Vejo com tristesa que Ruby sofre do mesmo problema do C++. Não há uma entidade “arrumadora da zona”. Tudo é espalhado, redundante, sem organização.
Quem gosta de Ruby precisa urgentemente se organizar e definir uma plataforma de desenvolvimento para web, que não seja o humilde RoR e seus filminhos sacais…
Será que eu que vou ter que fazer isso, com minha experiencia de dois dias com Ruby ? Melhor conintuar com Java mesmo…
[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=saoj]
Quem gosta de Ruby precisa urgentemente se organizar e definir uma plataforma de desenvolvimento para web, que não seja o humilde RoR e seus filminhos sacais…
[/quote]
Cadê aquela listinha de 5 motivos pela qual RoR não atende às suas necessidades para justificar sua empreitada quixotesca?[/quote]
Ele não queria simplesmente aprender Ruby?
Não vejo porque ter que obrigatoriamente usar Rails. Sendo só pra aprender, fazer no braço não vai matar ninguém.
Quero fazer um framework para aprender Ruby e criar mais uma alternativa no meio das milhões já existentes. Por que?
Porque liberdade e diversidade é tudo! Viva o Java então![/quote]
Sem sofismos. Não quis dizer que monopólio é bom. Se você está querendo aprender Ruby fazendo um framework de brinquedo, então é uma ótima idéia. O problema é justificar a criação deste framework de brinquedo pois “[INCLUA_O_NOME_DE_UM_FRAMEWORK_DA_MODA_AQUI] é muito limitado e não atende às suas necessidades” sem você dizer quais necessidades o [INCLUA_O_NOME_DE_UM_FRAMEWORK_DA_MODA_AQUI] não atende (talvez até atenda, mas você ainda não descobriu como).
Sabe, é que eu já vi esta história de “vou fazer um framework de brinquedo para aprender” acontecer antes e o resultado não é dos melhores.
Há casos que frameworks de brinquedo que crescem, debutam e conseguem o seu espaço. Fazer framework de brinquedo eh sempre bom! O cara aprende e se diverte bastante. Há momentos para aprender e se divertir e há momentos para ser produtivo e mostrar resultados rápidos e com qualidade.
Essa discussão pode se estender por muitas páginas, então vamos simplificar.
Alguém quer me ajudar a fazer um tutorial de como programar pra web usando servlets, webrick, cgi, erb, apache, ruby e algumas outras coisas dessa zona. Como não há uma Sun tomando conta do Ruby, alguém terá que fazer o trabalho sujo.
A Sun deu a base pro Java e a comunidade se encarregou do resto. Falta uma base de programacao web para Ruby. A base com certeza não é RoR. RoR é um bom framework feito em Ruby, que todo mundo usa devido a uns filminhos maneiros e devido ao fato de Ruby ser uma linguagem legal.
Eu entendo o seu ponto de vista. Ter várias tecnologias agrupadas dentro de um único padrão ou produto é muito bom, não apenas para quem toma decisões mas para o desenvolvedor também.
Java EE não é apenas um buzz de marketing, ele tem utilidade! Ou seria melhor construir a sua própria infraestrutura escolhendo entre 4 tipos de implementação de Servlets, outras 3 de EJB dali e webservices daquele outro?
Mesmo se levarem em consideração os vários frameworks e bibliotecas opensource, no Java isso é opcional. Geralmente as pessoas os procuram para facilitar determinado trabalho, mas não são obrigadas a fazê-lo!
Atualmente só existem duas plataformas que oferecem esse benefício, e são Java e .Net. O .Net é mais pelo fato de uma única empresa mandar e desmandar nele do que propriamente por “padrões”.
Vou tentar fazer isso pelo livro lá, então. Mas tem muitas questões em aberto nesse livro. O forward é uma. Não sei se tem.
O que eu queria era um modelo de servlets e rsp bastante similar ao Java. Seria tudo parecido e mudaria apenas a linguagem. De repente isso é possível com JRuby, sei lá…
saoj, vou te dar um conselho(que, acredito eu, você vai ignorar): baixa o source do RoR, entende como ele funciona e DEPOIS parte pra fazer teu framework. Não to dizendo pra copiar ele, mas o RoR se aproveita de muitos recursos de Ruby que provavelmente você nem imagina que existem - e podem dar uma ajuda monstra pra você fazer o seu.
Depois disso, dai tu parte pra fazer teus servlets, forwards e etc (se ainda assim sentir necessidade)
Bom, primeiro, vc vai precisar definir bem na sua cabeca o que eh exatamente um “forward”. No Rails, um forward eh meramente chamar o metodo de outro controller, ou talvez algo mais emperequetado, mas vc pode fazer so isso se quiser.
E qual a vantagem de se afastar do HTTP como os Servlets em uma linguagem onde faz sentido manter tudo o mais ‘pe-no-chao’ possivel?
Acho que você está muito preso ao Java, na verdade acho que você está querendo trazer o padrão JEE (Servlet, EJB…) para Ruby, do qual funciona muito diferente.
RoR faz sucesso por ele ser DIFERENTE, e por trazer algo diferente que o mercado faz, acho que esse foi o ponto chave de ser tão aceito agora, claro que tem o hype em cima.