Percebemos um surto de Frameworks nesses tempos contemporaneos. Muito se fala em Symfony, CodeIgniter, laravel, etc… Valeu a pena investir tempo e dinheiro nesses “frames”, aonde cada vez mais perdemos o controle sobre o que estamos programando? Vale a pena investir em J2EE como alternativa a esses framworks scafolds?
Frameworks estão aí para ajudar, se ele se encaixa em seu projeto ou não, depende dos seus requisitos. Se voce ver necessidade de ter mais controle sobre o projeto, não os utilize. Java também tem MUITOS frameworks, inclusive JSF está perdendo mercado por não conseguirmos ter controle de tudo.
Antes dos frameworks, o mais importante é saber os conceitos, a partir daí usar o framework é questão de adaptação. Exceto monstros como JSF, que exige uma especialização muito grande num mundo totalmente particular, fora do comum do desenvolvimento web normal.
Java e principalmente PHP são uma zona mesmo nesse quesito de número de frameworks.
A plataforma .NET é uma das que menos sofre com isso. Obviamente mudanças acontecem para acompanhar evolução de tecnologias mais novas, como acontece agora com ASP.NET 5 “vNext” para acompanhar Nodejs entre outras melhorias, mas o direcionamento é sempre em um sentido com ASP.NET.
Tudo vai depender do seu objetivo. Se for mercado de trabalho, estuda o que mais pede nas melhores vagas. No caso de Java em produção geralmente é bom estudar e pegar vagas de Spring MVC. No caso do PHP devido a uma verdadeira infinidade de opções, fica muito difícil ter uma direção em relação a mercado, só sei que a onda da vez é Laravel, pra quem faz algo do zero. No mais, pesquise.
Eu olhei de novo a data do post por conta dessa afirmação…
Pelo que me lembro, esse surto já é bem mais antigo. O que se vê mais popular atualmente são Frameworks Fullstack, que normalmente entregam “tudo” o que você precisa desde que você trabalhe dentro do padrão definido por eles, mas Framework mesmo, desde que me entendo por programador em meados de 2003 que já era coisa antiga.
No mais, é o que os colegas já falaram, faça tudo na mão até dominar o assunto, depois disso, use frmework pois ele vem pra facilitar sua vida. Como você mesmo disse, opções não faltam.
Não sei porque insistem em falar de algum que não tem conhecimento solido para afirma, o que você afirmou sobre o JSF é um absurdo, as coisas são totalmente ao contrário do que afirmou sobre JSF, o mercado está muito bom, prova maior são as ofertas de trabalho no site da Apinfo;
http://www.apinfo.com/apinfo/inc/list4.cfm
Dé uma olhada e filtra para a cidade de São Paulo para você ver o qual errado foi sua afirmação.
perdendo mercado != sem oferta de emprego.
até pra delphi tem oferta de emprego, a diferença é que hoje ela é bem menor que 10 ou 15 anos atrás e isso é o que acontecerá com jsf (assim como com qualquer outra tecnologia) daqui alguns anos.
Isso mesmo Julio_Murta, perdendo mercado é diferente de falta de ofertas de emprego. Há muitas e muitas empresas ainda que utilizam JSF e por isso há bastante demanda de profissionais, mas para quem acompanha o mercado das tecnologias vê que JSF está ficando fora de cogitação e sendo substituídos por frameworks action based, principalmente com o uso de AngulaJS
Entendi, tudo bem.
Estava lendo hoje sobre Spring, na verdade ele é um Framework por si próprio com suas designações próprias ou um tipo de tecnologia que gerencia outros Frameworks, desacoplando-os?
Acredito que não precisa ficar preocupado com esses detalhes, mas se você for um cara que queira investir em Linguagem Java, um FrameWorks completo seria o Spring Boot, outra coisa que gostaria de notificar é que todo desenvolvedor é importante saber mexer em Servlet, pois quando o FrameWorks não ajuda porque falta conhecimento para implementar aquela determinada coisa, as vezes o Servlet ajuda muito.
O Spring Framework possui diversos módulos, tais como Spring Core, Spring ORM ( Data ), Spring MVC, Spring AOP e é usado principalmente para injeção de dependências e inversão de controle. Ou seja, ele é fullstack e está anos a frente da JEE. Isso é aceitável e sempre caminhará assim, pois a especificação deve andar com passos curtos e muito seguros, e muitas das vezes a especificação é surgidas por causa desses projetos que andam na frente, assim como foi o JPA, onde o Hibernate foi uma grande base, e o JodaTime, como foi uma grande base para a nova api de Data do Java 8.
Spring Boot é um projeto facilitador pra trabalhar com tecnologias Spring, possui vários inicializadores e automatizadores, que fazem voce criar um projeto muito mais facilmente