Framework, EJB, Hibernate, Struts, Servlet, JSP, J2EE

Bom dia…
Estou iniciando em java e já vi vários assuntos relacionados.
Nomes estranhos q ñ faço idéia do que sejam, pensei q talvez o pessoal aki do PJ saibam.
[color=“orange”]

  • Struts?

  • Ant?

  • Framework?

  • Beans? JavaBeans?

  • EJB?

  • Hibernate?

  • Servlet?

  • JSP?

  • J2EE?
    [/color]
    JSP já ouvi falar que é programação pra web assim como o servlet, mas ñ entendo mto bem.
    J2EE é um problema, já ouvi falar q é pra web tb, mas entaum qual a diferença entre J2EE, Servlet e JSP?

Oq são esses nomes? Para que servem? Em q ajudam? Quais as vantagens?

É isso aí… algumas das minhas dúvidas, que são muitas.

Vlw.

Já tem muitos posts por aqui sobre isso, se procurar vai saber, mas vamos lá:

Apache Struts é um framework para desenvolvimento web que te ajuda a implementar o pattern MVC nas suas aplicações, o padrão MVC diz que você deve dividir sua aplicação em 3 partes Modelo (regra de negocio da aplicação), Visão (Telas que o usuario interage) e Controle (controla o fluxo da aplicação, recebendo todas as requisições do usuario e direcionando para o lugar correto.). O Struts na versão que ele está já não é uma grande coisa, pois é muito trabalhoso, sendo assim, foi substituido no gosto dos desenvolvedores por frameworks mais modernos, como WebWork e Mentawai, mas o Struts está lançando uma versão 2.0 que promete ser melhor.

http://struts.apache.org/

O Apache Ant é uma ferramenta de Build, que ajuda em alguns processos durante o processo de desenvolvimento, como compilar, gerar arquivos JAR, baixar e enviar arquivos para CVS, FTP, etc… tudo automaticamente, basta você gerar um script que ele executa tudo, e você não precisa ficar repetindo essas tarefas toda hora.

http://ant.apache.org/

É um conjunto de API’s prontas que você pode usar dentro do seu software para uma tarefa especifica, exemplos de frameworks são: Hibernate, usado para persistir objetos no banco de dados, Struts, que implementa o padrão MVC, Log4J, que faz logs, etc…

O termo “Bean” geralmente é usado para se referir a um EJB.

JavaBean é uma classe Java simples, criada simplesmente para representar dados dentro da aplicação, e com uma forma padronizada de acessar seus atributos por meio de metodos get e set.

ex.:

[code]public class Cliente{
private int id;
private String cnpj;
private String nome;

public int getId(){
return id;
}
public void setId(int id){
this.id = id;
}
public String getCnpj(){
return cnpj;
}
public void setCnpj(String cnpj){
this.cnpj = cnpj;
}
public String getNome(){
return nome;
}
public void setNome(String nome){
this.nome = nome;
}
}[/code]

A classe “Cliente” é um JavaBean.

EJB (Enterprise Java Beans), é um componente distribuido de software, gerenciado por um container e destinado a realizar tarefas especificas.

Framework de ORM (Mapeamento Objeto Relacional), que mapeia classes Java para tabelas de um banco de dados, simplificando muito o acesso a banco de dados, já que você não precisa escrever codigo SQL manualmente e pode trabalhar somente com objetos.

http://www.hibernate.org/

Servlet é uma classe java que responde a requisições HTTP.

JSP é uma pagina, geralmente HTML, com codigo Java embutido, semelhante ao que é feito com PHP, ASP, etc… ao ser acessada a pagina é compilada e torna-se um Serlvet.

Java EE (a Sun fica brava se você usar o 2, e abreviar o Java :roll: ), é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações “Server Side” (para servidor), geralmente web, que disponibiliza varios serviços de Middleware para estas aplicações, esses serviços são disponibilizados por servidores de aplicações como JBoss, WebSphere, WebLogic, Gerenimo, Oracle AS, etc… Fazem parte da plataforma Java EE, tecnologias como Servlets, JSP, EJB, JMS, etc.

http://java.sun.com/javaee/

Só que se você está começando, não deve se preocupar com nenhuma dessas coisas, e sim com o basico da linguagem, alias, não deve passar nem perto disso tudo aí.

Já esclareceu algumas coisas… :smiley:

É melhor mesmo eu ñ olhar essas paradas agora…

Vlw