Bom pessoal, estou com dúvida quanto à forma de programação.
Vou definir aqui o ‘esqueleto’ do que estou fazendo, e gostaria a opinião de vcs para saber se realmente estou no caminho certo.
[code] public class AgendaTel{
private String nome;
private int idade;
public AgendaTel(){}
public void setnome(String a){
this.nome = a;
}
public void setidade(int b){
this.idade = b;
}
public String getnome(){
return nome
}
public int getidade(){
return idade
}[/code]
Bom agora eu preciso de uma collection ou um vetor para guardar estas informações, então acho que vai ser necessário uutra classe.
[code]public class AgendaTelTeste{
private AgendaTel[] = new AgendaTel[10];
public AgendaTelTeste(){}
public void Inserir(){
// implementacao aki
}
public void Retirar(){
// implementacao aki
}[/code]
Bom, agora acho que seria necessário outra classe com um método main para chamar estas duas, pelo seguinte: Meus métodos Inserir, Retirar, Alterar (não descrito acima), etc, todos vão estar nesta classe, por isso pensei em não fazer o main ali. Gostaria de uma dica de vcs.
P.S: Pessoal, fiz este programa aqui no GUJ mesmo, se tiver algum erro de sintaxe, me desculpem, pois ainda sou iniciante.
Valeu!
os nomes dos metodos quando formados por 2 ou mais palavras da 2ª em diante deve ter a letra inicial maiuscula
public class AgendaTel{
private String nome;
private int idade;
public AgendaTel(){}
public void setNome(String a){
this.nome = a;
}
public void setIdade(int b){
this.idade = b;
}
public String getNome(){
return nome
}
public int getIdade(){
return idade
}
public class AgendaTelTeste{
private AgendaTel[] vetor = new AgendaTel[10];
public AgendaTelTeste(){}
public void inserir(){
// implementacao aki
}
public void retirar(){
// implementacao aki
}
vc esqueçeu do nome do seu vetor
os metodos iniciam com minusculas
as convenções ou boas praticas de programação ajudam muito a arrumar o codigo e um futuro ambiente de trabalho e fundamental
esses exemplos de iniciantes são muito sem nexo, nao tem contexto, não tem aplicação
se vc esta perguntatndo se na “vida real” seria assim ? não
igual para explicar threadso cara cria 2 threads e manda cda uma printar na tela de 1 a 500 so para vc ver a concorrencia
se preocupe na sintaxe da linguagem e nas funcionalidades das palavras reservadas
Duas classes para fazer isso tá legal, vc poderia usar ArrayList para não ficar preso a um tamanho maximo de registros na sua agenda, como no caso do seu exemplo onde vc usa um array de 10 elementos…
A primeira classe tá legal, não tem muito o que inventar… Mas acho que o nome tá estranho, porque ela não é a Agenda em si, é somente um registro, e a agenda será formada por vários registros, certo? Sei lá, chama essa classe de Contato, por exemplo, fica melhor
Na verdade vc poderia colocar mais um construtor que já recebesse os dados e criasse um objeto com os campos nome, idade e o que mais vc colocar depois já inicalizados…
A segunda classe poderia ser algo do tipo
public class Agenda{
private ArrayList registros;
public Agenda(){
}
public incluirContato(Contato contato){
//blablabla
}
public void excluirContato(String nomeDoCara){
//blablabla
}
//cria outros métodos para incluir/excluir, recebendo outros parâmetros diferentes, etc...
}
Caro victorhugomuniz, esse ‘exemplo’ como eu disse não está completo e foi apenas uma forma de tirar dúvida, e se o amigo acha que os exemplos estão mto fora do contexto, acho que vc está no Fórum Errado, não deveria vc estar no Fórum Java Avançado??? Pois eu estou no básico, e acho que dúvidas são importantes construtoras para um futuro aprendizado, ainda que sejam sem contexto.
Cassio, valeu mesmo pela dica! Me ajudou bastante!