Thiago, eu também tenho uma empresa de consultoria e treinamento de pequeno porte, estou pesquisando para desenvolver o conteúdo das formações Java, Oracle e Linux para oferecer ao aluno o conteúdo adequado, garantindo um bom aprendizado.
Tenho 20 anos de experiência como instrutor, comecei em 1991 dando aulas particulares de Auto Cad e hoje ministro as formações Java e Oracle na NSI Training aqui no Rio de Janeiro.
Um bom ambiente proporciona a troca de idéias, informações e experiências.
[quote=thiagofaria]Márcio e Rafael, leiam desde as primeiras mensagens enviadas, para entenderem melhor o que estou dizendo.
Veja que o jrbrolini saiu com a impressão que o curso é ruim, e desistiu totalmente de fazê-lo. E quem passou essa impressão para ele nem sabia que existia AlgaWorks, ou seja, como alguém pode passar informações sobre uma empresa que não conhece?[/quote]
Sim amigo, li o tópico desde o início, e novamente vou repetir o que eu acho que você ainda não compreendeu, não estou falando que a sua empresa é ruim na área, que não fornece um bom curso, isso foi dito com base na APOSTILA que foi enviada pelo próprio jrbrolini, a qual foi disponibilizada pela sua empresa, que em comparação com as OUTRAS instituições de ensino possui um conteúdo “fraco”, em momento algum eu disse que a sua empresa é ruim em ministrar os treinamentos.
Essa opinião vai depender de pessoa pra pessoa, a minha opinião é que como não conheço a escola não posso avaliar e não opinei sobre a sua empresa, apenas conhecendo o curso e os instrutores para passar uma informação mais concreta.
Com certeza, procurar alguém que já tenha feito o curso ou pelo menos conheça a instituição é a melhor forma de se ter uma opinião sobre o curso, e é exatamente por isso ele veio até aqui pedindo a opinião sobre a APOSTILA.
E outra, ninguém está aqui obrigado a fazer o que todos dizem, apesar de todos falarem da Caelum e da GlobalCode serem referências no curso de Java, eu faço curso na Sersoft, não é por que ele recebeu uma opinião negativa sobre a empresa que ele não deve ir pra saber mais sobre o curso.
[quote=Marcio_Nogueira]Thiago, eu também tenho uma empresa de consultoria e treinamento de pequeno porte, estou pesquisando para desenvolver o conteúdo das formações Java, Oracle e Linux para oferecer ao aluno o conteúdo adequado, garantindo um bom aprendizado.
Tenho 20 anos de experiência como instrutor, comecei em 1991 dando aulas particulares de Auto Cad e hoje ministro as formações Java e Oracle na NSI Training aqui no Rio de Janeiro.
Um bom ambiente proporciona a troca de idéias, informações e experiências. [/quote]
Legal Márcio! Então você sabe bem do que eu estou falando…
Tenho certeza que você não ficaria calado ao ver alguém que nem conhece sua empresa falando mal de seus cursos.
Boa sorte pra você!
[quote=Rafael Mesquita Moura]Sim amigo, li o tópico desde o início, e novamente vou repetir o que eu acho que você ainda não compreendeu, não estou falando que a sua empresa é ruim na área, que não fornece um bom curso, isso foi dito com base na APOSTILA que foi enviada pelo próprio jrbrolini, a qual foi disponibilizada pela sua empresa, que em comparação com as OUTRAS instituições de ensino possui um conteúdo “fraco”, em momento algum eu disse que a sua empresa é ruim em ministrar os treinamentos.
Essa opinião vai depender de pessoa pra pessoa, a minha opinião é que como não conheço a escola não posso avaliar e não opinei sobre a sua empresa, apenas conhecendo o curso e os instrutores para passar uma informação mais concreta.[/quote]
Rafael, eu entendi, mas ele não enviou nenhuma apostila, e sim a proposta comercial com a ementa do curso.
O curso que ele se interessou é básico, apesar de ter 112 horas. Também temos cursos mais avançados, mas não faz parte da proposta que ele anexou.
Não dá pra comparar o curso de uma empresa com o de outra, pois cada um tem uma ementa diferente com um propósito diferente. O que pode comparar é a qualidade de ensino de uma empresa com a de outra, mas para isso deve-se conhecer as empresas.
Perceba que eu não direcionei minha insatisfação pra ninguém, e sim para a situação toda. Eu acho que você nem havia respondido quando o rapaz perguntou sobre opiniões sobre o curso.
Não tenho nada contra você e ninguém desse fórum. Eu valorizo as opiniões das pessoas… só achei mesmo que o pessoal pegou pesado no início.
Abraço.
[quote=thiagofaria]Márcio e Rafael, leiam desde as primeiras mensagens enviadas, para entenderem melhor o que estou dizendo.
Veja que o jrbrolini saiu com a impressão que o curso é ruim, e desistiu totalmente de fazê-lo. E quem passou essa impressão para ele nem sabia que existia AlgaWorks, ou seja, como alguém pode passar informações sobre uma empresa que não conhece?
Para vocês que não conhecem a AlgaWorks, nós somos referência em cursos Java aqui na região. Existem outras empresas que oferecem cursos por aqui, mas somos conhecidos por oferecer os melhores cursos e por sempre ter turmas em andamento.
Não tenho nenhuma dúvida que a Caelum e Globalcode são excelentes e referência nacional, e por isso eu admiro muito essas duas empresas.
Rafael, você consegue informações mais confiáveis em outros lugares, com certeza nenhum fórum é 100% confiável, pois as pessoas passam suas opiniões muitas vezes sem conhecer. Em caso de contratação de serviços, pode até consultar em fóruns, mas procurar alguém que já foi cliente e perguntar a opinião é muito mais confiável, não acha?
Para quem mora aqui na região do Triângulo Mineiro, é muito fácil descobrir mais sobre nossa empresa. A maioria das empresa de TI ou grandes empresas daqui tem alguém que nos conhece ou já fez algum curso conosco, muitos professores e coordenadores de faculdades também nos conhece, etc.
Eu realmente acredito que vocês (sem generalizar, “vocês” aqui quer dizer as pessoas que responderam anteriormente) não direcionaram o rapaz.
Aqui em nossa região tem um refrigerante com o nome de “Guaraná Mineiro”, acredito que vocês de São Paulo não conhecem, e talvez nunca vão conhecer. Se um dia vocês estiverem em algum lugar que tenha ele para beber, você vai confiar mais em qual informação:
- A de alguém que nunca ouviu falar nesse guaraná, mas como não conhece, acha que deve ser muito ruim e que você deve abandonar a idéia e ir para outro local procurar o Guaraná Antarctica?
- Ou a de alguém que sempre morou em Minas Gerais e sabe que o guaraná (na opinião dele) é muito bom ou muito ruim, pois já experimentou?[/quote]
Caro Thiago Faria,
Em momento algum quis passar uma imagem ruim a sua empresa. Eu ministro aulas no SENAC-RJ, apenas avaliei o conteúdo do curso combase na proposta que o jrbrolini enviou no tópico. Em suma, eu considerei o curso (pela ementa) muito básico.
Acredito que a AlgaWorks seja uma referência no interior mineiro, mas pelo o que eu vi na relação custo x benefício, valeria mais a pena gastar um pouco mais de dinheiro, para ir a São Paulo ou Rio de Janeiro e fazer o curso (tanto que eu escrevi para ele ver se ele não tinha parentes ou amigos morando na cidade, para economizar com a hospedagem). Tanto que por exemplo tem um curso na Globalcode chamado Java Web Experience que na época do JavaOne custava por volta de R$ 3.000,00 e são quatro semanas de curso, e ainda estando em São Paulo poderia concorrer a uma vaga de emprego.
Essa é a minha opinião, e desculpe qualquer transtorno.
[quote=lrpfeliciano]
Caro Thiago Faria,
Em momento algum quis passar uma imagem ruim a sua empresa. Eu ministro aulas no SENAC-RJ, apenas avaliei o conteúdo do curso combase na proposta que o jrbrolini enviou no tópico. Em suma, eu considerei o curso (pela ementa) muito básico.
Acredito que a AlgaWorks seja uma referência no interior mineiro, mas pelo o que eu vi na relação custo x benefício, valeria mais a pena gastar um pouco mais de dinheiro, para ir a São Paulo ou Rio de Janeiro e fazer o curso (tanto que eu escrevi para ele ver se ele não tinha parentes ou amigos morando na cidade, para economizar com a hospedagem). Tanto que por exemplo tem um curso na Globalcode chamado Java Web Experience que na época do JavaOne custava por volta de R$ 3.000,00 e são quatro semanas de curso, e ainda estando em São Paulo poderia concorrer a uma vaga de emprego.
Essa é a minha opinião, e desculpe qualquer transtorno.[/quote]
Olá. O curso que o rapaz estava procurando é realmente um curso básico, foi isso que ele procurou, e pelos conhecimentos que ele tem, não seria proveitoso fazer um curso mais avançado, com JSF e Hibernate, por exemplo.
Não é certo comparar o curso web da GlobalCode com o curso da proposta anexada. O correto (apesar de ter algumas diferenças) seria comparar com a Academia Java. Talvez essa confusão existe porque nosso curso básico tem a palavra “Web”, e pode dar a entender que é um curso avançado de web, o que não é, mas nós temos também esses outros cursos mais avançados.
Não tem o que se desculpar, não causou nenhum transtorno.
Sobre a comparação de preços, isso cabe a cada pessoa calcular o que ela irá gastar com custos de viagem, hospedagem, alimentação, taxi, etc. Se achar que vale a pena, porque não fazer?
Nós estamos há 100km de Uberaba/MG, que é a cidade onde o rapaz mora. Nos deslocamos em todas as aulas para lá para ministrar esse curso. A cidade não tem nenhuma outra empresa que ensina Java.
Para ministrar um curso desse, incluindo as viagens comerciais, nós rodamos cerca de 4000km na estrada. Nossos alunos podem acordar mais tarde, não precisam correr risco de vida, não precisam largar do emprego ou da faculdade para estudar conosco, não precisam gastar com hospedagem, etc. Não acho que o custo é alto para toda essa comodidade e por um bom curso.
[quote=thiagofaria][quote=lrpfeliciano]
Caro Thiago Faria,
Essa é a minha opinião, e desculpe qualquer transtorno.[/quote]
Olá. O curso que o rapaz estava procurando é realmente um curso básico, foi isso que ele procurou, e pelos conhecimentos que ele tem, não seria proveitoso fazer um curso mais avançado, com JSF e Hibernate, por exemplo.
Não é certo comparar o curso web da GlobalCode com o curso da proposta anexada. O correto (apesar de ter algumas diferenças) seria comparar com a Academia Java. Talvez essa confusão existe porque nosso curso básico tem a palavra “Web”, e pode dar a entender que é um curso avançado de web, o que não é, mas nós temos também esses outros cursos mais avançados.
Não tem o que se desculpar, não causou nenhum transtorno.
Sobre a comparação de preços, isso cabe a cada pessoa calcular o que ela irá gastar com custos de viagem, hospedagem, alimentação, taxi, etc. Se achar que vale a pena, porque não fazer?
Nós estamos há 100km de Uberaba/MG, que é a cidade onde o rapaz mora. Nos deslocamos em todas as aulas para lá para ministrar esse curso. A cidade não tem nenhuma outra empresa que ensina Java.
Para ministrar um curso desse, incluindo as viagens comerciais, nós rodamos cerca de 4000km na estrada. Nossos alunos podem acordar mais tarde, não precisam correr risco de vida, não precisam largar do emprego ou da faculdade para estudar conosco, não precisam gastar com hospedagem, etc. Não acho que o custo é alto para toda essa comodidade e por um bom curso.[/quote]
Nesse caso, como o rapaz de fato procurava um curso básico e a empresa ministraria o curso na cidade onde o aluno mora, está em um preço justo.
Thiago, me solidarizo totalmente com o seu protesto.
Não deve ser nada agradável ver o seu trabalho ser jogado na vala comum da indigência por gente que nem ao menos sabe apontar num mapa onde fica o estado de Minas Gerais.
Aliás o que está acontecendo com você infelizmente é muito mais comum do que se imagina.
É consequência direta do eterno sentimento de soberba dos paulistas, e em muito menor grau, dos cariocas, e que acaba contaminando até o povo de outros estados.
Só em São Paulo há dinheiro, só em São Paulo se trabalha, só em São Paulo há bons profissionais, só em São Paulo há boas empresas, só em São Paulo se joga futebol, só em São Paulo se aprende Java.
O paulistano, mesmo sentindo na pele diariamente as consequências da superpopulação e da absurda concentração econômica da sua cidade, continuam com uma postura arrogante. Eles são a realeza, a aristocracia.
O resto do país é tudo província, tudo colônia subdesenvolvida e incapaz de ensinar Java.
A maioria nunca pôs os pés além da divisa do estado, não tem referência nenhuma para comparação, mas mesmo assim se coloca num pedestal inatingível de excelência, baseado apenas na sua localização geográfica.
A exacerbação máxima desta soberba fou o sujeito sugerir que se deva viajar para São Paulo, hospedar-se, gastar tempo e dinheiro com deslocamento e alimentação, pagar mais caro pelo curso, para aprender Java! Que absurdo!
Ora, faça um curso na sua cidade, aproveite ao máximo, sugira melhorias e colabore para o aperfeiçoamento do curso, complemente o aprendizado com o seu esforço pessoal.
É isso que todos fazem, no Brasil todo.
Se não entenderam o que eu quis dizer com “no Brasil todo”, desculpem-me, esqueci de dizer… há mais Brasil fora de São Paulo! E lá tambem se ensina e se aprende Java! Incrível, não?!
Thiago, me solidarizo totalmente com o seu protesto.
Não deve ser nada agradável ver o seu trabalho ser jogado na vala comum da indigência por gente que nem ao menos sabe apontar num mapa onde fica o estado de Minas Gerais.
Aliás o que está acontecendo com você infelizmente é muito mais comum do que se imagina.
É consequência direta do eterno sentimento de soberba dos paulistas, e em muito menor grau, dos cariocas, e que acaba contaminando até o povo de outros estados.
Só em São Paulo há dinheiro, só em São Paulo se trabalha, só em São Paulo há bons profissionais, só em São Paulo há boas empresas, só em São Paulo se joga futebol, só em São Paulo se aprende Java.
O paulistano, mesmo sentindo na pele diariamente as consequências da superpopulação e da absurda concentração econômica da sua cidade, continuam com uma postura arrogante. Eles são a realeza, a aristocracia.
O resto do país é tudo província, tudo colônia subdesenvolvida e incapaz de ensinar Java.
A maioria nunca pôs os pés além da divisa do estado, não tem referência nenhuma para comparação, mas mesmo assim se coloca num pedestal inatingível de excelência, baseado apenas na sua localização geográfica.
A exacerbação máxima desta soberba fou o sujeito sugerir que se deva viajar para São Paulo, hospedar-se, gastar tempo e dinheiro com deslocamento e alimentação, pagar mais caro pelo curso, para aprender Java! Que absurdo!
Ora, faça um curso na sua cidade, aproveite ao máximo, sugira melhorias e colabore para o aperfeiçoamento do curso, complemente o aprendizado com o seu esforço pessoal.
É isso que todos fazem, no Brasil todo.
Se não entenderam o que eu quis dizer com “no Brasil todo”, desculpem-me, esqueci de dizer… há mais Brasil fora de São Paulo! E lá tambem se ensina e se aprende Java! Incrível, não?!
[/quote]
A maior arrogância dos paulistas acharem que são realeza (se possuir), é a sua que não respeita a opinião dos outros com um argumento típico de alguém com complexo de vira-lata.
Acredito que você não leu o tópico inteiro, muito menos entendeu, infelizmente, mas isso é uma outra história.
[quote=lrpfeliciano]A maior arrogância dos paulistas acharem que são realeza (se possuir), é a sua que não respeita a opinião dos outros com um argumento típico de alguém com complexo de vira-lata.
Acredito que você não leu o tópico inteiro, muito menos entendeu, infelizmente, mas isso é uma outra história.[/quote]
Este deve ter sido um pequeno desvio na sua tentativa de encontrar o lado zen, né?
Pelo que vejo, o tema proposto neste tópico já foi para o espaço há muito tempo, descambando para troca de farpas e agressões.
Por favor, vamos manter o bom nível da conversa.
[quote=pinto][quote=lrpfeliciano]A maior arrogância dos paulistas acharem que são realeza (se possuir), é a sua que não respeita a opinião dos outros com um argumento típico de alguém com complexo de vira-lata.
Acredito que você não leu o tópico inteiro, muito menos entendeu, infelizmente, mas isso é uma outra história.[/quote]
Este deve ter sido um pequeno desvio na sua tentativa de encontrar o lado zen, né?
[/quote]
pinto, relaxa cara… Eu por exemplo, moro em Belém - PA e ainda escuto algumas pessoas perguntando se passam Jacarés no meio da rua… heuheueheuehueheuehueheu
NO STRESS… eu, apesar de saber que tem, nunca ouvi de ninguém daqui do fórum essa soberba e superioridade toda não, nem achei que houve isso nesse tópico por parte de ninguém.
Mesmo que já tivesse ouvido esse tipo de “xenofobia”, F… -SE, sei do que sou capaz e o quanto ainda posso crescer… Se você achou que ouve isso aqui:
1 - Deixa pra lá;
2 - Abre outra discursão pois o tema aqui é outro;
O pior preconceito é aquele que fica na cabeça de quem já sofreu…
PS: desculpem desvirtuar o tópico.
Abs []
Na boa amigo, entre gastar uma grana preta com esses cursos presenciais, onde devido a fatores como horário, turma cheia, etc, vc pode acabar nao aprendendo muita coisa nao. Eu pessoalmente prefiro comprar livros e estuda-los, e as dúvidas que surgem eh só procurar no google e que sabe as respostas para quase tudo. Video aulas tambem sao uma boa opcao para comecar uma tecnologia nova, fica ai minha dica.
Boa dica Allan, concordo com você.
Bons livros, pesquisa na web, troca de informações com outras pessoas fazem parte do aprendizado. Não esquecendo que há cursos na modalidade e-learning, o que pode ser uma boa opção para quem não tem tento tempo disponível.
Que confusão, hein?
thiagofaria, saiba que não levei em consideração apenas as opiniões expressas aqui no fórum. Tive uma referência que participou de cursos tanto da Caelum quanto da sua empresa. A orientação que recebi dessa pessoa foi a que pesou na minha decisão: “se vc tiver dinheiro para fazer na caelum, vai la que compensa muito. Senao, a algaworks é uma boa opçao e é bem mais em conta”. Mais ou menos isso.
Acredito que o pessoal do GUJ não é tendencioso a ponto de ignorar a AlgaWorks. Apenas é normal a recomendação de algo bastante conhecido e que já tem sua qualidade provada. Afinal é pra isso que as empresas batalham para crescer no mercado não é? Difundir a qualidade de seu serviço para um dia, quem sabe, ser referência em sua área. E isso, sejamos sensatos, a Caelum conquistou.
De qualquer forma, por motivos diversos, adiei o curso. Vou faze-lo em julho desse ano na Caelum.
Ser autodidata funciona sim, mas demora muito mais! Além do mais, o aprendizado é desorganizado. Eu particularmente acho que compensa investir um dinheiro e escutar um professor num curso presencial.
Ah,
OBS: sou o jrbrolini…
Nada impede você de ser autodidata e ser organizado, basta ter disciplina.
Concordo em certo ponto com vc. O problema eh vc ficar numa sala de aula 4 hrs e ao final perceber que aquilo poderia ter sido explicado com 1 hr. E em relacao a desorganizacao basta ter em mente e o que se deve aprender e focar nisto, tipo, o kra quer comecar a desenvolver em Java compra dois bons livros, um bem básico e outro nao tao básico lê e relê, faz os exercicios, frequenta foruns, ao final seu aprendizado vai ser melhor do que se tivesse frequentado um curso de 100 hrs. E eh durante o dia a dia que agente aprende de verdade, na vida real eh que surgem os desafios e problemas. Mas eh claro que para pegar um livro de 700 paginas e lê-lo todo 2, 3 vezes o kra tem que ter disposicao. Mas vai de pessoa pra pessoa. Eu prefiro esse método. Pra mim funciona, e ainda economizo uma grana, heheheh.
Concordo em partes contigo allancmm, na minha opinião ler e reler um mesmo livro de 700 páginas fazendo os exercícios é bem tedioso… e muito cansativo, claro que o cara pra aprender uma tecnologia realmente, precisa ter dedicação…
Mesmo que você tenha descoberto um método revolucionário de estudo, as vezes o que falta é local onde estudar, lá em casa por exemplo, é complicadíssimo pra estudar qualquer coisa, o pessoal fala bem alto lá… a solução que eu encontrei? Chego em casa, janto rapidinho e já vou durmir, levanto as 04:00 da manhã e faço meus estudos numa boa, com direito a explicação em voz alta… keapeksepeap
Acho que existem vantagens e desvantagens em se fazer um curso presencial, você aprende a tecnologia desejada, conhece pessoas, troca experiências, dá boas gargalhadas com os instrutores e ainda tem orientação sobre um bom caminho a seguir na linguagem, as partes ruins que eu acho, é ter que sair de casa no sábado e ficar o dia todo no curso, pagar uma grana alta por isso e também é bem puxado, mas vale a pena…
;D
:idea: E a propósito allancmm, você possui alguns link´s sobre essas vídeo aulas, me interessei :roll: