Gostaria de saber se desenvolver uma aplicação em Flex é mais fácil que desenvolvê-la no Swing, sem o matisse, na unha mesmo. Gostaria também da opinião de alguém que já usou o Flex em produção. Qual a experiência com a tecnologia? A aplicação fica mais lenta que no Swing?
Bem, eu não usei em produção pq não tive paciência.
Criar a interface é tranquilo, só que é MUITO chato ligar com a camada da lógica de negócio.
Acho que o Flex ainda precisa amadurecer um pouco nisso.
Para quem usa o Eclipse como IDE o processo é um pouco mais fácil pois vc pode instalar o Flex builder como plugin, mas mesmo assim não acho nada produtivo.
Para ficar legal, acho que a Adobe precisa criar meios de facilitar essa integração entre as camadas.
[quote=davidbuzatto]Bem, eu não usei em produção pq não tive paciência.
Criar a interface é tranquilo, só que é MUITO chato ligar com a camada da lógica de negócio.
Para quem usa o Eclipse como IDE o processo é um pouco mais fácil pois vc pode instalar o Flex builder como plugin, mas mesmo assim não acho nada produtivo.
Para ficar legal, acho que a Adobe precisa criar meios de facilitar essa integração entre as camadas.[/quote]
Hum :roll: , obrigado pela opinião. Não sei se vc ou alguém conhece sobre o Laszlo e se já usou tbém. O mesmo se aplica ao Laszlo, ou seja, é dificil ligar a interface à camada da lógica de negócios?
[quote=fabiozoroastro]Mas você quer fazer sua aplicação desktop ou web?
Na minha opinião, uma aplicação com swing tem o desenvolvimento mais veloz que uma com flex.[/quote]
A principio queria fazê-la desktop. Porém na minha opinião o Swing não é lá grandes coisas, aí pensei numa alternativa que oferecesse os mesmos recursos de uma app. desktop. Como andam falando muito do JavaFx, Flex e Laszlo, achei que os dois últimos podem representar boas alternativas, visto que o primeiro acabou de ser lançado e que estou meio decepcionado com o Swing.
Entao, eu acho pensar que o Swing eh uma linguagem “q nao é lá grandes coisas” meio deturpado. Vejo q a maioria pensa em programar como no Delphi, pegando componentes prontos arrantando na tela e td esta pronto.
Veja o Swing como uma biblioteca onde vc deve desenvolver componentes q melhor sirvam para seu trabalho. Eu ja desenvolvi varias classes onde monto uma tela com muito pouco codigo, td otimizado e centralizado. Quero, por exempo, montar um campo onde ira digitar um codigo de algum cadastro, insiro somente uma linha de codigo onde é desenhado em tela um label com a descricao, um campo textfield do jeito que eh preciso para se lançar o codigo e ainda botao para consultar os itens cadastrados, onde este chama um dialog com o q precisa ser consultado. E isto eh soh um exemplo, pois tenho classes que servem pra diversos tipos de campos. Tudo isso usam OO mesmo, criei uma classe onde tem o basico da programação e dai crio outras classes extendidas desse para cada tipo de campo.
Criei layout manager do jeito que eu quero dispor os itens, look & feel personalizado e muito mais. Vc nao pode começar a programar em Java achando q sempre vai digitar aquela imensidão de código. Ai sim, eu concordo que é bastante código, mas vc pode otimizar isso e muito. Há ate, pra quem gosta de usar o netbeans, como importar para a palheta de componentes o que é criado.
Todos tem q tirar da cabeça que o Swing eh uma “biblioteca pronta”. Claro, pode se dizer q estou falando besteira, pois com o Swing da pra fazer muito coisa, mas trabalhar soh com o q eh nativo dele sem duvida q eh muito trabalhoso.
Um exemplo eh o projeito SwingLabs, eles desenvolveram varios bibliotecas em cima do Swing pra facilitar o trabalho de desenvolvimento ou explorando outros recursos.
Centralizar o trabalho em classes é melhor e fica até mais simples para se corrigir eventuais bugs do sistema.
Uma coisa que me IRRITA no swing é a forma como ele trabalha com layouts. É UMA **** fazer protótipos no netbeans. Trabalhar com Delphi nessa parte visual é MIIIIIL vezes melhor na minha opinião.
Abraço.
Ps.: Eu to começando a dar uma estudada em flex. Achei bem legal e simples, ao contrário do laszlo. Abraço.
Bom, por isso q eu criei meu proprio layout manager. Mas tb uso bastante layouts do Swing, como o BorderLayout para que funcione td certinho se uma tela for re-dimensionavel.
E eu detesto usar o “click arraste”, por isso q nao gosto do Delphi. Claro da para se montar tb telas no Delphi sem ser desse jeito, mas eh ultra chato.
Tb nao gosto de ficar dimensionando os componentes na “unha”, assim faço td no codigo, ja predefinido de acordo com o tipo de campo.
[quote=fabiozoroastro]Uma coisa que me IRRITA no swing é a forma como ele trabalha com layouts. É UMA **** fazer protótipos no netbeans. Trabalhar com Delphi nessa parte visual é MIIIIIL vezes melhor na minha opinião.
Abraço.
Ps.: Eu to começando a dar uma estudada em flex. Achei bem legal e simples, ao contrário do laszlo. Abraço.[/quote]
Apesar de não recomendado, tem o null e o absolute layout. Você consegue fazer a lá delphi a interface, mas vc perde a fluides da interface.
Como eu falei, é muito fácil desenhar a interface no Flex, o problema está na comunicação com a camada de negócios…
[quote=davidbuzatto]
Apesar de não recomendado, tem o null e o absolute layout. Você consegue fazer a lá delphi a interface, mas vc perde a fluides da interface.
Como eu falei, é muito fácil desenhar a interface no Flex, o problema está na comunicação com a camada de negócios…[/quote]
Mesmo com absolute layout ou null, eu não consegui a produtividade de “prototipar” que existe em delphi.
Gostaria de saber se desenvolver uma aplicação em Flex é mais fácil que desenvolvê-la no Swing, sem o matisse, na unha mesmo. Gostaria também da opinião de alguém que já usou o Flex em produção. Qual a experiência com a tecnologia? A aplicação fica mais lenta que no Swing?
Abçs [/quote]
Da experiência que tive com Swing e ultimamente os projetos em Flex, eu diria que Flex é muuuuuito mais produtivo.
Não é produtivo? O que você considera produtivo então para desenvolvimento Java(seja desktop ou web)?
E em relação a integração, você testou o BlazeDS? Ou mesmo HttpService?
Com um você faz uma requisição HTTP simples, podendo ter um Web Service REST ou um Servlet como backend, e com o BlazeDS você faz requisições diretamente para uma classe Java(RPC). Em que ponto você considera que ela precisa evoluir/amadurecer?
[quote=fabiozoroastro]
Na minha opinião, uma aplicação com swing tem o desenvolvimento mais veloz que uma com flex.[/quote]
Você chegou a desenvolver algo em Flex? Eu diria exatamente o contrário, uma aplicação em Flex é consideravelmente mais produtivo de se desenvolver(desde que você domine a tecnologia, claro)
Trabalho com Flex a pouco mais de um ano, no momento estou desenvolvendo um projeto de médio porte para uma grande empresa. Estamos usando Flex3, JSF / RichFaces. A verdade é que temos encontrado menos mistérios e mais facilidades com as interfaces que utilizamos Flex ( **não estou criticando JSF / RichFaces ).
Por consequência disso tem sido mais rápido o desenvolvimento das interfaces com o Flex.
[quote=davidbuzatto]Bem, eu não usei em produção pq não tive paciência.
Para ficar legal, acho que a Adobe precisa criar meios de facilitar essa integração entre as camadas.[/quote]
Em relação a integração da do Flex com o Java, não encontrei nenhuma grande dificuldade. Montamos todo o projeto utilizando o Eclipse 3.3 com o plugin do FlexBuilder, juntamente com o BlazeDS, assim conseguimos
manter o java e o flex na mesma IDE, o que é bem útil.
Tendo o BlazeDS configurado, basta invocar as classes Java. O processo chega a ser monótono e repetitivo.
A verdade é que estou gostando muito de trabalhar com Flex integrado ao Java.
[quote=Bruno_Leonardo][quote=fabiozoroastro]Mas você quer fazer sua aplicação desktop ou web?
A principio queria fazê-la desktop. Porém na minha opinião o Swing não é lá grandes coisas, aí pensei numa alternativa que oferecesse os mesmos recursos de uma app. desktop. Como andam falando muito do JavaFx, Flex e Laszlo, achei que os dois últimos podem representar boas alternativas, visto que o primeiro acabou de ser lançado e que estou meio decepcionado com o Swing. [/quote]
[quote=Rafael Nunes]Não é produtivo? O que você considera produtivo então para desenvolvimento Java(seja desktop ou web)?
E em relação a integração, você testou o BlazeDS? Ou mesmo HttpService?
Com um você faz uma requisição HTTP simples, podendo ter um Web Service REST ou um Servlet como backend, e com o BlazeDS você faz requisições diretamente para uma classe Java(RPC). Em que ponto você considera que ela precisa evoluir/amadurecer?[/quote]
Meu caro, não precisa ficar tão bravo. Já usei o Blaze e tudo mais, e ainda assim acho chato.
Não falei em nenhum momento que o Flex é ruim, etc, só fiz uma crítica, dizendo que poderia ser mais simples.
O problema é que a gente acostuma a trabalhar com N frameworks em Java que são cheios de configurações e arquivos xml e na hora de trabalhar com alguma outra ferramenta a maioria engole o modelo de desenvolvimento e acaba achando bom.
Repito mais uma vez, eu não acho o Flex ruim, mas ele poderia ser mais fácil de integrar e se possível “independente” de IDE (um plugin pro NetBeans não cairia mal o que acham? Pelo menos para ajudar na compilação, um editor de MXML, etc…). Eu já fiz uns testes com o Flex onde meu projeto do Flex ficava dentro de um projeto do NetBeans e dentro do NetBeans eu usava umas ant tasks do Flex para gerar os swf. Ta certo, depois que o esqueleto do projeto fica pronto é só reaproveitar, mas mesmo assim (de novo :D) acho que poderia ser mais simples.