É o seguinte, estou precisando de alguma ferramenta que agilize um processo de desenvolvimento de software, de preferência free e com plugin para Eclipse.
Eu preciso que a ferremanta gere automáticamente um código de rastreabilidade, que permita basicamente trabalhar da seguinte forma:
(exemplo bem resumido)
1- O analista cadastra um requisito funcional
2- O requisito gera um Caso de Uso (amarrado ao requisito)
3- O caso de uso gera um modelo de classes de analise(amarrado ao caso de uso gerado em 2)
4- O modelo de classes me gera então classes de projeto e código-fonte (amarrado ao modelo gerado em4)
Repare que, do requisito funcional eu consigo chegar até o código-fonte e vice versa.Isso me ajuda em muita coisa importante, como analises de impacto e mudança de escopos…
Eu sei que existem excelentes ferramentas que fazem isso, mas todas são pagas e muito caras. (Power Designer, Rose, etc).
Estou procurando alguma coisa free para uso comercial.
Agradeço toda a ajuda.
Ola, sim da pra chegar, mas o problema é que essa rastreabilidade hoje é feita ‘na mão’, e imagine num sistema grande, quebrado em módulos, cada modulo com dezenas de classes…
O controle disso da forma manual é muito complicado, toma muito tempo, quando o cliente solicita alguma alteração, gasta-se muito tempo fazendo buscas na documentação e no código.
Com a ferramenta fazendo isso de forma automatizada, ganha-se uma economia de tempo e custo que vai fazer grande diferença, pois basta clicar e ter o relatório completo! (Esse é o meu sonho!)
na verdade o que ocorre é que o requisito vai gerar um caso de uso, que vai gerar um modelo de classes, no final, as classes geradas vão nascer em função do requisito funcional, que deu origem a todo o processo!
Um exemplo bem básico, imagina que o cliente pede o seguinte requisito funcional:
Req 001. Elaboração de um cadastro de fornecedores
A partir daí, um analista de negócio vai começar a fazer os casos de uso iniciais, casos de uso de negócio.
Depois, ele pode ir ‘explodindo’ os casos de uso iniciais, até um certo nível.
Então entra em cena um analista de sistemas e produz os diagramas iniciais (sequência, classes do negócio, estado)
Bom, o processo continua…pulando algumas etapas, no final o programador vai receber a documentação e vai codificar e testar as classes.
Então, no processo inteiro é possível você partir de qualquer nível, e chegar no código-fonte, e vice versa.