se quiser!

mas como tive alguns problemas com flash e java e não to com muito tempo pra resolver. instalei o ubuntu que resolvi tudo rapidamente.
se eu tivesse um pouco mais de tempo me dedicaria mais ao opensuse.

os meus problemas foram:
instalar flash e java pelo yast.

com o flash rodando aparentemente bem, o navegador travava toda vez que eu clicava com botão direito em cima da animação.
com o java a mesma coisa.

eu lí esse fds um post de um rapaz que dizia o seguinte: o linux foi feito por programadores para programadores.
eu achei essa afirmação perigosa… acho q o linux foi feito para todos os tipos de usuário. até os que não tem tempo como eu. que trabalha pela internet mas tb usa o pc como desktop.
sendo assim, acho q dentre todas as distribuições o ubuntu nesse momento é o melhor pra mim.

como eu não ví um post bem claro sobre esse problema eu optei pela solução mais rápida que foi mudar pro ubuntu.

em breve vou criar um fórum apenas com respostas e tutoriais. quem sabe ajuda. estou pensando em um nome pro site. quem quiser se juntar a essa idéia, só entrar em contato comigo.

M3g4d3th,

Vi que você tem um Vostro 1520, como foi aceito pelo Suse?

Estou pretendendo migrar para Suse e tenho um Vostro 1520 com a placa de vídeo Intel.

O OpenSuse, é muito superior ao fedora, não é bugado, é muito mais estável.

Ambos são muito bons, mas utilizo o openSuse mais por uma questão de gosto.

O Fedora tem muitos problemas por servir como cobaia do Red Hat e nunca gostei do yum. Quanto ao openSuse praticamente não tenho acompanhado, até porque essa novo padrão das versões me faz sempre pensar que a nova é um minor release, acabei de ver no site que faltam 8 dias para o 11.4, finalmente terá algo novo?

O OpenSuse traz sempre novidades, podemos aguardar por estas em breve. :wink: