Ultimamente tenho tido algumas decepções com o meu Ubuntu (desde a 9.10 na verdade).
Então, já que meu chipset é intel e que compiz n roda nele, GNOME ta fora… gostaria de saber a opinião de vcs…
Fedora ou openSUSE? Prós e contras? Qual o mais leve?
É ainda uma pergunta muito recorrente qual a diferença entre SUSE e OpenSUSE, Fedora e Red Hat. Por mais óbvio que seja para várias pessoas.
Quando comparamos distribuições Linux como SUSE com OpenSUSE e Red Hat com Fedora, são estruturalmente idênticas mas tem alguns componentes internos que diferem na versão. Por exemplo, o OpenSUSE tem kernel versão 2.6.y e o SUSE tem 2.6.x, ou seja, tem linhas do tempo um pouco desincronizadas porque o OpenSUSE busca inovações e o SUSE estabilidade e suporte. Mesma coisa para Fedora e Red Hat respectivamente.
O OpenSUSE não tem suporte formal (só pela comunidade) e o SUSE tem via Novell. O Fedora não tem suporte formal (só pela comunidade) e o Red Hat Linux tem via Red Hat.
Para um fabricante de hardware e software, quando houver algum problema com um de seus produtos rodando junto com esses sistemas operacionais, se ao depurar a causa descobre-se que é um problema no SO, só há compromisso da Novell ou Red Hat de corrigir o problema se o cliente estiver usando um SUSE ou Red Hat cujo suporte foi comprado.
Outra vantagem é que o laboratório de tal fabricante de HW ou SW terá mais facilidade em tentar reproduzir o problema com o SUSE ou Red Hat do que com OpenSUSE ou Fedora porque os primeiros são os suportados e o que têm rodando em seus testes.
Para a Novell, usar o SUSE sem comprar seu suporte anual é a mesma coisa que usar o OpenSUSE. Do ponto de vista de correção de falhas o suporte é inexistente. Mesma coisa para a dupla Fedora↔Red Hat, este último menos confuso por terem nomes completamente diferentes.
- COMERCIAL *
Segundo alguns colegas, o suporte (pago é claro) da Red Hat é excelente. Algumas pessoas aqui da firma estão fazendo o curso de administrador Red Hat porque iremos migrar muitos sistemas de Windows para Red Hat Linux.
Respondendo a pergunta do amigo.
Eu migrei de Ubuntu para OpenSuse recentemente e sinceramente estou gostando muito. Achei muito leve, estou usando a nova versão 11.3, não tive oportunidade de experimentar o Fedora, mas falam que é bom também.
Só não recomendo o Ubuntu, acho muito pesado.
Uso OpenSuse no trabalho também, mas é uma versão mais antiga e rodando com FVWM que é excelente para se trabalhar, não tenho problemas.
Abraço.
Apenas pra comentar: não entendo por que tem gente que fica paranóico com esse negócio de “qual linux é mais leve?”, “uso o XFCE porque é mais leve do que o Gnome”, e por aí vai…
A menos que você esteja pretendendo aproveitar aquele 486 largado no fundo do armário do escritório como servidor de arquivos, a diferença de desempenho entre as versões mais recentes das principais distros é desprezível…
Ainda nao usei o Ubuntu 10, mas o 9.10 nao me serviu muito nao… O Modem Huawei da Vivo demora a conectar e perde conexao facil nele… as vezes ele nem reconhece que o Modem esta conectado… fiquei bem decepcionado com o Ubuntu 9, eu que uso desde a versao 7 dessa vez estou pensando em trocar… Mas ainda vou experimentar o 10…
Ja ouvi falar muito no SUSE… ele reconhece os Modens 3G atuais ???
[EDIT:] Qaunto ao topico… eu ja usei o Fedora Constantine… realmente eh muito bom… Minha dica eh: use os 2, se puder, por uns meses e depois decida-se…
Abs
[quote=pango]Apenas pra comentar: não entendo por que tem gente que fica paranóico com esse negócio de “qual linux é mais leve?”, “uso o XFCE porque é mais leve do que o Gnome”, e por aí vai…
A menos que você esteja pretendendo aproveitar aquele 486 largado no fundo do armário do escritório como servidor de arquivos, a diferença de desempenho entre as versões mais recentes das principais distros é desprezível…[/quote]
No meu caso, com um Core 2 Duo com 4gb de ram a diferença entre Opensuse 11.3 e Ubunto 10.04 é extremamente notável.
Eu vou de OpenSuse.
Mas se alguém quiser real performance, aprenda a usar o FVWM.
Abraço.
[quote=M3g4d3th][quote=pango]Apenas pra comentar: não entendo por que tem gente que fica paranóico com esse negócio de “qual linux é mais leve?”, “uso o XFCE porque é mais leve do que o Gnome”, e por aí vai…
A menos que você esteja pretendendo aproveitar aquele 486 largado no fundo do armário do escritório como servidor de arquivos, a diferença de desempenho entre as versões mais recentes das principais distros é desprezível…[/quote]
No meu caso, com um Core 2 Duo com 4gb de ram a diferença entre Opensuse 11.3 e Ubunto 10.04 é extremamente notável.
Eu vou de OpenSuse.
Abraço.[/quote]
Eu sempre curti o OpenSuse, porem de uns tempos pra ca venho usando o Ubunu e acabei me acostumando. Porem com o lançamento desta versão 10, logo de cara que fui instalar no HP i7 novo ele trava e nao instala nada, fiquei sabendo que tenho que colocar acpi=off, até agora nao instalei por receio.
Agora com este tópico me lembrei da minha epoca de opensuse e fiquei com vontade de testar.
Voce esta usando com KDE ou Gnome?? Na epoca ele tinha um outro gerenciados de pacotes que nao me lembro o nome, hoje o que ele tem pra isto? apt-get??
[edit]
Outra coisa como anda o reconhecimento de drivers dele??
[quote=fredferrao][quote=M3g4d3th][quote=pango]Apenas pra comentar: não entendo por que tem gente que fica paranóico com esse negócio de “qual linux é mais leve?”, “uso o XFCE porque é mais leve do que o Gnome”, e por aí vai…
Eu vou de OpenSuse.
Abraço.[/quote]
Eu sempre curti o OpenSuse, porem de uns tempos pra ca venho usando o Ubunu e acabei me acostumando. Porem com o lançamento desta versão 10, logo de cara que fui instalar no HP i7 novo ele trava e nao instala nada, fiquei sabendo que tenho que colocar acpi=off, até agora nao instalei por receio.
Agora com este tópico me lembrei da minha epoca de opensuse e fiquei com vontade de testar.
Voce esta usando com KDE ou Gnome?? Na epoca ele tinha um outro gerenciados de pacotes que nao me lembro o nome, hoje o que ele tem pra isto? apt-get??
[edit]
Outra coisa como anda o reconhecimento de drivers dele??[/quote]
Fred, to usando KDE 4.4 e o gerenciador de pacote continua sendo o YaST2.
Sou fã do OpenSuse. hahaha
[quote] jeff_uesc
Então, já que meu chipset é intel e que compiz n roda nele, GNOME ta fora… gostaria de saber a opinião de vcs…
[/quote]
Já pensou em ir de slackware . Eu gosto do gnome mas se vc acha pesado ou simplismente não gosta, pode optar pelo fluxbox.
[quote=M3g4d3th]
Fred, to usando KDE 4.4 e o gerenciador de pacote continua sendo o YaST2.
Sou fã do OpenSuse. hahaha[/quote]
Blz, ja estou doido pra testa-lo, lembrei dos velho tempos de Suse :lol: :lol: .
Vou instalar esse fim de semana no meu note e ver como ele se comporta com o Hardware.
Recentemente instalei o Snow Leopard X no meu Dell Vostro 1520, o bixinho funcionou perfeito, reconheceu como macbook pro, o único problema foi que eu não consegui configurar a wireless. Então acabei voltando pra Linux pra desenvolver e Windows pra edição de fotos.
Abraço.
[quote]M3g4d3th
Recentemente instalei o Snow Leopard…[/quote]
M3g4d3th , tentei instalar uma iso da net do leopard no virtual box mas num rolou não. precisava testar o xcoder e o iphone sdk.
vc baixou por torrent a imagem ?
[quote=kdoigor][quote]M3g4d3th
Recentemente instalei o Snow Leopard…[/quote]
M3g4d3th , tentei instalar uma iso da net do leopard no virtual box mas num rolou não. precisava testar o xcoder e o iphone sdk.
vc baixou por torrent a imagem ?[/quote]
Então, baixe a versão retail, tem que usar um disco de boot pra bootar a primeira vez, ai tem que mexer com os kexts, é bem difícil pra quem não tem noção nenhuma de MAC como eu, por isso não consegui colocar pra funcionar a wireless.
Outra coisa, se for instalar o mac, se prepara pra perder todo HD, não pode ser MBR, tem que ser GUID, então vai ser formatado por inteiro.
É trampo velho, eu fiz isso faz 1 mês, funciona lindo, mas não funcionou wireless nem a pau, infelizmente =/
Abraço.
Então vamos ao openSUSE… depois posto como me adaptei a ele… Dá pra substituir o ubuntu pelo suse sem perder dados ???
Cara, se você fez uma partição para o / e uma partição para o /home acho que da sim.
É uma boa pergunta, pois eu vejo que da pra fazer tipo 3 sistemas, tipo opensuse, fedora e ubuntu em um unico /home, vou testar um dia desses pra ver o que acontece.
Abraço.
[quote=pango]Apenas pra comentar: não entendo por que tem gente que fica paranóico com esse negócio de “qual linux é mais leve?”, “uso o XFCE porque é mais leve do que o Gnome”, e por aí vai…
Não precisa ser um 486… uma máquina com um pouco mais de uso/idade ja pode ter problemas pra rodar algo…
Meu pc tem 4 anos(idoso rsrs) e o velho Pentiun D já não apresenta a mesma destreza de antes! E creio que n sou o único com um “problema” cm esse…
Perdiu demais.
Faz igual eu, como uso Windows e Linux, tenho uma partição onde Windows e Linux usam, um “d” la do windows. Musicas e Projetos ficam la, e uso tando no linux quanto no windows.
Perdiu demais.
Faz igual eu, como uso Windows e Linux, tenho uma partição onde Windows e Linux usam, um “d” la do windows. Musicas e Projetos ficam la, e uso tando no linux quanto no windows.[/quote]
Partições velho, tu não perde nada, a não ser que vc seja maluco como eu, instalando MAC… rsss…
[quote=fredferrao]Perdiu demais.
Faz igual eu, como uso Windows e Linux, tenho uma partição onde Windows e Linux usam, um “d” la do windows. Musicas e Projetos ficam la, e uso tando no linux quanto no windows.[/quote]
E qual sistema de arquivos seria melhor pra essa partição, NTFS?