FileInputStream não localiza arquivo

Estou com um problema meio bizarro
Tenho documentos e imagens que estão em um servidor linux, em diretórios.
Minha aplicação é java7 com primefaces 6.2 com servidor tomcat e maven
O documento está lá, o caminho está certo, mas quando tento passar o caminho para o
FileInputStream ele diz que não é possível localizar o caminho ou as vezes a imagem.
Se eu cadastrar um docto. agora, funciona tudo legal, mas alguns usuários que gravam doctos.
dá este problema, não são todos
Como não consigo achar nenhum erro, fico pensando se não é oscilação da rede ou coisa que o valha.
Permissões tambám não são. Se eu ir ao servidor linux via linha de comando eu consigo
copiar a imagem.
Alguém sabe o que pode ser, dar uma dica do que verificar para descobrir, ou uma outra maneira de
fazer download do docto.?

meu código: FileInputStream stream = new FileInputStream(absolutPath);
a variável absolutPath tem o caminho.
Por exemplo:/home/IMAGES\4552\2/documentos/oocSdX39e1.xlsm
obs.: não são as barras também, eu já testei isso.

Obrigado.

Qual é a exceção exata? Não pode ser permissão dos usuário?

Eu creio que permissões não são, por que alguns arquivos que eu cadastrar eu consigo fazer download. Mas os que foram cadastrados por usuários em outros locais eu não consigo fazer o download.
O erro que dá mais é File not Found.

De acordo com essa publicação

Also, this exception can be thrown when an application tries to open a file for writing, but the file is read only, or the permissions of the file do not allow the file to be read by any application.

O que me leva a repetir: não será permissão?

No Filezila eu vejo os documentos e as permissões de cada arquivo: -rw-r–r- são todas iguais.
Se eu for ao servidor no diretório onde estão via linha de comando eu consigo copiá-los.
A aplicação grava exibe e copia, mas alguns arquivos não.

Ninguém mais se habilita?

Bom dia Pessoal, ninguém tem alguma opinião para tentar resolver/

Estranho. Pra mim, é algo relacionado a permissão, sim. Duas coisas impedem você de acessar um arquivo: Ele não estar no diretório ou vc n ter permissão. Talvez o arquivo tenha as permissões corretas, mas seu usuário não. Tem muita coisa que pode ser, mas eu tentaria dar um CHMOD no arquivo e tentar pegar o mesmo como super usuário. A fim de sanar dúvidas, claro.

[]'s

Como você monta o conteúdo do absolutPath?

Desculpe a demora.
Monto assim:

Bloco de citação

String nameFile = (String) event.getComponent().getAttributes().get(“nameFile”);
String extesionFile = (String) event.getComponent().getAttributes().get(“extensionFile”);
String relativePath = (String) event.getComponent().getAttributes().get(“relativePathFile”);

String absolutPath = pathImage + relativePath;

try {
        FileInputStream stream = new FileInputStream(absolutPath);
        fileDownload = new DefaultStreamedContent(stream, "application/" + extesionFile, nameFile);

Bloco de citação

Eu dei um ls -l dentro do caminho que estão os doctos, o retorno foi:
-rw-r–r-- 1 root root 69817 Feb 25 15:08 kdObwk0kAp.xlsx

depois fiz ls -l kdObwk0kAp.xlsx, o retorno foi esse:

-rw-r–r-- 1 root root 69817 Feb 25 15:08 kdObwk0kAp.xlsx

Eu não entendo muito de linux.

Eu acho que a aplicação não está errada, até por que estava funcionando.
Outro problema é que eu não entendo muito ou quase nada de servidor e rede para questionar
o pessoal de infra.
Da parte deles argumentam estar tudo certo.
Queria saber algum modo, algum teste que pudesse mostrar algo mais do que
“O sistema não pode localizar o arquivo”

Tenta ver o resultado da absolutPath. Pode ser que tenha algo de errado na String.

Tente assim:

String nameFile = (String) event.getComponent().getAttributes().get("nameFile");
String extesionFile = (String) event.getComponent().getAttributes().get("extensionFile");
String relativePath = (String) event.getComponent().getAttributes().get("relativePathFile");

File file = new File(pathImage);
file = new File(file, relativePath);

FileInputStream stream = new FileInputStream(file);
fileDownload = new DefaultStreamedContent(stream, "application/" + extesionFile, nameFile);

Bom dia, obrigado vou testar.