Framework de pilha completa

Olá, queridos.

Estava eu a escrever um artigo falando sobre Web Application Frameworks, quando me deparo com a definição do RIFE http://rifers.org/, que é a seguinte:

Alguém pode me esclarecer o que é um framework de pilha completa? Quer dizer, até dá pra ter uma idéia, mas gostaria de uma explicação mais formal, sabe… alguém sabe de fato o que é?

Obrigada!! :smiley: :smiley:

Ok, acho que não me expressei muito bem! Não precisa de uma definição bem formal, mas so gostaria de uma explicação sobre o que significa um framework ser de pilha completa.

Toda ajuda é super bem vinda!

:mrgreen: :mrgreen:

Eu entendo que seja um framework que tente ajudar na construção de todas as características da sua aplicação. No site do RIFE mesmo existe um gráfico (What’s inside the full stack?) que mostra as camadas do framework e quais as características em que elas atuam.

Assim como o Mentawai e o RoR, o Rife é full-stack. Ele abstrai e/ou resolve todos os problemas de uma aplicação web. Quais são esses problemas? Autenticação, Autorização, Pool de Conexão, Tags, Envio de Email, blah, blah, blah, blah, etc.

Por exemplo? Como vc faz IoC com Struts? Provavelmente vão te recomendar o Spring. Como vc faz pool de conexões? Vão de recomendar C3P0. Como vc envia email? Fácil, usa o Commons Email. E por aí vai, até o seu projeto virar uma salada de frameworks. Salada de framework = complexidade desncessária = http://en.wikipedia.org/wiki/Rube_Goldberg_machine

No Mentawai, e provavelmente no Rife tb, ele já te dá um container de IoC, abstrai o pool de conexões dentro dele, o envio de email e todo o resto. Ele não te “joga” para qualquer outro framework que faça isso. Isso é ser full-stack.

O Rife é component-based. Mentawai e RoR são action-based. Me parece que o Rife não pegou. Escuto pouca coisa sobre ele…

Ok, realmente, esclareceu esse conceito de pilha completa!
Obrigada, pessoal! :wink:

[quote=Ticianne]Ok, realmente, esclareceu esse conceito de pilha completa!
Obrigada, pessoal! ;)[/quote]

não traduza as buzzwords tecnicas, por favor :slight_smile:

Outras opções Full-stack: JBoss Seam, Spring Framework, Grails …

É como se fosse esses aparelhos de ginástica que vende na TV e promete todo tipo de exercício, e claro acaba não sendo bom em nenhum.

Hehehehe. Bom comentário. Isso pode mesmo acontecer, mas no caso do Mentawai ele não apenas promete mas faz. Não porque eu estou falando, mas porque dezenas de pessoas e empresas, de todos os cantos do Brasil e do mundo, usam e aprovam. Tb o sucesso do RoR comprovou que isso (=ser full-stack) não é apenas possível mas tb desejável para agilizar o desenvolvimento web.

Há dezenas de outros comentários. Para acessar a lista completa clique aqui.

Você esqueceu de colocar o comentário do Bruce Tate… :confused:

Full-Stack é puro serviço.

Pô tu ta usando pesado a idéia do pessoal do maker em, marketing pesado hehe :lol:

certo…

[quote=peerless]não traduza as buzzwords tecnicas, por favor

Outras opções Full-stack: JBoss Seam, Spring Framework, Grails … [/quote]

eu entedo que há outros frameworks que apresentam pilha completa e que ha certos termos técnicos não traduziveis, mas pilha completa é traduzivel. :wink:

eu só precisava esclarecer mais um conceito meio nebuloso que tinha. Mas é realmente o que eu estava pensando, as explicações me ajudaram.

Thank you a todos!! :smiley:

P.S. a da máquina de exercícios foi a analogia perfeita! :stuck_out_tongue:

[quote=Ticianne]certo…

eu entedo que há outros frameworks que apresentam pilha completa e que ha certos termos técnicos não traduziveis, mas pilha completa é traduzivel. :wink:

eu só precisava esclarecer mais um conceito meio nebuloso que tinha. Mas é realmente o que eu estava pensando, as explicações me ajudaram.

P.S. a da máquina de exercícios foi a analogia perfeita! :P[/quote]

Outras opção de Full-Stack, JBoss Sean, Spring FrameWork, Grails<-------------------------------->full-Stack<---------------->indiferente<-------->FrameWorks são modelos e nesse modelos ser full stack é ligado linguagem que tem a capacidade interoperabilidade jpython, jruby, grovvy entre plataformas e FrameWorks distintos.

[quote=Ticianne]certo…

P.S. a da máquina de exercícios foi a analogia perfeita! :P[/quote]

Tudo é traduzivel, acontece que tem coisas como “full-stack” que se voce for conversar tecnicamente com alguem, ficará meio estranho “pilha completa”. Vai por mim…