Firefox 4 é realmente impressionante

Bom dia,

Enquanto se aproxima dos 40 milhões de downloads com o Firefox 4, a Mozilla tem "carta" de lançamento da última versão do seu navegador.

http://glow.mozilla.org/

As principais novidades são Gecko 2.0 (o motor de renderização), um mecanismo mais rápido JavaScript compreendendo JägerMonkey, um JIT (e mais o TraceMonkey , o otimizador de "loops" presentes no Firefox 3.6), e hardware de aceleração 3D e uma interface de usuário redesenhada.

–> agora é possível controlar os parâmetros de fontes OpenType via CSS. Isso permite, por exemplo, controle de ligaduras ou frações;

–> Formulários HTML 5 são agora suportadas. Estes formulários são utilizados para controlar o que os dados são capturados sem o uso de JavaScript, o que evita possíveis bugs e processamento mais rápido. É possível definir um campo como obrigatório ou verificar a validade do texto digitado usando uma regex. Além disso, uma classe CSS para alterar a exibição do campo em termos de sua validade;

–> API de áudio apareceu, e estende o controle sobre o conteúdo e marcas <video> <audio> . Esta API permite acesso direto a determinados valores decodificados no buffer, a fim de, por exemplo, ver o espectro de áudio em tempo real. Também é possível gerar diretamente o som em encher diretamente o buffer, sem especificar nenhuma fonte;

–> Protocolo HSTS é integrado no Firefox. Este protocolo permite que um site força o navegador a usar HTTPS para acesso;

–> Firefox Sync , Sincronizar Firefox, já disponível como uma extensão, está agora incluído no navegador padrão. Esta é uma maneira de sincronizar duas instâncias do Firefox em computadores diferentes usando um servidor para armazenar a configuração, senhas e cookies. Por padrão, os servidores da Mozilla estão sendo usados​​, mas todos podem fazer o download do software (sob as mesmas licenças como o Firefox), transformá-lo em seu próprio servidor e usá-lo no Firefox. Encontre o link do servidor: http://hg.mozilla.org/services/sync-server/file/1bf645926272/1.1;

–> WebGL, a tecnologia que permite que você use a API OpenGL 3D em uma página da Web é agora incluído;

–> API de gestão do histórico do HTML 5 é agora suportada. Esta API permite que você adicione estados no histórico, sem recarregar a página. Isto cria pontos de volta para uma página, evitando perda de tempo associado com o download de uma nova página.

–> WebM codec para tag <video> é agora suportada junto com Theora;

–> Nova opção « Do not track » apareceu no menu.

O protocolo WebSocket é conspicuamente ausente a partir desta versão, ele foi desabilitado porque, como sockets Flash e Java, o WebSocket pode simular o HTTP e portanto, envenenar o cache de alguns servidores proxy configurado para intercetar requisições HTTP sem trabalhar com os clientes.

etc …

Cordialmente

Vou testar pra ver como está, mas ainda não me vejo voltando a usar Firefox depois de ter migrado para o Chrome.

Abraços.

O Sync não está perfeito. Tenho um histórico grande, com bastante subpastas e fui dar uma organizada nele, apagando links que não interessam mais e reorganizando as pastas. Quando fui entrar no segundo micro, ele corrompeu meu histórico inteiro. Pra piorar, tentei organizar o que ainda funcionava, mas minhas alterações foram sincronizadas e terminou de corromper, agora não consigo nem forçar o upload de um novo benchmark.

O XMark que usava antigamente aconteceu o mesmo em uma situação semelhante. Pelo jeito esse negócio de sincronização é mais complexo do que aparenta…

Utilizo o Gooel Chrome Developer Build tanto em máquinas Linux como em máquinas Windows.
O sync funciona perfeitamente. Tanto bookmarks como extensões, preferências, apps e etc…

Abraços.

Bom dia,

Eu também gosto de usar Google Chrome. Seu método de desenvolvimento tem realmente avançado o mundo dos navegadores web.

Mas como ele não é perfeito. Eu uso 6 navegadores diferentes :

Mozilla  [b]SeaMonkey[/b] ,  Google [b]Chrome[/b] , Mozilla [b]Firefox[/b] , [b]Safari[/b]  , [b]Opera[/b] ,  [b]K-Meleon[/b]

Também, como desenvolvedor me permite testar as minhas aplicações web em cada um, antes da implantação em produção.

É interessante ver as regiões do mundo que são os mais ativos na Internet através do Firefox.

No site web : http://glow.mozilla.org/

Cordialmente