Formação em Java5

Estou considerando fazer um curso de java oferecido por uma empresa chamada AlgaWorks. O curso se intitula “Formação Consultor Java para Web” e tem duração de 112h.

Agradeceria imensamente se vocês que já são profissionais pudessem analisar a proposta que eles me enviaram, assim como o conteudo que o curso aborda. Sou iniciante e estou buscando uma oportunidade de realmente aprender a programar em java.

Eles me mandaram um pequeno pdf com as caracteristicas do curso. Vou anexa-lo ao post.

Achei fraco esse curso.

Vc é totalmente leigo ?

Eu ministrei esse curso a pouco tempo para um aluno lá de sampa…

Não sou totalmente leigo, ja estudei orientação por objetos e eventos na faculdade, utilizando java e vb.net. Digo que sou iniciante pq nao conheço as propriedades mais avançadas do java… o maximo que cheguei aprendendo por conta propria foi threads.

Poxa que pena que não é bom como eu pensava… vou tentar encontrar mais opçoes, embora seja muito dificil em cidade pequena como a minha.

Hoje surgiu uma segunda opção. Um professor da minha universidade vai ministrar um curso de extenção em java, mas imagino que seja ainda pior que esse da algaworks :frowning:

Aí, amigo, apesar de ser professor de uma outra escola, corra pra Caelum ou Globalcode.

Talvez você até pode gastar uma grana a mais, porém terá muito mais qualidade.

Inferlizmente nao tem Caelum nem Globalcode aqui na regiao. Minhas opçoes estao sendo essa AlgaWorks, curso de extensao na universidade ou entao aprender a distancia com um professor particular, via acesso remoto e chat.

Ah como eu gostaria de morar em sao paulo rsrs

alguma sugestao do que é melhor?

Eu li a grade e não gostei muito.

A parte de java avançado não é avançada e Consultor Web aprendendo apenas JSP e Servlets ? Há muito mais coisa na API Java Web do que foi citado.

[quote=jrbrolini]Inferlizmente nao tem Caelum nem Globalcode aqui na regiao. Minhas opçoes estao sendo essa AlgaWorks, curso de extensao na universidade ou entao aprender a distancia com um professor particular, via acesso remoto e chat.

Ah como eu gostaria de morar em sao paulo rsrs

alguma sugestao do que é melhor?[/quote]

Se você tiver parentes ou amigos morando em São Paulo ou Rio (que tem filial da Caelum), você programar suas férias para “visitá-los” e fazer o curso. Você vai acabar economizando dinheiro com hospedagem.

É apenas uma dica.

Não tenho nenhum parente ou amigo proximo o bastante pra isso em SP, mas segui sua dica e vi que existem cursos da caelum que sao integrais, aí em poucos dias dá pra termina-lo. Assim, daria para ficar num hotel proximo a escola.

Se for pra fazer na Caelum, eu devo entrar no curso mais básico, pq olhando a grade curricular percebo que tem muita coisa que não sei.

FJ-11 | Java e Orientação a Objetos
03/01 a 07/01 Integral (9:00 as 17:00) São Paulo

Será que é muito ruim fazer um curso intensivo desses?

Outra boa opção é a Nuccitec. Como fica no interior de SP, o curso fica mais barato, bem como a estadia. Entre em contato pelo site se interessar.

[]s

[quote=renzonuccitelli] Outra boa opção é a Nuccitec. Como fica no interior de SP, o curso fica mais barato, bem como a estadia. Entre em contato pelo site se interessar.

[]s[/quote]

é no mínimo curioso… curso intermediario e avançado de java com duraçao de 4 horas cada? :shock:
me pareceu extremamente pobre

[quote=jrbrolini][quote=renzonuccitelli] Outra boa opção é a Nuccitec. Como fica no interior de SP, o curso fica mais barato, bem como a estadia. Entre em contato pelo site se interessar.

[]s[/quote]

é no mínimo curioso… curso intermediario e avançado de java com duraçao de 4 horas cada? :shock:
me pareceu extremamente pobre[/quote]

A idéia do curso é ser 100% prático. O importante são os conceitos aprendidos. Uma vez aprendidos, basta exercitar, e pra isso vc não precisa de nenhum curso. Não se engane que em nenhum curso vc vai sair mago da programação. A habilidade de programar vem com o dia-a-dia. O papel do curso, na minha opinião, é diminuir sua curva de aprendizado.

Ministrei um curso de 32 duas horas para 7 pessoas sobre Adobe Flex. O pessoal não sabia nada de Java, mas mesmo assim, fizeram uma aplicação Adobe Flex rodando no Google App Engine com back end em Java. Um dos alunos foi contratado na empresa em que trabalho, e vejo que ele não demorou muito a produzir bastante, pois já conhecia um mínimo da linguagem e os conceitos. De resto bastou treinar. Inclusive basei meus cursos no curso da Eng que fica em São Paulo. Curso intensivo de curta duração, com no máximo 5 alunos, um aluno por computador, e objetivo, sem ficar fazendo rodeios pra explicar as coisas.

Mas se vc quer cursos mais duradouros, vai fundo nos cursos da Caelum ou Globalcode pq são muitos bons.

renzonuccitelli, eu sempre procurei aprender assim na pratica, mas to procurando um curso mais duradouro pq vi que esse metodo nao funciona direito. Mais importante que saber fazer é saber fazer de forma mais eficiente possivel. Meus programas sempre ficam pesados, pq nao conheço conceitos mais avançados de programaçao. É isso entre outras coisas que eu quero aprender…

Então, sei exatamente o que vc está falando. Também ralei muito tempo sozinho. Aí fiz um curso intensivo e foi muito bom, justamente por ser prático. No início é melhor fazer um curso para pelo menos vc se acostumar com as características da linguagem. O início da curva de aprendizado sempre é meio lenta e o curso cataliza esse processo, sainda mais rápido da fase “eu não sei o que não sei” para a “eu sei o que não sei”.
Eu gostei do curso prático e intensivo que fiz. Isso pq eu ia vendo o professor programando. Ver os outros programando é muito bom para vc aprender diversas coisas. Depois de ver as ferramentas e conceitos novos, aí o esquema é exercitar. O duro é qdo o cara fica cheio de rodeios para explicar algo, acabando por torná-las complicadas. Ex: Polimorfismo. Na faculdade o professor não manjava nada, ficava só cuspindo o que estava nos livros, como Deitel. Explicando e vendo a confecção de um exemplo simples vc pode aprender tudo o que tem pra se aprender sobre um conceito e formas de utilizar as ferramentas disponíveis. Existem dois tópicos que fiz no GUJ baseado em minhas aulas de Polimorfismo: 1 e 2. Apenas vendo os exemplos foi dificil para os criadores dos tópicos entenderem, mas acompanhando e fazendo o exemplo junto com uma pessoa mais experiente, vc começa a aprender o conceito. É justamente esse poliforfismo a primeira grande ferramenta em Java.
Mas como eu disse, se prefere um curso mais longo, falam muito bem da Caelum. Até pretendo fazer um curso lá qq dia para ver o formato das aulas e poder comparar o resultado com cursos mais intensivos.

[]s

Ainda pra acrescentar, essa coisa de mais eficiente possível vc aprende só de uma forma: errando bastante. E vc está sempre em evolução, aparecem novas tecnologias, novos paradigmas, e diferente desafios em termos de programação. Prestei consultoria em algumas empresas e posso te dizer que mais eficiente possível praticamente não existe. Se vc encontrar a fórmula para isso, vai ficar rico com certeza :smiley:

Uma outra dica que dou é se vc tiver algum professor bom em sua faculdade. Faça um tcc com o cara para ir programando junto com ele. Evolui muito dessa forma, tendo sido orientado pelo Eduardo Guerra, editor chefe da MundoJ.

[]

Pessoal, sou o proprietário da AlgaWorks, e acho lamentável que o pessoal do GUJ fale que o curso “é fraco” olhando apenas uma proposta comercial, sem realmente conhecer o curso.
A Caelum e Globalcode são realmente excelentes, e digo isso inclusive para nossos clientes, mas dizer que os outros são todos ruins é muito errado!

Apesar de sermos uma empresa menor que essas outras, nossos cursos são de altíssima qualidade. Se não fosse, não teríamos ministrado cursos para empresas como CTBC, Martins Atacado, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Souza Cruz, Engeset, Nacional Expresso, ValeCard, UFU e diversas outras.

Sobre o conteúdo do curso, alguém acha que o aluno deve aprender Struts ou JSF antes de aprender o básico de Java e Web? Nós não pensamos assim, pois queremos formar alunos que realmente conhecem a tecnologia, e não apenas sabem fazer porque seguem o passo-a-passo de uma apostila.
Para quem achar que já está preparado para aprender frameworks para facilitar o desenvolvimento, temos um portifólio de cursos com JSF, Hibernate, etc, inclusive publicamos nossa apostila de JSF completa para download, e foi publicada aqui no GUJ.

Porque será que a apostila foi elogiada por várias pessoas aqui mesmo neste forum?

Recebemos feedback em todas as turmas, e sempre tivemos a felicidade de receber só elogios. O que nossos alunos dizem na primeira aula? “Nossa! Aprendi hoje o que não aprendi em 2 anos de faculdade”.

Para quem quer informações sobre qualquer empresa de treinamentos, o melhor não é procurar em um fórum tendencioso, mas sim encontrar alunos e ex-alunos e perguntar sobre a a opinião deles, fazer uma visita à empresa, conversar com os instrutores ou assistir uma aula.

Desculpem, mas não pude deixar de enviar esta mensagem.

Abraços,

O mais incrível de tudo é que a grande maioria, senão todos, os alunos e ex-alunos de escolas de treinamento vem para o GUJ para receber mais conhecimentos, tirar dúvidas, esclarecer conceitos e tudo mais.

Onde mais poderíamos ter a opinião sobre uma escola de treinamentos sobre Java, se não aqui no GUJ?

Antes desse tópico eu nunca tinha ouvido falar da empresa AlgaWorks, nem mesmo por tópicos aqui já criados com o objetivo de encontrar uma boa escola de treinamentos. Acho que o objetivo aqui não é dizer se a escola é boa ou ruim, e sim direcionar o nosso amigo a encontrar uma escola que realmente lhe agrade.
:smiley:

[quote=Rafael Mesquita Moura]O mais incrível de tudo é que a grande maioria, senão todos, os alunos e ex-alunos de escolas de treinamento vem para o GUJ para receber mais conhecimentos, tirar dúvidas, esclarecer conceitos e tudo mais.

Onde mais poderíamos ter a opinião sobre uma escola de treinamentos sobre Java, se não aqui no GUJ?

Antes desse tópico eu nunca tinha ouvido falar da empresa AlgaWorks, nem mesmo por tópicos aqui já criados com o objetivo de encontrar uma boa escola de treinamentos. Acho que o objetivo aqui não é dizer se a escola é boa ou ruim, e sim direcionar o nosso amigo a encontrar uma escola que realmente lhe agrade.
:smiley:
[/quote]

Acho normal as pessoas procurarem indicações de empresas de treinamentos por aqui (mas não poderia ser a única forma, deveriam procurar outras informações mais confiáveis), o que não acho certo é como as pessoas que deveriam ajudar, acabam atrapalhando.
Somos uma empresa do interior de Minas Gerais, que oferece cursos com a mesma qualidade das melhores empresas de São Paulo, e as pessoas neste fórum dizem para alguém que mora no interior ir para São Paulo, só porque nunca ouviram falar da AlgaWorks e por isso o curso deve ser “fraco”. O pior é que o coitado do cara que está procurando o curso acredita e desiste de estudar, pois ir para São Paulo fazer esse curso vai ficar cerca de 3 vezes mais caro.

Caro Thiago, acho normal os membros do forum bucarem informações aqui mesmo, pois se trata de um forum sobre JAVA.
Agora, quanto a sua empresa não posso opinar pelo fato de não conhecê-la, tão pouco ter ouvido falar dela.
Quando não conhecemos uma empresa, é normal desconfiarmos, pois não sabemos se os serviços prestados são de fato de qualidade.
Aqui as referências em termos de treinamento e capacitação profissional são a Caelum e Global Code, pois grande parte dos membros do forum já fizeram cursos em ambas e tiveram boas experiências.
Não acho que o GUJ seja um fórum tendencioso como você afirmou, aqui todos temos opinião. :wink:

[quote=thiagofaria]
Acho normal as pessoas procurarem indicações de empresas de treinamentos por aqui (mas não poderia ser a única forma, deveriam procurar outras informações mais confiáveis), o que não acho certo é como as pessoas que deveriam ajudar, acabam atrapalhando.
Somos uma empresa do interior de Minas Gerais, que oferece cursos com a mesma qualidade das melhores empresas de São Paulo, e as pessoas neste fórum dizem para alguém que mora no interior ir para São Paulo, só porque nunca ouviram falar da AlgaWorks e por isso o curso deve ser “fraco”. O pior é que o coitado do cara que está procurando o curso acredita e desiste de estudar, pois ir para São Paulo fazer esse curso vai ficar cerca de 3 vezes mais caro.[/quote]
Informações mais confiáveis? Quer dizer que o fórum não é confiável? Ou que as pessoas não sabem o que falam?

Como já disse, muitos aqui são alunos/ex-alunos de diversas empresas de treinamento, não só da Caelum ou da GlobalCode, como da Sersoft e várias outras e as opiniões aqui são baseadas em experiências dos próprios usuários, como já citaram, as grandes referências aqui são a GlobalCode e a Caelum, não significa que a SUA empresa seja de baixa qualidade, significa que temos poucas opiniões sobre sua empresa. Com relação a apostila, ela foi considerada “fraca” comparando-se ao conteúdo que se recebe de outras escolas de treinamento…

E aqui ninguém está para puxar o saco de uma ou de outra empresa não… se acha que estamos atrapalhando, está muito enganado, estamos apenas direcionando o rapaz a ter um aprendizado de qualidade baseado na experiência das escolas de treinamento de todos do aqui fórum.

Márcio e Rafael, leiam desde as primeiras mensagens enviadas, para entenderem melhor o que estou dizendo.

Veja que o jrbrolini saiu com a impressão que o curso é ruim, e desistiu totalmente de fazê-lo. E quem passou essa impressão para ele nem sabia que existia AlgaWorks, ou seja, como alguém pode passar informações sobre uma empresa que não conhece?

Para vocês que não conhecem a AlgaWorks, nós somos referência em cursos Java aqui na região. Existem outras empresas que oferecem cursos por aqui, mas somos conhecidos por oferecer os melhores cursos e por sempre ter turmas em andamento.

Não tenho nenhuma dúvida que a Caelum e Globalcode são excelentes e referência nacional, e por isso eu admiro muito essas duas empresas.

Rafael, você consegue informações mais confiáveis em outros lugares, com certeza nenhum fórum é 100% confiável, pois as pessoas passam suas opiniões muitas vezes sem conhecer. Em caso de contratação de serviços, pode até consultar em fóruns, mas procurar alguém que já foi cliente e perguntar a opinião é muito mais confiável, não acha?
Para quem mora aqui na região do Triângulo Mineiro, é muito fácil descobrir mais sobre nossa empresa. A maioria das empresa de TI ou grandes empresas daqui tem alguém que nos conhece ou já fez algum curso conosco, muitos professores e coordenadores de faculdades também nos conhece, etc.

Eu realmente acredito que vocês (sem generalizar, “vocês” aqui quer dizer as pessoas que responderam anteriormente) não direcionaram o rapaz.

Aqui em nossa região tem um refrigerante com o nome de “Guaraná Mineiro”, acredito que vocês de São Paulo não conhecem, e talvez nunca vão conhecer. Se um dia vocês estiverem em algum lugar que tenha ele para beber, você vai confiar mais em qual informação:

• A de alguém que nunca ouviu falar nesse guaraná, mas como não conhece, acha que deve ser muito ruim e que você deve abandonar a idéia e ir para outro local procurar o Guaraná Antarctica?
  • Ou a de alguém que sempre morou em Minas Gerais e sabe que o guaraná (na opinião dele) é muito bom ou muito ruim, pois já experimentou?