Frames não abrem (todo o projeto), ultimas esperanças

Boa tarde pessoal, sei que é um assunto bastante comentado em toda a internet, mas ja tentei de todas as formas que encontrei!

Seguinte, estou desenvolvendo um projeto para aprimorar meus cocnhecimentos, até ai tudo na maior paz e tranquilidade, até ontem de manhã, quando gerei o .JAR para testar o projeto na prática, porém tive uma surpresa, minha tela principal não consegue instanciar as demais, tanto os JFrames como o JDialog.

O estranho é que na execução pelo eclipse funciona todo o projeto maravilhosamente bem, porém quando exporto… nada feito!

fiz um novo teste então, tentei instanciar de varias formas, mas também nada, no meu ultimo recurso para tentar encontrar um erro, criei um novo frame, idêntico aos outros, porém so coloquei um botão e dois TextFields para testar, e abriu normalmente, como se nada tivesse acontecido.

estou colocando as classes em anexo, se alguém encontrar algum erro eu agradeço muuuuuito mesmo!!

coloquei somente o básico, retirei todas as funções pra ficar menos código para melhor entendimento!

lembrando que “ProdutoVIEW” não abre, e “Produto2VIEW” abre normalmente, em qualquer uma das formas que tentei!

Qual é a exception que acontece?

inicia seu projeto pelo prompt de comando pra ver que erro que dá.
Para executar pelo prompt, abra o prompt e digite o comando java -jar seuProjeto.jar.

Faz isso e posta o erro.

[ ]'s

fala fernando, seguinte, coloquei um [code]public ProdutoVIEW(){
// TODO Stub de construtor gerado automaticamente

super();
	try{
	initialize();
	}catch (Exception e) {
		//JOptionPane.showMessageDialog(null, "ERRO: "+ e.getMessage(), "",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
	}
}[/code]

e o erro aparece “null”;

ai a tela até abre, mas fica so o container, vazio, somente abre a estrutura da janela!

foi o único local onde retornou Exception…

não entendi!!! rsrsrsrs

oi eliangela, resultado!!!

Oi Emerson,

Me parece que a falha esta relacinada a uma imagem de um dos botões, o objeto da ImageIcon não está aceitando null como parametro; verifique se as imagens que vc está utilizando estão presentes no aquivo .JAR.

flws

Bom dia pessoal, então fantomas, percebi isso também, mas estou exportando tudo, não entendi o motivo, mas vou tentar novamente e com mais atenção, tomara que seja somente isso mesmo. de qualquer forma valeu amigo.

Olá Emerson_sannin!

Posta o código onde vc atribui as imagens ao botão.
A maneira que vc deve referenciar as imagens é diferente quando as imagens estão dentro do JAR.

btnAlterar.setIcon(new ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/alterar.png")));

Essa é a única manera que eu aprendi…

Só pra complementar, o pacote “imagens” está no mesmo nível do VIEW, CTR, DTO, DAO. Talvez seja isso, estou atribuindo errado?

[quote]
Só pra complementar, o pacote “imagens” está no mesmo nível do VIEW, CTR, DTO, DAO. Talvez seja isso, estou atribuindo errado? [/quote]
Poe o caminho inteiro até sua pasta imagens no getResource.Por exemplo seu package é assim br.seuprojeto.gui.imagens.Vc usará dessa forma:

btnAlterar.setIcon(new ImageIcon(getClass().getResource("/br/seuprojeto/gui/imagens/alterar.png")));

:wink:

Salve galera, seguinte, o problema da imagem eu acabei dando um geito, porém, agora me deparei com outro ainda mais complicado! a tela abre corretamente agora, mas não estou conseguindo efetuar a conexão com o banco de dados

[code]package DAO;

import java.sql.;
import org.postgresql.
;

public class Conexao {
public static Connection con=null;
static Statement stmt=null;

public Conexao(){}
public static void ConectDB(){
	try{
		String dsn="XXXXXXXXXXXXXXX"; //nome do banco de dados criado no postgres
		String use="postgres";
		String senha="xxxxx";

DriverManager.registerDriver(new org.postgresql.Driver());// O erro ocorre nesta linha, não consegui encontrar o possível erro, o postgres esta instalado corretinho, o jdbc é o correto, enfim, sem compreensão!! kkkk
		String url="jdbc:postgresql://localhost:5432/"+dsn;
		con=DriverManager.getConnection(url,use,senha);
		stmt=con.createStatement();
		con.setAutoCommit(false);
		if (con==null){
			System.out.println("erro ao abrir o banco");
		}
		else{
			System.out.println("banco Aberto");
		}
	}
	catch (Exception e){
		System.out.println("Problema na Abertura de Dados: "+e.getMessage());
	}
}
public static void CloseDB(){
	try{
		stmt.close();
		con.close();
	}
	catch (Exception zen){
		System.out.println("Problema no fechamento da Base de Dados!"+zen.getMessage());
	}
}

}[/code]

a minha lista de .JARs:

commons-collections-2.1.jar
commons-logging-1.0.2.jar
iText-2.1.5.jar
postgresql-8.3-606.jdbc3.jar
jasperreports-4.1.1.jar
jasperreports-applet-4.1.1.jar

parece até que ele não está incluindo os .JARs na exportação do projeto, pois dêem uma olhada no erro que ele não esta encontrando a classe “Drive()” de ‘org/postgresql/Driver’, procurei varias vezes mas não encontrei nenhuma opção que diga exatamente a opção de incluir os JARs. ao exportar…

Desculpe o incômodo pessoal, mas é a primeira vez que exporto um projeto!! rsrsrs

Olá!

Este erro está acontecendo porque o Java não encontra a classe org.postgresql.Driver.

Ao copiar seu projeto, vc deve copiar a pasta LIB junto. Verifique se os JARs estão na pasta lib.

Espero ter ajudado

Então ajudou sim, cheguei a mesma conclusão, mas esta no projeto sim, inclusive, seleciono a pasta onde está os .jars também.

a verdade é que não sei mais o que fazer, procurei varias formas de montar, estruturar o projeto e exportar também, mas nada ajudou.

Os arquivos JARS eu coloquei todos na pasta .JARS, ai configurei o buildpath, ela foi adicionada na pasta : Referenced Libraries (que é padrão do eclipse). e na hora de exportar seleciono a pasta com os jars tbm, agora, teria que criar uma pasta lib. para colocar os jars?

Ja estou enchendo o saco né? mas ta dificil!