Estava tentando criar um filtro, que pegasse os produtos mais vendidos, tipo aqueles filtros das lojas americanas, extra etc
Estou usando o mysql, e tentei dar um join nas tabelas, mas depois percebi que nao se trata de juntar as tabelas, mas aplicar o filtro diretamente na tabela : produto_vendido, mas com alguma soma…ou algo do tipo
Um “SUM” não resolve?
e protudo_vendido não deveria ter um vinculo com produto: tipo:
id_produto - que seria a estrangeira de produto
tabela2: produto_vendido (campos: id, nome, quantidade, preco, id_produto)
SELECT SUM(pv.qtde) AS qtde, pv.id_produto as id_produto FROM produto_vendido pv GROUP BY pv.id_produto order by pv.qtde desc
Mas quando você for gravar uma venda que foi realizada, você vai gravar uma linha inteira na tabela produto_vendido, ou vai só atualizar a quantidade com uma clausula where no id, ou no nome, por exemplo?
Sao inumeras query´s, que ja esta ok, no entanto só foi terminado os filtros por preço, por novidade e por nome.
Agora mais vendido nao tem, na verdade nao preciso gravar no banco a consulta, apenas preciso de um select que me traga na tela os mais vendidos, apartir dai, a compra se desenvolve naturalmente…
Esses filtros por preço, novidade, nome você faz pela tabela de produtos, certo?
O filtro de mais vendido você não fará por essa tabela, pois ela só dispõe de informações sobre o produto, e não sobre uma eventual venda. Creio que por esse motivo você tenha criado a tabela produto_vendido. Para que, quando um cliente efetuar uma venda, um update seja dado nessa tabela para que o campo quantidade recebe a quantidade que o cliente colocou do produto no ato da compra. O update vai levar a cláusula where, pois só será atualizado aquele produto que o cliente está comprando. Então sua instrução poderá ter um where pelo id do produto, por exemplo.
Sendo assim, o select que você vai dar na tabela produto_vendido pegar como referência a quantidade, do maior para o menor (desc).
Será que eu te confundi? rsrs.
Se quiser postar o código, fica melhor para avaliarmos a situação.