Frameworks em alta

Pessoal, queria saber de vocês que já estão no mercado de trabalho quais são hoje os frameworks Java (de qualquer tipo) que estão em alta no mercado… e quais já estão ‘ultrapassados’.
Conheço e até tenho uma certa experiência com alguns, mas ainda estou na facul então não dá pra saber plenamente como anda o mercado. Queria direcionar melhor os meus estudos.

valeu desde já.

[quote=fsoad]Pessoal, queria saber de vocês que já estão no mercado de trabalho quais são hoje os frameworks Java (de qualquer tipo) que estão em alta no mercado… e quais já estão ‘ultrapassados’.
Conheço e até tenho uma certa experiência com alguns, mas ainda estou na facul então não dá pra saber plenamente como anda o mercado. Queria direcionar melhor os meus estudos.

valeu desde já.[/quote]
Cara, na minha opinião atualmente os mais utilizados são Struts, JSF e Hibernate! Mas entre Struts e JSF é um caso a parte, o JSF vem crescendo muito. acredito que ultrapassara o uso do Struts.
Fora isso, temos Spring, vRaptor que são bons também.

Isso se tratanto de web!

abs

Para java/Groovy há o Grails, que é um ótimo framework.
Mas no mundo além java há o também Rails que creio ser um dos mais utilizados e produtivos hoje em dia.

Vou te dar minha opinião, que pode ser diferente da maioria aqui.

Se quer direcionar seus estudos, não direcione a frameworks. Estude conceitos.

Estude recursão, ponteiros, estruturas de dados, algoritmos, paradigma oo, paradigma funcional, modelo relacional

É isso que pedem nas entrevistas? Não, geralmente não.

A verdade é que o mercado de Ti é cheio de consultorias que não sabem desenvolver software.
E cheio de desenvolvedores que não sabem desenvolver software.

Se focar seus estudos nos frameworks que estão em alta, pode até tornar seu curriculo compatível com mais vagas, mas ainda assim estará se diminuindo.

Já que está na faculdade, imagino que ainda seja estagiário ou júnior.
Nenhuma empresa em que valha a pena trabalhar, cobra experiência em framework nesse perfil. Cobra conceitos.

Se ver vaga de júnior/estagiário cobrando amplo cobrando amplo conhecimento em ferramentas específicas, é um ótimo aviso pra se afastar.

A boa notícia, é que sendo um bom programador (bom = dominando os conceitos que citei) você não ficará desempregado.

Tem muita programador meia boca por aí que não fica desempregado.
Sendo bom, a chance de não ter emprego tende a zero.

Mas para ser bom, tem que estudar a sério.
Foque seus estudos em duas atividades: ler e programar.
Leia blogs, livros e o código dos outros (cheio de projeto open-source aí pra isso)
E guarde um tempo do seu dia para programar sempre: crie programas de locadoras, web chats, controlaadores de hardwares, tudo que tiver criatividade.

Seguindo essa linha, te garanto, a falta de experiências em frameworks não te pesará em nada.

E você conseguirá disputar as vagas que realmente valem a pena.

Estude recursão, ponteiros, estruturas de dados, algoritmos, paradigma oo, paradigma funcional, modelo relacional

A verdade é que o mercado de Ti é cheio de consultorias que não sabem desenvolver software.

Se focar seus estudos nos frameworks que estão em alta, pode até tornar seu curriculo compatível com mais vagas, mas ainda assim estará se diminuindo.

Nenhuma empresa em que valha a pena trabalhar, cobra experiência em framework nesse perfil. Cobra conceitos.

Se ver vaga de júnior/estagiário cobrando amplo cobrando amplo conhecimento em ferramentas específicas, é um ótimo aviso pra se afastar.

A boa notícia, é que sendo um bom programador (bom = dominando os conceitos que citei) você não ficará desempregado.

Leia blogs, livros e o código dos outros (cheio de projeto open-source aí pra isso)
E guarde um tempo do seu dia para programar sempre: crie programas de locadoras, web chats, controlaadores de hardwares, tudo que tiver criatividade.

Seguindo essa linha, te garanto, a falta de experiências em frameworks não te pesará em nada.

[/quote]

Perfeito, AbelBueno!

Acrescento que é importante também estudar sobre metodologias ágeis de desenvolvimento de software que estão em alta no mercado. As empresas nem sempre pedem experiência, mas que tenha conhecimento no assunto.

Perfeita a sua colocação,

só completando…

Desenvolvendo essas aplicações que você se referiu é que se aprende a usar o framework
o aprendizado vem naturalmente.

Então procure sempre desenvolver alguma coisa e leia leia mto isso e outra coisa que você disse que eu tbm gosto de fazer
olhar código alheio e fica analizando, eu acho isso mto importante.

[/quote]

Você quer apenas aprimorar conceitos ou garantir vaga no mercado de trabalho?
Existe diferença nisso.
Concordo com o que o AbelBueno disse, porém, nem sempre dominar conceitos (teoria) garante que você vá se dar bem com frameworks (prática) e, sabemos, que o mercado exige mais prática que teoria.
O que vejo hoje é um bom mercado usando Struts 2, JSF 2 e suas implementações, Spring Framework e Hibernate.

Falaram de Spring mas nem citaram EJB pq?

Aqui na empresa onde trabalho, de 5 ou 6 projetos que participei, acho que 3 foram EJB

[quote=igor_ks]Falaram de Spring mas nem citaram EJB pq?

Aqui na empresa onde trabalho, de 5 ou 6 projetos que participei, acho que 3 foram EJB[/quote]
EJB não é framework, é uma especificação.
Assim como, falamos em Hibernate, mas não em JPA que é a especificação.

[quote]Já que está na faculdade, imagino que ainda seja estagiário ou júnior.
Nenhuma empresa em que valha a pena trabalhar, cobra experiência em framework nesse perfil. Cobra conceitos.[/quote]

Estou no segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema no SENAC aqui em Porto Alegre, e o que vejo das vagas disponíveis para estágios em Java, as empresas cobram sim experiência em frameworks.

Espero ter ajudado

T++