Firebird ainda existe?

Olá pessoal,

Não sei se esse é o melhor lugar para esse tipo de tópico (não achei nenhuma seção para banco de dados, essa era a mais próxima disso).

Faz um tempo que não ouço mais falar do firebird, alguém sabe se ele ainda existe? Se ainda sai novas versões? etc…

Em Piracicaba (SP) houve até um “Firebird Developers Day” em 16 de julho deste ano.

http://www.mindthebird.com/

[quote=entanglement]http://www.firebirdsql.org/

Em Piracicaba (SP) houve até um “Firebird Developers Day” em 16 de julho deste ano. [/quote]eu trabalhei com firebird somente no estágio, e como em qualquer empresa pequena, tinha um banco de dados com muito lixo (não estou falando mal da empresa, mas a base de dados dos sistemas principais foram muito mal modeladas mesmo).

Mas ter uma base de dados (para os parâmetros que trabalho hoje, pequena, somente 15GB) com tanto lixo e ser tão rápido me fazia querer saber porque era tão menos popular que o mysql?

Agora, aproveitando o tópico, para vocês, quais vocês julgam ser as vantagens de cada SGBD que usam?

Por exemplo, eu gosto muito do Oracle, mas também uso mysql/postgreSQL/MSSQL, e somente para consultas e algumas e algumas poucas DDL, Teradata/Redbrick. E como disse, usei por pouco tempo o Interbase e Firebird (versão 1.5 ainda, estavam migrando para o 2.0)

Aqui vão algumas observações minhas (sintam-se a vontade para discutí-las)

[*]MySQL

• Fácil instalação, consome pouco recurso de máquina, mas para volumes maiores de dados (pelo que eu vi, maiores que 4 milhões de linhas ) apresenta uma perda de desempenho muito grande, mesmo em tabelas InnoDB. Ainda não cheguei a ver a engine Falcon, mas dizem ser muito boa. Pena que as melhores funcionalidades são pagas.
    Depois da versão 5 não vi grandes melhorias.
    [*]PostgreSQL
  • Totalmente gratuito, mas apresenta uma interface de gerenciamento e de manipulação de dados (ferramentas para consultá-lo, não diretamente nele) muito baseada na linha de comando (que infelizmente eu adoro, hehehehe). Não encontrei ainda nenhuma ferramenta como o IBExpress, por exemplo (e também nunca vi necessidade para isso). Fora essa questão, para quem não liga para isso, dos SGBDs gratuitos é o que eu mais gostei, mas faz um tempinho (uns 4 meses) que não mexo com ele. Na época que mexia bastante, senti falta das funções de janela (ex: “sum(campo) over(partition by campo2)”)que tenho no Oracle/MSSQL/Redbrick/Teradata, e do particionamento de tabelas eficiente e prático (que só uso mesmo no Oracle). Não sei se tem compressão de dados. Consome pouco recurso da máquina, mas para bases pequenas, consome mais que o MySQL, enquanto que para bases maiores, consome muito menos.
    [*]Interbase/Firebird
  • Também totalmente gratuito, leve como o postgre (mas devo admitir que mexi pouco com ele, apenas cerca de 3 meses), tem boas ferramentas para manipulação de dados e gerenciamento do servidor (mas para que tanta firula?). Não sei se aceita funções de janela, nem particionamento de tabelas, nem compactação de dados, e nem seu comportamento com bases de dados muito grandes (cerca de 100 milhões de registros, por exemplo). Se alguém puder me informar eu agradeço.
    [*]MSSQL
  • Em relação ao custoXbenefício, uma boa alternativa ao Oracle. Para updates seu otimizador de queries chega a ser um pouco (bem pouco) melhor que o do Oracle, e fazer updates baseados nos valores de outras tabelas também é mais simples (no Oracle vc precisa ter uma subconsulta cruzando pela chave primária de ambas a tabela que vc quer atualizar com a tabela que contém os dados para atualizá-la, te obrigando a ter um passo a mais no seu processo, ou seu processo fica muito mais lento). Possui funções de janelas, compactação de dados (mas perde desempenho tanto na leitura quanto na escrita), particionamento de tabelas. Para bases de dados de cerca de 50 milhões de linhas (o máximo que testei nele), apresenta um excelente desempenho. (consultas demoram cerca de 2x o que demora no Oracle, mas escrita no disco é mais rápida, caso em nenhum dos casos tenha ativada a compactação de dados)
    O único que não é multiplataforma.
    [*]Oracle
  • Para mim é o melhor SGBD (XD) pena que é muito caro. Apresenta funções de janelas, compactação de dados (que perde desempenho na escrita, mas ganha muito desempenho na leitura), particionamento de tabelas(tanto manual quanto automático), etc… funções de agrupamento é mais rápido que em qualquer outro banco que eu tenha visto.
    [*]Teradata
  • Esse eu não sei direito como é o consumo de hardware dele, mas sei que só é usado em grandes empresas, e se baseia em computação distribuída. Apesar de cada nó (cada “computador” que faz parte do servidor todo) ter um hardware bem forte (sempre comercializado em conjunto). A empresa que fornece o Teradata até escolhe a posição dos coolers dentro do gabinete (nesse caso, joga o ar quente para cima, com a ideia de que os servidores devem ficar próximos ao chão, deixando-os mais resfriados assim)

Essa é minha visão, se alguém puder complementar ou criticar eu fico contente.

É muito usado em sistemas que tem alguns anos de sobrevivência com Delphi, principalmente esses de automação comercial. Onde trabalho, existem vários módulos em Delphi com Firebird e estamos usando Java, junto com Firebird. Até agora não encontrei muitos problemas… A não ser o comentário do colega acima, que tenho que concordar em diversos aspectos.

Senão me engano, o novo Firebird (3) será totalmente em Java. Só esperando pra ver o que é que vai acontecer.

Tem até um tópico de uns tempos atras que o pessoal comentava em como era fácil lidar com o FB.