Finalmente a versão 1.0 do Spring-Annotation foi liberada!

Finalmente depois de bastante tempo de desenvolvimento e testes a versao 1.0 do Spring-Annotation foi liberada.
Ainda falta alguma documentação e os exemplos estão incompletos, mas ja tem alguma coisa de documentação no site do projeto.
O Build foi totalmente refeito e agora utiliza o Maven 2, e os artefatos estão disponiveis no repositório do Java.net.
É possivel baixar a ultima versão da sessão de arquivos do site do projeto no java.net.
Quaisquer problemas podem ser reportados nas listas de discução ou forum do projeto.

Agradeço a todos os que enviaram algum feedback e contribuições de código.

Agora a equipe de desenvolvimento vai trabalhar em melhor documentação e alguns exemplos.

A proxima release vai ser 100% compativel com as anotaçoes do Java EE 5.0.

Deem uma olhada no site do projeto: https://spring-annotation.dev.java.net/nonav/

Mais informações e atualizações no site do projeto e/ou no meu blog :smiley:

Legal urubatan, parabéns :thumbup:

Opa, parabéns e pretendo usar aqui internamente nos projetos que migrarem para a plaforma 5 .

valeus :smiley:
ja consegui até colocar 3 aplicações “blank” com exemplos bem simples online :smiley:

Olá Urubatan,
Eu de novo, parabéns por mais um trabalho em prol da comunidade alias vc. já tá ficando famoso na net pois algumas vzs. me deparo com noticias suas e, em alguns e-mails que recebo do “java.blogs daily update” do tipo.:

Finally version 1.0 of the spring-annotation library is out.
http://www.javablogs.com/Jump.action?id=307952
java.net Weblogs

Enfim é isso ai…, um grande abraço e muito sucesso.

Ps.

Apenas para clarear minhas idéias… o grande “barato do Spring” não é criar independencia do código fonte no instanciamento dos objetos para as interfaces, com o uso de injeção de dependencia em seus arquivos XMLs?

Com as annotations, para alterar uma injeção eu não teria que alterar novamente o fonte das classes e compilar novamente?Sendo assim qual a vantagem em utilizar Spring Annotation em vez de factorys tradicionais harded code para as interfaces?

[quote=Lezinho]Apenas para clarear minhas idéias… o grande “barato do Spring” não é criar independencia do código fonte no instanciamento dos objetos para as interfaces, com o uso de injeção de dependencia em seus arquivos XMLs?

Com as annotations, para alterar uma injeção eu não teria que alterar novamente o fonte das classes e compilar novamente?Sendo assim qual a vantagem em utilizar Spring Annotation em vez de factorys tradicionais harded code para as interfaces?[/quote]

Realmente, sábia pergunta … fiquei agora com a mesma :slight_smile:

[quote=Lezinho]Apenas para clarear minhas idéias… o grande “barato do Spring” não é criar independencia do código fonte no instanciamento dos objetos para as interfaces, com o uso de injeção de dependencia em seus arquivos XMLs?

Com as annotations, para alterar uma injeção eu não teria que alterar novamente o fonte das classes e compilar novamente?Sendo assim qual a vantagem em utilizar Spring Annotation em vez de factorys tradicionais harded code para as interfaces?[/quote]
nada impede de utilizar as duas técnicas ao mesmo tempo …

mas não, tu não prende o código a uma implementação, e pode trocar a implementação sem mexer no código que depende dela …

a maior parte do código que escrevo utilizando o spring annotation utilizo o recurso “auto wire by name” do spring framework, então não interessa se o bean que eu estou esperando esta definido em um arquivo XML ou via um @Bean em outra classe …

na versão 1.1 vai ser possivel sobre escrever as declarações anotadas via XML (semelhante ao JPA)

tendo isto explicado …

Quais são as partes da tua aplicação que realmente podem mudar com o tempo (mudar digo serem completamente substituidas por outras)
na maioria das aplicações pelo menos, quase nenhuma …

um SessionFactory, um DataSource, um EJB que esta sendo acessado, um web service, … coisas assim e mantenho em arquivos XML
agora a grande maior parte da aplicação, que provavelmente não vai ter partes substituidas, eu diminuo um ponto de falha (o arquivo XML), mantenho todo o comportamento do Bean no mesmo lugar e facilito a minha vida :smiley:

é mais ou menos esta a ideia do Spring-Annotation …

mas tu não é obrigado a utilizar isto, se quiser usar só uma parte, por exemplo as anotações para configuração do MVC, tu pode usar elas e continuar configurando os beans via XML …

ou então tu pode continuar configurando os teus beans via XML e se estiver trabalhando com JSF utilizar as anotações facilitadoras do modulo de JSF

ou então utilizar só o modulo de suporte a Hibernate para não ter que declarar todos os teus @Entity novamente no XML do hibernate :smiley:

foi esta a ideia de separar ele em modulos :smiley: