Feedback

uma coisa eu concordo: ignorar topicos com titulos do tipo:
ME AJUDEM URGENTE!!!
SOCORRO!!!
HEEEEEEEEEEEELP!!!

e qq outro q for escrito com Caps Lock ativado…

Já fiz isso varias vezes, inclusive ja escrevi respostas que nunca enviei.

]['s

Bom, pessoal, vou dar as minhas opiniões.

Eu acho que deveria continuar do jeito que tá mesmo… No início dá pra se sentir ofendido com as respostas padrões, mas depois acostuma.
Eu já recebi várias respostas do tipo procure, leia, veja isso… e isso me ajudou. Tanto que hj eu sou assim. :mrgreen: Se eu sei que já existiu um tópico referente a uma pergunta eu prefiro perder tempo pesquisando pro cara do que respondendo-o.

Quando o cara fala que nao tá conseguindo compilar o pessoal do guj fala pra ele:

:arrow: Primeira resposta: Le esse artigo aqui.
aí o cara fala que leu e que não entendeu o seguinte parágrafo
:arrow: Segunda resposta: Esse parágrafo explica que …
Então vem outra pergunta com o código melhorado e o cara já entendendo melhor do seu erro.
:arrow: Terceira resposta: Então coloca o “this” antes da variável X. :smiley:
Aí o cara agrade pq aprendeu mais do que o imaginado com aquele exemplinho simples.

Num é mais ou menos assim pessoal??? O que precisa é que se aprenda a entender como funciona o fórum. Quem reclama geralmente é novato.
Eu no princípio não gostava das respostas linkadas mas depois aprendi que assim se ensina mais do que simplesmente dando a resposta sim.

Num to recriminando ninguem a aprender java nem a utilizar o guj nao, só acho que somos adaptáveis ao ambiente, não???

E o bom senso, já falado aqui, serve seeeempre.

Só pra citar: Várias vezes aqui a gente ve o pessoal incorporando o erro dos outros e pesquisando, googlando, estudando, pq o que o cara postou é interessante e instigante… isso vai desde o modo de perguntar até a pessoa que leu.

E pra acabar: Viva o Sr. Javadoc :mrgreen:

Caramba… este assunto é quente!

Olha… esse assunto é um pouco relativo…
Todos nós, com ceteza já passamos por uma situação na qual perdemos 2 horas no mínimo para descobrir que o problema é uma maldita vírgula, ou algum outro erro besta do tipo…

Temos que considerar que há os novatos preguiçosos… mas há novatos que tentaram encontrar soluções por si só e não conseguiram. Uma vez eu estava estudando Log4J, e precisei vasculhar algumas configurações xml do log4j, e para piorar, eu sabia nada desta ferramenta… Busquei no google, vasculhei todo o site da apache… e nada de encontrar o que eu precisava… Perdi pelo menos umas duas horas pesquisando sobre isso. Então pensei, o jeito agora pe perguntar para alguém mais experiente. Adivinhem a resposta!
" Você já procurou no site da Apache (www.apache.org)? Com ceteza lá você encontrará alguma coisa!"
Meu… eu fiquei muito fudido! Mas fiquei calmo… respirei… e manti a calma!!!

Vou apontar algumas alternativas que podem ser tomadas para ajudar neste problema!

1 - Deixar mais visível para os novatos que no forum do guj tem um link que direciona para uma página de busca… onde é possível procurar sobre o assunto que ele deseja. Em minha opinião esse link deve ficar mais explícito. Eu mesmo demorei para descobrir que existe esse link… ele deve ser mais fácil de ser acessado… deveria em minha opinião ficar na página principal do GUJ, e bém grande para todo mundo ver!!!

2 - O GUJ tem um fórum ótimo… principalmente aqueles tópicos que comentam sobre assuntos específicos e onde a indicação de vários links sobre determinado assunto, como spring, j2me, classpath, eclipse e etc… Acho muito interessante disponibilizar um link na página principal do GUJ que levem os novatos direto para essas páginas. Que tal um link chamado “Você é iniciante? Então clique aqui!”

3 - Proponho um debate com mais calma para traçar estratégias para elaborar um guia para iniciantes… Um guia no qual um iniciante possa recorrer antes de perguntar em um fórum. Isso é algo complexo, e ainda não vi nada eficiente neste sentido. Aqui no GUJ vi algumas coisas muita interessantes neste sentido, mas ainda não acho suficiente!

4 - Se a pergunta for idiota, e você a acha idiota… então não responda. Deixe que pessoas mais inesperientes que você se preocupem com essas perguntas!

5 - Se algum novato abusar… avise o moderador… Deixe a ele a responsabilidade de tomar qualquer atitude!

Um Abraço!
Qualquer crítica, fiquem a vontade!

Pessoal,

Muita gente tá dando a idéia de colocar tutoriais, links, explicações e etc. Eu acho que isso é válido, PORÉM, não vai eliminar o problema!!

E o motivo é bem simples: infelizmente, a maioria das pessoas não lê as “instruções”! Então de que adianta escrever um texto, se a pessoa não vai ler, e vai perguntar da mesma forma?? Acho que só vai servir para alguns mais exaltados dizerem “vá ler o texto tal”… :roll:

Quantas dúvidas não seriam sanadas se, antes de perguntar, o cabra não olhasse os tutoriais, por exemplo?

Abraços!!

Eu acho que o que falta é bom senso. Tanto por parte de alguns novatos quanto por parte de alguns experientes.

Não lembro como são as regras que ninguém lê daqui, mas uma idéia seria colocar algumas dicas quanto à busca e netiqueta nelas. Assim, os novatos que se chamarem Ninguém, como Ulisses, já não terão esse problema.

Quando eu vejo um tópico do tipo “como se faz para configurar um texto em um JLabel”, eu simplesmente posto http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/javax/swing/JLabel.html#setText(java.lang.String). Agora, se o cara pergunta “Pessoal, estou tendo problemas implementando um método que checa se uma data dd/mm/aaaa é um dia útil usando a classe Date, alguém poderia me ajudar?”, eu respondo a ele que é melhor usar a classe GregorianCalendar e checar se a data não é um sábado, domingo ou feriado. Lembro a ele também que é difícil saber alguns feriados móveis brasileiros e aviso para tomar cuidado com o horário de verão.

Mesmo assim, eu sou contra:

  • Exemplos prontos;
  • RTFM que não indicam o FM;
  • STFW que não indicam a FW;
  • Falta de educação.

Bah, essa é a comunidade mais introspectiva que eu conheço :slight_smile:

Minha opinião é que dar o caminho das pedras é melhor do que dar a resposta mastigadinha, mesmo porque eu acho que a maioria das pessoas não tem tempo pra mastigar pros outros.

Mas responder “Procure no google” é a pior das respostas. Nesse caso é melhor nem responder.

Como assim? :smiley:

Marcio Kuchma

As boas:

[quote=Igor_Barros]Mas se existe google, javadoc, javaalmanac e etc, para que serve o fórum? Para postar blog? joguinho? anuncio de revista? palestra?
[/quote]

[quote=Sami Koivu]Assim, se você tá enchendo o saco responder na mesma pergunta pela milésima vez, talvez a coisa sensível seria ignorar a pergunta e deixar que a próxima pessoa dar a resposta. Talvez aquela cara que tava perguntando sobre o CLASSPATH dois meses antes.
[/quote]

[quote=ricardolecheta ]Todos nós já tivemos dúvidas básicas um dia. E aliás quem se propõe a ficar "horas’ em um fórum é afinal para ajudar certo?

uma sugestão seria colocar um FAQ bem visível na home do GUJ… tipo ClassNotFoundException…NullPointer… e companhia
[/quote]

Isso porque não podemos fazer fórmulas para mudar as pessoas

Eu acho fórum uma coisa esquisita, vou explicar. Eu acredito que a função do fórum é ser como uma “FAQ dinâmica”, uma documentação de diversas trocas de experiências para que posteriormente elas possas ser facilmente consultadas.

Bem o problema é que essa “busca” dos fórums é péssima, e no meio dos tópicos existe muita coisa descartável. Exemplo: um tópico como “OpenOffice.org.br 1.1.3 não configura extensões de arquivos para todos os usuários no Windows 2000”, nos fórums atuais não vai adquirir um formato didático de uma documentação, nem será eficientemente catalogado.

Portanto acho que o que falta é um sistema de fórum que transforme, através de pessoas delegadas para isso, as informalidades das discussões em documentação bem catalogada. E que os novos usuários sejam bastante encorajados a usar esse catálogo que, por sinal, será eficiente.

Assim quando o cara quer saber como configurar o CLASSPATH ele encontrará rapidamente, sem postar nada, uma informação eficiente neste catálogo.

Resumindo:

  • Transformar os posts em documentos bem catalogados;
  • Usar uma pesquisa eficiente sobre estes documentos;
  • Encorajar fortemente a utilização deste catálogo antes de fazer posts.

Mas isso é uma coisa talvez de longo prazo.


PS1: uma dica de curto prazo, NMO, útil para este fórum melhorar: se você acha uma pergunta imbecil, não responda!!!

PS2: existem coisas bem piores do que fórum, como grupos de discussão do Yahoo!!! --> Veja este é um exemplo de conteúdo descartável :smiley:

PS3: o Google é um sistema de busca horrível. --> outro :smiley:

Eu acho que depende da situação claro q eh muito mais interessante aquilo de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, mas tem situações que a pessoa precisa de uma resposta rapida e tal pq precisa implementar isso no trabalho ou como lição da faculdade e tal.
Então pra ser mais claro nem sempre respostas mastigadas com alguns comentários pra deixar tudo mais simples de ser entendido fazem mal! :?

[quote=marcelomartins]
Minha opinião é que dar o caminho das pedras é melhor do que dar a resposta mastigadinha, mesmo porque eu acho que a maioria das pessoas não tem tempo pra mastigar pros outros.
[/quote] :roll: :roll: :wink:
“se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seriam ruins”
Engenheiros do Hawaii - Outras Freqüencias

As vezes indicar o caminho das pedras tbm eh legal!!!
abraços!!!

Se os novos usuários lessem os tópicos “leiam antes de postar” metade do problema já estaria resolvido. Não consigo gastar minha educação e paciência com pessoas que nem seguem as regras da comunidade que frequentam.

Como exercício, reli alguns tópicos meus quando estava começando com Java, e percebi que há quatro tipos de tópico:

  1. Foi preguiçoso e nem tentei colocar as palavras do título do tópico no google, o que teria resolvido
  2. Buscar no google teria resolvido, mas nem sabia por quais palavras chava procurar, então um reply com um link para o google resolveu
  3. A dúvida era simples, mas o material na internet era pobre, então alguém no fórum me apadrinhou e ajudou a resolver o problema
  4. Dúvidas conceituais, ou troca de experiência (como o tópico sobre compressão que tá rolando). Nesse caso o pessoal sempre ajudou no que deu, dando dicas e indicações de material relacionado

Isso tirando as dúvidas bestas por falta de atenção, versões erradas etc.

O pessoal tem que ganhar o hábito de usar o google, assim como aconteceu comigo após um punhado de replies com queries do mesmo.

Mas uma coisa tenho certeza: fazer lição de casa para os outros, só ganhando. Quando vejo tópicos em que a pessoa claramente deu um ctrl+c na pergunta do professor, fico com nojinho e saio na hora.

Noção se faz necessária.

Numa escala de ódio de 1 a 5 , poderíamos dizer que nojo teria pontuação igual a 1 e poderia até ser considerado um sentimento nobre perante o verme.

Pra mim, tópicos do tipo “Urgente”, “Faça meu trabalho da Facul”,“Ajuda, senão perco meu emprego”, deveria ser exterminados assim que aparecessem.

Eu não tenho problema em ajudar ninguém, exceto aqueles que não fazem o mínimo de esforço para serem ajudados:

  • As pessoas que postam mensagens mas não a mensagem de erro
  • As pessoas preguiçosas
  • As pessoas que subjugam o poder que o Google tem de te dar o que vc quer
  • As pessoas que tem preguiça de usar o opção Pesquisar aqui no GUJ.
  • Etc,etc.etc e por fim, etc…

Enfim,

Guj, Javadoc, Google and so on rulez !

Concordo em parte com isso.
Realmente há pessoas já com mais de 100 posts e ainda fazem essa cagada.
Mas quando o cara ta dando os primeiros passos creio que o ideal seja ensinar o que é um stack trace, e indicar que fica difícil ajudar se ele não colocar o código dele, indicando exatamente a linha em que a exceção ocorre, bem como a mensagem da mesma.

[quote=LIPE]Concordo em parte com isso.
Realmente há pessoas já com mais de 100 posts e ainda fazem essa cagada.
Mas quando o cara ta dando os primeiros passos creio que o ideal seja ensinar o que é um stack trace, e indicar que fica difícil ajudar se ele não colocar o código dele, indicando exatamente a linha em que a exceção ocorre, bem como a mensagem da mesma.[/quote]

Se ele tivesse acompanhado o forum como leitor por um tempinho ele saberia disso - e muitas outras cositas que a gente aprende soh de acompanhar as discussoes do forum. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Mesmo procurar no Google é uma arte que só se aprende com o tempo. Quando sou completamente leigo em um assunto, nem sei quais as palavras-chave que devo procurar - daí a importância de ler um livro-texto introdutório e de ter algum mentor, se possível. (Pergunta: se você estivesse com alguma doença cujos sintomas você não sabe explicar em palavras, ou se a sua fluência em inglês fosse insatisfatória, onde você procuraria? No Google? Acho que você ia procurar um médico antes, nem que seja para descobrir que ele também não sabe).

Concordo 100%. Isso é uma das coisas que queria dizer antes, só que não sou tão eloquente. :slight_smile: