Finalizei minha aplicação

Galera, finalizei minha aplicação em Java + linux, o mesmo utiliza algumas libs e outros .jar’s externos.
Logo:
minhas libs .so foram colocadas em /lib/
Meus .jar externos foram colocados em /usr/lib/jvm/java-1.6.0-openjdk/jre/lib/ext/

Agora estou criando um pacote .deb, mas gostaria que esse sistema fosse instalado de forma fácil. Mas nem sempre o diretório java vai ser o citado acima.

Existe alguma forma de tornar isso mais dinâmico sem precisar mencionar diretamente a pasta “/usr/lib/jvm/java-1.6.0-openjdk/jre/lib/ext/”?

Ou talvez eu poderia setar o meu próprio diretório lib e ext, se sim, como eu faria?

Estou usando o eclipse.

[]s

Na verdade você precisa setar a variável de ambiente CLASSPATH. Você inclui as suas bibliotecas em um diretório qualquer e adiciona esse diretório à variável CLASSPATH. Ou então você pode criar um shell script para rodar sua aplicação da seguinte forma. Suponhamos que seu jar esteja em um diretório e nesse diretório haja uma pasta lib, que contém suas bibliotecas. Uma forma de rodar seu programa seria chamando esse comando:

java -jar -cp lib/ SeuJar.jar

[quote=matheuslmota]Na verdade você precisa setar a variável de ambiente CLASSPATH. Você inclui as suas bibliotecas em um diretório qualquer e adiciona esse diretório à variável CLASSPATH. Ou então você pode criar um shell script para rodar sua aplicação da seguinte forma. Suponhamos que seu jar esteja em um diretório e nesse diretório haja uma pasta lib, que contém suas bibliotecas. Uma forma de rodar seu programa seria chamando esse comando:

java -jar -cp lib/ SeuJar.jar

Ele diz não encontrar minha classe principal.
Estou tentando fazer com que ele carregue o sqlitejdbc.jar, mas ele só funciona se eu colocar diretamente no diretório ext/ do java.

[quote=DinhoPereira]
Ele diz não encontrar minha classe principal.
Estou tentando fazer com que ele carregue o sqlitejdbc.jar, mas ele só funciona se eu colocar diretamente no diretório ext/ do java.[/quote]

Você gerou seu jar corretamente? Na geração do jar no Eclipse tem um local em que você diz qual classe tem o método main. Você tem de gerar o jar direitinho e setar o CLASSPATH para o Java conseguir rodar suar aplicação.