[quote=Lezinho]Apenas para clarear minhas idéias… o grande “barato do Spring” não é criar independencia do código fonte no instanciamento dos objetos para as interfaces, com o uso de injeção de dependencia em seus arquivos XMLs?
Com as annotations, para alterar uma injeção eu não teria que alterar novamente o fonte das classes e compilar novamente?Sendo assim qual a vantagem em utilizar Spring Annotation em vez de factorys tradicionais harded code para as interfaces?[/quote]
nada impede de utilizar as duas técnicas ao mesmo tempo …
mas não, tu não prende o código a uma implementação, e pode trocar a implementação sem mexer no código que depende dela …
a maior parte do código que escrevo utilizando o spring annotation utilizo o recurso “auto wire by name” do spring framework, então não interessa se o bean que eu estou esperando esta definido em um arquivo XML ou via um @Bean em outra classe …
na versão 1.1 vai ser possivel sobre escrever as declarações anotadas via XML (semelhante ao JPA)
tendo isto explicado …
Quais são as partes da tua aplicação que realmente podem mudar com o tempo (mudar digo serem completamente substituidas por outras)
na maioria das aplicações pelo menos, quase nenhuma …
um SessionFactory, um DataSource, um EJB que esta sendo acessado, um web service, … coisas assim e mantenho em arquivos XML
agora a grande maior parte da aplicação, que provavelmente não vai ter partes substituidas, eu diminuo um ponto de falha (o arquivo XML), mantenho todo o comportamento do Bean no mesmo lugar e facilito a minha vida 
é mais ou menos esta a ideia do Spring-Annotation …
mas tu não é obrigado a utilizar isto, se quiser usar só uma parte, por exemplo as anotações para configuração do MVC, tu pode usar elas e continuar configurando os beans via XML …
ou então tu pode continuar configurando os teus beans via XML e se estiver trabalhando com JSF utilizar as anotações facilitadoras do modulo de JSF
ou então utilizar só o modulo de suporte a Hibernate para não ter que declarar todos os teus @Entity novamente no XML do hibernate 
foi esta a ideia de separar ele em modulos