Formatos de Interface Gráfica - JAVA

Cara, o JavaFX eu fiquei no hype quando lançou, por volta de 2010, mas veio meio capenga né… Faltavam componentes aí desencanei desde então… Tá top mesmo? Preciso dar uma segunda chance!

Deu pra contar nos dedos das maos essa sua listinha, agora se Eu for passar aqui a lista de programas feitos em JavaFX esse forum fica pequeno.

JavaFX tá o bicho.

1 curtida

Só citei alguns dos mais famosos publicamente, que inclusive muitos aqui usam no dia a dia. Nunca vi nenhum software famoso e importante feito em JavaFx.

Não se trata exatamente de fama e sim de uso real, mas só pra citar a agencia mais importante da Terra usa, a nasa. E outra, esses programinhas fracos que vc citou podem mesmo ser feitos em electron + js, já para coisas serias e complexas esqueça.

Isso é de 2016. Já estamos quase em 2021. Hoje Java não tem muita relavancia no mercado desktop, web sim.

Pra ver a força do JavaFX, se fosse ruim já teriam trocado.
E nas portas de 2021 continuam dando manutencão no codigo e esta atualizadissimo.
JavaFX versao 14 e 15 de 2020

Legado nenhum problema manter.

Legado é Cobol, Pascal e não coisa de 4 anos com constantes atualizações.
Vc precisa rever seu conceito de legado.

Galera achei bacana a discussão entre todos, mas vamos lá.

Sobre Java envolvendo apps Desktop, qual é melhor para desenvolver Javafx ou Swing, se for Swing qual é o melhor gerenciador de layout para utilizar, onde eu posso fazer o que eu quiser com os elementos que eu criar.

Para mim JavaFX esta melhor para desenvolver, alem de tudo que ja’ escrevi.
No entanto o que pode ser bom para mim pode não ser pra voce.
Não tem como voce pensar com a minha mente, no entanto existe uma coisa que se chama fato, em todos os testes que fiz o JavaFX é mais rapido que Swing alem de ser mais moderno com mais recursos.

j-menezes

Existe alguma documentação onde posso estudar o JavaFx, lembrando que por enquanto gostaria de evoluir meu conhecimento, no modo manual.

JavaFX é uma delicia desenvolver com ele, e sim tem um montão de documentação na net alem é claro de foruns especializados com programadores experientes que usam a tecnologia.
Uma simples consulta no google e vc vai se surpreender com a quantidade de coisa e a qualidade dele.
Mas sugiro começar pelos otimos tutoriais da Oracle.

Esse é legal tambem

Tamo junto coleguinha, também fiz muita tela na munheca, basicamente de 2002 à 2007 não usei editores visuais.

No início, cheguei a usar bastante o editor visual do “IBM Visual Age for Java”, aí ele foi descontinuado e passei a usar o eclipse, que na época ainda não tinha editor visual.

Cheguei a testar o Borland JBuilder, Fortè for Java, Sun One Studio, Net Beans, mas todos eles geravam muito código desnecessário, chamavam explicitamente setters para propriedades passando os valores default, criavam variáveis de instância pra tudo e geravam métodos gigantes e o pior de tudo, os editores visuais te induzem a não usar as interfaces MVC do Swing, por isso a galera apanha tanto usando DefaultTableModel, ou adicionando itens diretamente no JComboBox ao invés de usar ComboBoxModel, usam KeyListener e FocusListener para tratar ações que deveriam ser tratadas no DocumentModel dos componentes de texto e por aí vai…

Como eu já tinha uma disciplina de desacoplar lógica das telas, não me importava em “desenhar” elas na mão, como a lógica não estava implementada nas telas e sim em outras classes controladoras e de objetos de domínio, a manutenção era fácil, e o código era leve.

Show de bola colegão :wink: