Finalizar projeto NetBeans com Banco de Dados

Ola! tenho um pequeno projeto no netbeans com banco de dados, que está funcionando, eu leio e escrevo infomações no banco.
Mas o arquivo .jar do projeto só consegue carregar as informações do banco, se primeiro eu conectar o servidor do banco pelo netBeans.
Como que eu faço para que o .jar da pasta \dist carregue os arquivos do banco sem usar o netBeans.???w

Obrigado!

Qual o banco que você usa?

Você está iniciando ele antes de iniciar a aplicação?

odriver é org.apache.derby.jdbc.ClientDriver

Então. No netBeans, antes de eu execurar a classe main() eu tenho que iniciar o servidor antes.

Ao iniciar o serviço eu tenho a seguinte resposta:
Apache Derby Servidor de Rede - 10.5.3.0 - (802917) iniciado e pronto para aceitar conexões na porta 1527 em {3}

só depois de fazer isso que tudo funciona

Então, se você não iniciar o serviço do banco de dados você não consegue conectar nele

Entendi.
Não precisa se preocupar em explicar como, mas vc sabe se tem como eu configurar o meu projeto para que ele inicie o servidor do banco, sem que eu tenha que manualmente startar o serviço atraves do netBeans, PostGres, etc. ?

Eu não uso o Derby,

O ideal é você ter um serviço no seu SO para iniciar o seu banco de dados automaticamente

mas o Derby pode ser embarcado e por isso tem uns esquemas que você pode fazer para inicia-lo com seu programa

Na url abaixo tem um esquema pra iniciar ele pela sua aplicação.

http://www.paulocanedo.com.br/tag/javadb/

obrigado pela dica!

vou testar esse esquema aki

vlw

HiltonCesar

vc conseguiu resolver seu problema? de iniciar o serviço do derby junto com o programa.

Eu estou com o mesmo problema… pederia me dizer como vc fez?

então!

uma parte sim… só que eu nao estou mais usando o derby estou usando o postGre

Eu consigo fazer minha aplicação usar as tabelas do banco, sem precisar conecta-lo. Só que eu queria usar essa aplicação em um outro computador, só que eu ainda nao consegui fazer isso

No peu pe ta assim:
eu tenho instalado o PostGreSQL 8.4. Lá eu criei um banco. No caso o nome do banco é “postgres” e tem um esquema “sistemaBancario” que eu criei, mas caso vc crie uma tabela sem dar um nome pro esquema, a tabela será criada no esquema “public” que é padrão. Vc não precisa criar as tabelas pelo PostGre, só precisa criar o banco.

Agora é a parte no NetBeans. Eu tenho instalado a versão NetBeans IDE 6.9.1.
Crie seu projeto normalmente. Depois clique com o botão direito em cima do projeto, va em propriedades, no campo categorias: clique em bibliotecas, e no canto direito clique em adicionar JAR/pasta.
Agora vc vai selecionar o arquivo “postgresql-8.3-603.jdbc3.jar” que está no diretório: “…Arquivos de Programas/NetBeans 6.9.1/ide/modules/ext/” . Tem um monte de arquivo .Jar la, escolha o postgresql-8.3-603.jdbc3.jar.
Feito isso, vá até a aba Serviços do NetBeas, clique em Banco de Dados, e abra a pasta de Drivers. Vai aparecer alguns drivers lá, vc deve clicar com o botão direito no PostGreSQL e clicar em “conectar Utilizando…”.
Vc vai preencher 5 campos.
1: Host: (no meu caso eu coloquei) “localHost”
2: Porta: 5432
3: Banco de dados: “postgres” (ou o nome que vc escolheu pro banco lá no PostGreSQL)
4: Usuario: “hilton”
5: Senha: “12345”

O nome de usuário e a senha vc que vai definir quando vc instalar o programa do PostGreSQL, lá tb, depois que vc instalar, vai aparecer o nome do host e a porta para conexao.

a minha clase em java ta assim:

import java.sql.Statement;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {

public static void main(String[] args) {

try {

String url = "jdbc:postgresql://localhost:5432/postgres";
        String usuario = "hilton";
        String senha = "12345";

Class.forName("org.postgresql.Driver");

Connection con;

con = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);

System.out.println("Conexão realizada com sucesso.");

Statement stm = con.createStatement();

//String dados = JOptionPane.showInputDialog(null,"Informe dados");

// o executeUpdate() faz atualização no banco
// o executeQuery() nao atualiza, só traz respostas

//stm.executeUpdate ("INSERT INTO cliente VALUES ('"+dados+"')");            

String sql2 = "select * from SISTEMA_BANCARIO.CLIENTE";
        Statement stmt = con.createStatement();
        ResultSet rs = stmt.executeQuery(sql2);
        String res = "" ;
        while (rs.next()) {
            System.out.println(rs.getString(1));
            res += rs.getString(1)+"\n";
        }
         JOptionPane.showMessageDialog(null,res,"tabela",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);            

con.close();
        rs.close();

} catch (Exception e) {
         e.printStackTrace();
    }
}

}

testa ai

.