Estou lendo um livro sobre Eng. de Sw do Pressman, na qual este diz que:
Sempre soube q o Rose, por exemplo, era uma ferramenta CASE e q condiz realmente com o conceito citado. Agora e o Eclipse com os seus plugins? Ouvi dizer algo referente a WSAD e gostaria de saber se há alguma semelhança com CASE.
Acredito que nem o eclipse(com os plugins) nem o WSAD até versão 5.1.x possuam ferramentas case “completas” como o RATIONAL ROSE, mas existe uma alternativa fornecida também pela IBM denominado Rational XDE Developer, que se trata de um ambiente integrado onde vc desenha seus diagramas UML ele já gera o código automaticamente, e faz tudo aquilo que o Rose faz. Sei que existe também uma nova versão que já vem tudo integrado denomidada RAD (Rational Application Developer) mas não cheguei a trabalhar com ela. Você pode encontrar detalhes em :
http://www-130.ibm.com/developerworks/rational/
Segundo a própria missão do projeto Eclipse, o objetivo deles é desenvolver uma plataforma de ferramentas altamente integradas (os tais plugins) mas ele não prevê nada de CASE não.
Os plugins para o Eclipse é que podem tornar ele uma ferramenta CASE e esse é o caso do WSAD, que é uma versão do Eclipse cheia de plugins proprietários da IBM, que normalmente vem junto do WebSphere.
Isso depende do alcance do termo “auxílio” no contexto, né? Pq, de um certo modo, o mouse também é uma ferramenta de auxílio à engenharia de software. :mrgreen:
Isso depende do alcance do termo “auxílio” no contexto, né? Pq, de um certo modo, o mouse também é uma ferramenta de auxílio à engenharia de software. :mrgreen:[/quote]
:mrgreen:
Então ainda tem o teclado, a Wikipedia, o GUJ, tudo é CASE :lol:
Eu também sempre imaginei que ferramentas CASE fossem as que te ajudassem em todo o caminho do desenvolvimento de software, entretanto, o meu professor de Engenharia de Software afirmou veementemente que qualquer ferramenta que venha a ajudar o desenvolvimento pode ser considerado uma ferramenta CASE.
Por exemplo, uma ferramenta que faz a verificação da qualidade do código fonte, de acordo com ele, é uma ferramenta CASE também… :shock:
A definicao de CASE eh bem baguncada (vide historico do topico na Wikipedia), mas, na pratica, eu considero qualquer software que te ajude (mas nao seja essencial) a criar software como sendo “Computer-Aided Software Engineering”. Entao, sim, Eclipse e FindBugs sao ferramentas CASE.
@scottys0: o Eclipse ja gera uma tonleada de codigo pra voce (getters e setters, delegates, imports…). O que mais vc quer?
Estou utilizando um plugin para o Eclipse chamado OMONDO. Ele gera código Java, faz engenharia-reversa e ainda sincroniza a classe com o modelo. [diagrama de classes] Ele possui um versão free: http://www.omondo.com/download/index.html
Outra ferramenta CASE interessante que estou utilizando é um plugin para o Eclipse chamada HIBERCLIPSE. Ele gera o arquivo de mapeamento do Hibernate, entre outras coisas. Ele pode ser encontrado em http://hiberclipse.sourceforge.net
[color=red]ATENÇÃO[/color]: as informações acima não são de muita confiança pois foram postadas por um iniciante em J2EE.
Interessante, nesses comentários citados por vcs vejam uma grande semelhança ao Direito, na qual, existe uma definição dada por um autor supracitado e a interpretação acaba sendo subjetiva. De qq forma agradeço a todos pelas opiniões.