Como eu testo ou qual metodo uso para saber se um arquivo já foi criado???
A classe java.io.File tem o método “exists”. Exemplo:
File f = new File ("C:\\AUTOEXEC.BAT");
if (f.exists()) {
}
(Apesar do nome, a classe File não serve para criar ou abrir arquivos, mas para operações sobre arquivos como determinar a existência, seu comprimento, se é um arquivo ou diretório, deletar um arquivo etc.)
Valeu mesmo! Vou testar!
[quote=thingol]A classe java.io.File tem o método “exists”. Exemplo:
if (f.exists()) {
}
(Apesar do nome, a classe File não serve para criar ou abrir arquivos, mas para operações sobre arquivos como determinar a existência, seu comprimento, se é um arquivo ou diretório, deletar um arquivo etc.)[/quote]
Esqueci de perguntar se eu quiser criar esse arquivo em uma pasta diferente como faço?
Assim não funciona:
[code]//Estou fazendo assim.
FileOutputStream arqui = new FileOutputStream(“c:\variaveis.conf”);
//Eu quero criar em uma pasta.
FileOutputStream arqui = new FileOutputStream(“c:\conf\variaveis.conf”);//Naõ funciona.
[/code]
[quote=ToBack][quote=thingol]A classe java.io.File tem o método “exists”. Exemplo:
if (f.exists()) {
}
(Apesar do nome, a classe File não serve para criar ou abrir arquivos, mas para operações sobre arquivos como determinar a existência, seu comprimento, se é um arquivo ou diretório, deletar um arquivo etc.)[/quote]
Esqueci de perguntar se eu quiser criar esse arquivo em uma pasta diferente como faço?
Assim não funciona:
[code]//Estou fazendo assim.
FileOutputStream arqui = new FileOutputStream(“c:\variaveis.conf”);
//Eu quero criar em uma pasta.
FileOutputStream arqui = new FileOutputStream(“c:\conf\variaveis.conf”);//Naõ funciona.
[/code]
[/quote]
Cria um File diretorio = new File(“Caminho do teu diretorio”);
Depois chama o método diretorio.mkdir(); // aqui sim ele cria o diretorio.
O “File”, serve tanto para criar arquivo quanto diretório. Lembrando que para o diretório, utilizas o mkdir().
Acrescente um if para verificar se o diretório existe, caso negativo, crie o diretório.
Olá,
Respondendo à sua pergunta sobre como criar um arquivo e/ou pasta.
Primeiro, para cada arquivo OU diretório que vc criar, será necessário uma instância da classe File. Segundo, a classe File só criará o arquivo ou diretório somente se o mesmo não existir, portanto, a classe File não sobrescreverá o arquivo ou diretório caso o mesmo já exista.
Criarei um arquivo chamado alpha.txt dentro de um diretório, também a ser criado, chamado beta.
Criando o diretório beta
File diretorio = new File(“C:\beta”);
// Para criar diretório, utilize o método mkdir()
diretorio.mkdir();
Criando o arquivo alpha.txt
File arquivo = new File(“C:\beta\alpha.txt”);
// Para criar arquivo, utilize o método createNewFile();
// Esse método gera exceções do tipo IOException
try {
arquivo.createNewFile();
} catch(IOException e) {
System.out.println(“Não foi possível criar o arquivo”)!
}
Observe que, diferentemente do método createNewFile, mkdir não gera exceções.
Não tente usar uma única instância de File para se criar vários diretórios e subdiretórios ao mesmo tempo. Vc não obterá o resultado esperado. Para cada diretório e subdiretório, será necessário um instância da classe File.
Valeu mesmo!
Gostei, vou testar!