Fisica e matemática em jogos para android

Boa noite.

Por favor, quero fazer um jogo para meu trabalho de graduação porém não quero usar nenhuma “ferramenta” para cuidar da física que envolverá o jogo, gostaria de escrever a minha junto como os algoritmos de geometria que acredito que vou ter escrever também, porém não sei por onde começar a estudar. Gosto bastante de matemática e de desafios por isso quero fazer do zero, alguém poderia indicar livros ou tutoriais ?
Estou estudando algoritmos de geometria computacional, computação gráfica, java 2d e já conheço e comecei a ler os artigos do pontoV do ViniGodoy um dos moderadores daqui do GUJ, mas gostaria de mais pontos de vista, opiniões.

O jogo vai ser num estilo de plataforma, como mário world.

Vai por mim, use as “ferramentas”

Se fosse para obter produtividade em um projeto real eu estaria 100% de acordo com essa recomendação, mas para fins acadêmicos é melhor mesmo escrever toda a base do jogo!

As minhas sugestões:

Primeiro certifique-se de estar afiado com as fórmulas físicas propriamente ditas, toda a parte de dinâmica. Agora sobre como implementar em um jogo eu partiria do seguinte:

• Os artigos do PontoV, nessa parte vc já está caminhando, principalmente aqueles sobre vetores que são uma ferramenta ótima para representar algumas grandezas físicas (simplifica muito os cálculos)
  • No kit de desenvolvimento do Android vem (pelo menos vinha no tempo que eu estudei…) um demo que é um jogo chamado Lunar Lander. Nesse jogo você tem que pousar uma nave na lua, ele aplica bastante as fórmulas de aceleração e força. Estude o código fonte desse app, dá para ter boas idéias.
  • A parte de colisões tem também um exemplo no PontoV, um artigo chamado “Pong game - Exemplo completo”